segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Penedo d'oiro em Codessoso

Penedo maior que uma habitação
Segundo a lenda, esta pedra que foi carregada nas margens do Rio Tâmega, destinava-se à construção de uma fortaleza e/ou castelo e era transportada pelos mouros numa “padiola” (espécie de maca) suportada em paus de madeira. Estes homens cansados, pousaram a carga para descansar e recuperar energias, ao retomar a caminhada os paus partiram e por ali ficaram.
Segundo os antepassados, sempre houve um grande mistério em redor deste penedo, o que motivou várias tentativas de abrir a rocha ao meio, com recurso inclusivamente a dinamite, pois pesava-se que no seu interior tinha oiro, mas continua intacto, tendo apenas ficado lascado numa das extremidades e ali permanece por tempos imemoriais.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sr.director o penedo ouro maior que uma habitaçao so se for maior que a habitaçao do senhor director que deve viver numa tenda de campismo.Retrate as coisas como elas sao e ja agora nao e penedo d.oiro mas sim penedo ouro.

Anónimo disse...

O Sr. Sócio atento é daqueles que gosta de corrigir os outros sem antes se certificar do que diz, procure no dicionário e vai ver que oiro é sinonimo de ouro, tal como toiro de touro, mas é até nem sou professor só que me custa que estes proclamadores e sabichões venham para aqui armandos em criticos destrutivos e com piadinhas ridiculas e falta de educação para com pessoas que estão a trabalhar para este blog, e que por vezes perdem algumas horas do seu precioso tempo a pesquisar lendas e histórias de codessoso aqui retratadas, e que são devidamente decumentadas, se foi escrito desta maneira era porque era assim que as pessoas o prenunciavam e escreviam, se foi comparado a uma habitação era porque foi assim que o compararam.
Mas depois há sempre um iluminado que só sabe criticar e vem ainda rebaixar o trabalho e a propria pessoa,esses analb... deviam era lêr mais é que a cultura não se compra....

Anónimo disse...

Sempre ouvi os mais velhos chamarem penedo ouro e nao oiro,em relaçao ao tamanho de uma casa referi uma tenda de campismo,e quem comparou a uma casa nao fui eu,gosto de repor a verdade dos factos como realmente eles sao,iluminado nao me julgo,talvez o sr gdc forever se julgue um supremo iluminado que nao gosta de aceitar criticas,pois deve de achar que e o dono da razao,e ja agora o sr nao pense que e a ler que vai ter mais cultura,relaxar um bocado talvez lhe fizesse bem,ou entao va ao alto de santo tirso e grite bem alto para aliviar o stress.

Anónimo disse...

Sr. sócio desatento não vou perder mais o meu tempo a responder a pessoas como o senhor, que já é reincidente em opinar sobre coisas que desconhece, e ainda denota falta de educação nas suas opiniões, mas como eu digo a educação e cultura não se compra. Continue a relaxar que já vi que esse é o seu método de aprendizagem e aplique os seus conhecimentos de como aliviar o stress em sí proprio ou nos seus...

Anónimo disse...

Ora ai esta a prepotençia daqueles que se acham sabichoes e os donos da verdade sr gdc forever ,talvez uma missas lhe façam bem.

Anónimo disse...

Por favor, se quiserem discutir ideias, tudo bem, agora falar de questões laterais, poupem-nos...

Falem do tema...