sábado, 5 de julho de 2008

Fórum - actualidades

Portugal foi o primeiro país a abolir as execuções judiciais para crimes comuns, em 1867. Mas as mortes decididas em Tribunal já tinham acabado antes dessa histórica decisão.
Datas das últimas execuções:
Portugal – 1849 Suécia – 1910 Malta – 1943 Finlândia – 1944 Itália – 1947 Polónia – 1988 Bulgária – 1989 Estónia – 1991 Lituánia – 1995 Letónia - 1996
Recentemente decorreu em Lisboa uma Conferência da União Europeia, subordinada ao tema “A Europa Contra a Pena de Morte”, como forma de sensibilizar os estados europeus a abolir as execução judiciais, com recurso à pena de morte.
Concorda com a restauração da pena de morte em Portugal e/ou prisão perpéctua, como forma de combater a criminalidade, como a pedofília e abuso sexual de crianças e jovens?

1 comentário:

Anónimo disse...

Não concordo com a restauração da pena de morte. Pois a execução de uma pena desta natureza, iria equivaler a uma medida anti-civilizacional, onde o estado estaria a comportar-se como um "assassino", pondo termo à vida dos cidadãos.
Sendo Portugal um dos países pioneiros da abolição desta pena sancionatória de repressão da criminalidade, tal medida seria um retrocesso e ignorância do bem mais importantes que temos que é o direito à vida.
Por outro lado, nos países que ainda aplicam esta pena, especialmente em alguns estados americanos, está comprovado que não teve nenhum reflexo no combate à criminalidade. Por vezes os meios de prova são falíveis, e acontece com frequência estarem "criminosos" há espera da execução da pena de morte, a surgem novos meios de prova que provacom a reabertura do processo e vem-se a saber que estão inocentes...