terça-feira, 4 de novembro de 2008

Desfolhada - Codessoso

No passado dia 25 de Outubro realizou-se uma desfolhada, no Largo de Escola Primária de Codessoso. A iniciativa partiu do Grupo Desportivo de Codessoso, que procurou manter vivas as tradições do mundo rural, como forma de defender os usos e costumes locais.
Durante mais de duas horas um grupo de várias dezenas de pessoas de todas as idades, recriou uma desfolhada tradicional que, em tempos, reunia aldeias inteiras, onde as pessoas, no final de uma jornada de trabalho se juntavam num saudável convívio que muitas vezes, terminava com dançares e cantares.
As desfolhadas eram, tradicionalmente, momentos em que o trabalho era associado ao convívio e confraternização festivas e ao início dos namoros, onde eram por vezes permitidas certas ousadias, como abraçar ou beijar na face.
O processo era simples, as espigas eram recolhidas no campo, carregadas e depois colocadas no centro da eira, os trabalhadores posicionavam-se em circulo, sentados no chão outras vezes em pequenos bancos, onde desfolhavam as espigas para dentro de cestos de madeira, estrategicamente distribuídos no monte das espigas e o folhelho era atirado para fora da roda.
Este acontecimento decorria tradicionalmente à noite, sempre num ambiente de grande expectativa, de desfolhar uma espiga de milho vermelho ou milho-rei, pois era uso, quem o encontrasse se levantasse e desse um abraço aos convivas e a escolher um rapaz ou rapariga para dançar e dar um beijinho.
Antigamente havia em Codessoso outra tradição muito importante, onde os rapazes mais velhos se vestiam com um lençol pela cabeça e percorriam a freguesia de Codessoso de lés-a-lés e obrigavam os mais novos a recolher a casa, muitas vezes contra a sua vontade e com recurso à força, pois entendia-se que não tinham idade para andar sozinhos pela aldeia.
Chegados ao fim da desfolhada os organizadores serviam aos trabalhadores uma merenda, composta muitas vezes por aguardente (bagaço), pão, biscoitos e por vezes até se faziam magustos.
Mais uma iniciativa de grande êxito realizada pelo GDC, pois conseguiu reunir várias dezenas de pessoas, que animaram a desfolhada com as tradicionais cantigas e o pé de dança no final.
O Grupo Desportivo de Codessoso, agradece a presença e colaboração de todas as pessoas, especialmente:
Belmiro Peixoto – por ter colaborado com as espigas para a desfolhada
Vinhos – Quinta do Barreirinho – Codessoso
Tocadores – Sr. Moura e filho, Manuel Monteiro, Joaquim Mota

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabés ao GDC pela iniciativa.

Não deixem morrer as tradições da nossa terra...