terça-feira, 1 de julho de 2008

Curiosidades

Lua de mel
A expressão lua-de-mel teve a sua origem nos casamentos por captura. Era assim: um homem apaixonava-se por uma mulher, capturava a amada e muitas vezes contra a sua vontade) e escondia durante um mês (de uma lua cheia até outra lua cheia) em algum lugar afastado. Durante esse período, eles bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse à sua corte. Daí a expressão “lua de mel”.
Buquês e seus significados
Os primeiros buquês de noivas incluíam não apenas flores, mas também ervas e temperos. Os mais populares, geralmente com cheiro mais forte, como os alhos, eram usados para espantar os maus espíritos. As flores tinham cada uma o seu significado: a hera representava a fidelidade; o lírio, a pureza; as rosas vermelhas, o amor; as violetas, a modéstia; as flores de laranjeira, a fertilidade e a alegria do casal.
Posição da noiva e do noivo
A razão da noiva ficar sempre do lado esquerdo do noivo tem a sua origem entre os anglo-saxões. O noivo, temendo um ataque dos dragões e outras ameaças, deixava sempre o braço direito livre para sacar a sua espada.
Aliança
O uso da aliança no casamento aparece na tradição cristã no século XI em que começou a colocar-se o anel no dedo da mão esquerda (chamado hoje o “anelar”), pois neste tempo acreditava-se que nesse dedo havia uma veia que ia direita ao coração. Esse costume ainda é hoje praticado nos casamentos islâmicos.
Vestido de noiva
O vestido branco no casamento, hoje adoptado em todo o mundo, veio da Inglaterra do casamento da Rainha Vitória, da sua união com o Príncipe Alberto. Foi a Rainha quem o pediu em casamento. Naquela época não era permitido fazer um pedido desses à Rainha. Então, a Rainha não teve outra alternativa, a não ser ela mesma a pedir o Príncipe em casamento.
Flores no caminho
Os antigos romanos tinham o costume de atirar flores à noiva durante o trajecto que ela percorria. Eles acreditavam que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido.
O arroz
Há mais de 2.000 anos antes de Cristo, o arroz já era tido na China como símbolo da fartura. O hábito de atirar arroz aos noivos, após a cerimónia nupcial, data de tempos antigos. A tradição teve origem na China, onde um Mandarim poderoso quis dar provas de vida farta, e fez que o casamento da sua filha se realizasse sob uma “chuva” de arroz.
O véu da noiva
O uso do véu da noiva era um costume da Antiga Grécia. Foi criado para proteger a noiva do mau olhado e também dos seus possíveis admiradores.
Bodas dos anos de casamento
1º Ano papel 2º Algodão 3º Couro 4º Linho 5º Madeira 6º Ferro 7º Cobre 8º Bronze 9º Cerâmica 10º Alumínio 11º Aço 12º Seda 13º fitas 14º Ano marfim 15º Cristal 20º Porcelana 25º Prata 30º Pérola 35º Coral 40º Rubi 45º Safira 50º Ouro 55º Esmeralda 60º Diamante 70º Brilhante 80º Carvalho

Sem comentários: