sábado, 15 de novembro de 2008

Comente - recorte comunicação social

Liga perde mil adeptos por cada jogo de futebol
00h54m NUNO A. AMARAL
A tendência de quebra nas assistências é comum a quase todos os clubes, tendo o Benfica como excepção mais notória. A crise económica é a justificação mais plausível para a diminuição de cadeiras ocupadas nos estádios.
Cumpridas sete jornadas, é possível fazer um balanço parcial. E os números são claros. A média de espectadores em cada jogo da Liga desceu de 11448 em 2007/08 para 10478 em 2008/09, e 11 dos 14 clubes que transitaram da época passada para a actual baixaram a afluência aos respectivos estádios. Até ao final da primeira volta, tendo em conta que os três clássicos já foram realizados, a tendência é de descida - e se estes números se mantiverem no fim da época, será possível falar numa perda de 240 mil pessoas no total dos jogos da Liga.
O Benfica é a única equipa que tem atraído uma média de espectadores significativamente superior em relação à temporada anterior (53057 contra 37557), mas, mesmo no caso do clube da Luz, esse factor apoia-se no facto de as águias já terem jogado em casa com os rivais F. C. Porto e Sporting nas primeiras jornadas. Na única partida realizada em casa contra uma equipa que não luta para o título, neste caso a Naval, o Benfica teve 45714 adeptos nas bancadas, um número bem superior à média da época passada, tal como aconteceu nos embates da UEFA com o Nápoles (56516) e o Galatasaray (46767).
Dragões (35911 por jogo) e leões (29502) possuem registos parecidos com os do ano passado no campeonato, embora ambos tenham descido os números na Liga dos Campeões, destacando-se as fracas assistências registadas no F. C. Porto-Kiev (32209) e nos jogos do Sporting com o Basileia (22368) e Shakhtar (24282), mas sobretudo o recorde negativo em partidas entre as duas equipas em Alvalade, estabelecido no recente embate da Taça de Portugal (27800).
Paços de Ferreira, Trofense e Rio Ave são os outros clubes com médias mais altas do que as de 2007/08, só que os pacenses já receberam Benfica e Sporting, enquanto trofenses e vila-condenses competiram na época passada na Liga de Honra. O caso do Rio Ave é especial, pois já recebeu a visita de Benfica, F. C. Porto e Sporting, nas sete primeiras jornadas, e mesmo assim regista uma taxa de ocupação do estádio de apenas 42%. Para além dos três grandes, só Vitória de Guimarães e Braga registam médias superiores a 10000 adeptos por jogo, existindo três clubes com médias inferiores a 2000 pessoas (E. Amadora, Nacional e Naval).
Recorde-se que, na semana passada, os dirigentes dos emblemas da Liga se reuniram no Porto para debaterem o calendário da próxima época, tendo naturalmente discutido a situação actual e as soluções para combater a crise, que poderão passar pelo condicionamento do sorteio, para que, por exemplo, não se volte a verificar o caso de os três clássicos se disputarem nas cinco primeiras jornadas.
Na Liga de Honra, os números são um pouco diferentes, registando-se uma subida de quase cem espectadores por partida (1239 em 2008/09, contra 1141 em 2007/08). A participação do Boavista é o factor decisivo para este ligeiro aumento na média, pois apenas dois dos 16 clubes subiram as assistências e todos ficam longe do número de adeptos nos jogos já disputados no Bessa.
Em comparação com a época passada, na qual competiram na Liga principal, os axadrezados desceram a média, mas mesmo assim são os únicos da Honra com uma assistência superior a 3000 espectadores por partida. Na cauda da tabela está o Estoril, com uma média de 246 adeptos por jogo, seguido pela U. Leiria, que tem a mais baixa taxa de ocupação de um estádio nas competições profissionais (2,6%).
.
In Jornal de Nóticas - 15.11.2008

Sem comentários: