terça-feira, 11 de novembro de 2008

Notícias de Celorico de Basto

Concelho de Celorico de Basto assinala Dia dos Diabetes no dia 14 de Novembro
No âmbito do projecto “Câmara Amiga” através da Unidade Móvel de Saúde, a autarquia de Celorico de Basto vai assinalar no próximo dia 14 de Novembro o Dia Mundial dos Diabetes que terá inicio ás 14h30 no Largo da Biblioteca Municipal Marcelo Rebelo de Sousa
DIABETES atingem no concelho de Celorico de Basto cerca de 600 pessoas
No concelho celoricense, a Câmara Municipal e o Centro de Saúde estão a organizar a comemoração do dia da diabetes que se realiza no dia 14 de Novembro. A acção terá início às 14h30 junto à biblioteca e prosseguirá com algumas actividades pensadas especialmente para adaptar aos portadores da doença. A iniciativa pretende alertar a população para a importância da prevenção e informar os portadores da doença sobre o estilo de vida ideal de acordo com a especificidade de cada utente. Esta acção de sensibilização terá acompanhamento médico e de enfermagem. O vereador da acção social, Joaquim Mota e Silva refere o que levou a autarquia a assinalar este dia. “É importante informar a população sobre uma doença que atinge um elevado número de pessoas e que tende a aumentar”.
Em Celorico de Basto estão diagnosticados cerca de 600 diabéticos.
Refira-se que a diabetes é um problema orgânico que provoca o aumento da quantidade de açúcar no sangue por muita ou alguma falta de insulina, uma substância que ajuda a transportar o açúcar no sangue, para mais tarde ser usado como fonte de energia. Os sintomas são cansaço, perda de peso, sede, necessidade frequente de urinar e visão turva. Mas com o tempo, podem surgir problemas mais sérios nos olhos, podendo levar à cegueira, e ainda problemas nos nervos, coração, pés, artérias e veias. O número de pessoas com diabetes tem aumentado em todo o mundo. Estima-se que em Portugal existam cerca de 400 mil diabéticos.
Alguns especialistas dizem que em 2025 o número poderá andar perto de 700 mil.
In Noticias de Basto

Sem comentários: