quarta-feira, 2 de julho de 2008

Recortes - comunicação social

3 milhões infelizes no amor
Em Portugal há cerca de três milhões de adultos infelizes com a vida sexual. Um resultado que coloca os portugueses no fundo da tabela mundial de satisfação sexual, de acordo com os dois últimos inquéritos multinacionais. Especialistas alertam paraconsequente perda de apetite sexual e depressão.
Em Fevereiro o estudo ‘Global Health Survey’ revelava que os portugueses são os que dizem fazer mais sexo. Realizado em vinte países, este trabalho envolveu respostas de vinte mil homens. No campo da satisfação sexual o estudo demonstrou uma realidade preocupante: Portugal surgiu no penúltimo lugar, ou seja, no 19º lugar. Pior só a Itália.
No anterior inquérito mundial, o Estudo Global sobre Sexo da Durex, realizado em 2005, os portugueses surgiam igualmente no fim da tabela na resposta à pergunta: 'Sou feliz na minha vida sexual?' Só 33% dos portugueses adultos, ou seja, cerca de três milhões, disse que sim. Com 57%, os belgas lideram a lista de 40 países. A média mundial é de 44%. Atrás de Portugal figuram a China (22%) e o Japão (24%).
A insatisfação sexual conduz à depressão, revela o estudo Sexualidade, Depressão e Ansiedade em Doentes Reumatológicos’, dirigido pela psicóloga Marta Andersen e pelo director clínico-adjunto do Instituto Português de Reumatologia, Luís Miranda. Com base nesse trabalho, que ficará concluído em Dezembro, LuísMiranda explicou ao CM que a 'auto-estima e satisfação sexual estão directamente relacionadas com diferentes níveis de depressão. As mulheres com níveis mais baixos de depressão têm níveis bastante mais elevados de satisfação sexual e de auto-estima'.
Para os sexólogos Sandra Vilarinho, da Universidade de Coimbra, e Pedro Nobre, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, premiados em Abril em Roma por um estudo de satisfação sexual, 'viver melhor a sexualidade está associado à existência de menos emoções negativas de culpa, tristeza ou fadiga.'
Ver mais
In: correio da manhã

Sem comentários: