quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Voz do povo

Todos os que circulam na via rápida, que faz a ligação entre os concelhos de Amarante e Celorico de Basto, já se aperceberam que as entidades com responsabilidade pela manutenção desta via, procederam à repavimentação ou substituição do asfalto. Quanto ao trabalho nada a assinalar, uma vez que o melhoramento da via, facilita as condições de circulação rodoviária. O que acontece é que, já passou algum tempo, mas as marcações no piso continuam por fazer.
Para combater o aumento da sinistralidade muito se tem feito, nomeadamente, campanhas de sensibilização nos meios de comunicação social, nas sucessivas alterações ao Código da Estrada, no aumento das penalizações para os infractores. Contudo, uma das causas da sinistralidade é sem dúvida a deficiente sinalização nas estradas do país.
Neste caso, o traçado desta via por si só, já é propício aos acidentes por ter descidas com declive acentuado e muitas cursas perigosas e denunciadas, o que gera condições necessárias e adequadas aos acidentes.
A sinalização no piso é muito importante, porque permite delimitar as faixas de rodagem, linhas contínuas e descontínuas, linhas de berma, facilitando a circulação rodoviária, pois evita manobras perigosas, como a ultrapassagem em zonas de maior risco de sinistros.
O “codessoso on-line”, aproveita esta oportunidade para alertar publicamente e sensibilizar as entidades competentes, para fazerem as marcações do piso da via rápida, pois assim, poderemos contribuir para a prevenção de acidentes de viação, evitando o aumento dos números negros que a todos nos preocupa, especialmente, na época das férias.
. AM

Sem comentários: