sexta-feira, 11 de julho de 2008

Passeio paroquial - Codessoso

Tal como prometido, o “jornalocodessoso” não pôde deixar de estar presente em mais um evento da freguesia:
o 1º Convívio Paroquial, que se realizou no passado domingo, dia 6 de Julho.
O ponto de encontro era a Igreja, as pessoas começaram a chegar por volta das 7.45/8.00 horas, e por volta das 8.45 horas saímos em direcção à Mota, onde seria a partida, já com todos os passageiros das três freguesias, que ocuparam cerca de 10 autocarros.
A próxima paragem foi Balasar, onde chegamos por volta da 11.15 horas, ali começaram as pessoas a cumprimentar-se, dado que ainda só tinham visto as que iam nos seus autocarros. Balasar é uma terra bonita, um meio pequeno onde as pessoas são muito simples e simpáticas. Claro que, o centro de todas as atenções são; a casa onde viveu a Beata Alexandrina, o seu sepulcro e claro está, a Igreja, que também é muito linda.
As pessoas juntaram-se perto da Igreja, à espera do início da Eucaristia que estava marcada para as 12.00 horas, que seria presidida pelo Sr. Padre Francisco Medeiros. A celebração da missa atrasou um pouco, devido à celebração das comunhões que tiveram tido início às 10.00 horas, e que atrasaram algum tempo.
Como já era de prever, a Igreja encheu por completo, é que para além dos muitos que éramos a participar neste convívio, também todos os Domingos esta Igreja tem imensos peregrinos que vêm de todos os cantinhos do nosso belo Portugal, pela devoção à Beata Alexandrina, e para assistir à Eucaristia. A missa foi muito bonita, o grupo coral era composto por um conjunto de jovens da terra, que foram simplesmente fantásticos e correu tudo muito bem.
Também o Sr. Padre Granja, pároco de Balasar, pessoa muito acessível e simpática, intreviu na celebração e comoveu muita gente, com as suas palavras dirigidas ao Sr. Padre Francisco e a maneira como o elogiou.
Terminada a celebração, as pessoas dirigiram-se para os autocarros, e seguiram para junto do campo de futebol a cerca de 800 metros de distância, para saborear/partilhar o farnel, onde aproveitaram para confraternizar.
A paragem durou cerca de duas horas, onde toda a gente dançou e contou, com um menino de 11 anos, da freguesia de Fervença, à concertina acompanhado por outras pessoas com outros instrumentos, é de louvar este menino, porque conseguiu animar toda a gente.
Por volta das 15.15 horas, partiram novamente em direcção à Igreja onde se iria realizar a adoração ao Santíssimo, que estava marcada para as 16.00 horas. Enquanto se esperava que a hora chegasse, muitos aproveitaram para visitar a Casa da Beata Alexandrina e também para adquirirem algumas recordações.
À hora marcada deu-se início a esta pequena celebração que foi muito bonita, onde o Sr. Padre Granja tomou a palavra e falou a todos os visitantes, em breves palavras explicou toda a vida da Beata Alexandrina.
Logo que terminou a Adoração ao Santíssimo, começaram as despedidas a Balasar, rumar direcção aos autocarros, para dali seguirem com destino à Penha, Guimarães, onde se lanchou e se aproveitou para conviver mais um bocado. Aí, jogou-se à malha e ao pião, cantou-se, dançou-se, e algumas pessoas aproveitaram para andar no comboio turístico.
Por ali ficaram durante cerca de uma hora e meia, por volta das 20.30 horas, iniciou-se o regresso em direcção às respectivas freguesias.
O convívio foi muito bom, correu tudo muito bem, felicitações ao Sr. Padre Francisco pela iniciativa, e esperamos num futuro próximo repetir o convívio.

Sem comentários: