quinta-feira, 31 de julho de 2008

A politica que temos

Deputados deram mais de 1500 faltas
Os 230 deputados da Assembleia da República deram mais de 1500 faltas nas 109 reuniões plenárias da terceira sessão legislativa, das quais só 10 foram injustificadas. Manuel Alegre, PS, e Carlos Gonçalves, PSD, são os recordistas, com 39 faltas.
Todas as faltas do ex-candidato presidencial socialista foram justificadas, a maioria por doença. O social-democrata Carlos Gonçalves, eleito pelo círculo da emigração, deu duas faltas injustificadas e 37 justificadas, todas elas com o mesmo motivo: trabalho político.
Os deputados do PSD foram os mais faltosos, com 675 faltas, uma média de nove faltas por deputado e de seis faltas por sessão. Logo a seguir, a bancada socialista registou 593 faltas, uma média de cinco por deputado e por sessão.
Seis deputados foram obrigados a descontar parte do ordenado masnenhum perdeu o mandato - o que acontece com mais do que quatro faltas injustificadas. Entre os que perderam parte do ordenado destaca-se o ex-líder parlamentar do PSD Luís Marques Guedes, que teve três faltas injustificadas.
Trabalho político e doença foram os principais motivos invocados para justificar faltas, 959 e 334 respectivamente.
Houve vinte e três deputados nunca faltaram nos dez meses da sessão legislativa: 15 são do PS, quatro do PSD, dois do CDS-PP, um do PCP e outro do PEV.
In JN

Sem comentários: