quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Adivinhas populares

1ª No pau eu vivo deitada, Não desço nem p´ra comer; Andando, fico cansada, Durmo até morrer… O que é? 2ª Unidas em grande número Trabalhamos com ardor. Para tanto percorremos Todos os prados em redor; Quando temos a casa cheia Vêm-nos roubar o melhor. Quem são? 3ª Viajamos sempre juntos, Carregar é a nossa missão A carga que eu transporto Iguala a de meu irmão. O que será? 4ª Pelo muito bem que faço Não posso ser dispensada. Se persisto, aborreço. Se falto, sou desejada. O que é? 5ª Qual é a coisa, qual é ela, Que se pode perder, Mas que se pode reencontrar Sem nunca sair do lugar? 6ª Temos a forma de oito E nas pontas dois bracinhos, Somos usados pelos novos E ainda mais pelos velhinhos O que é? 7ª Somos sete e todas nós Boa harmonia formamos; Os nossos nomes dependem Do lugar que ocupamos. Quem somos? 8ª Veja lá a minha adivinha. É varinha de condão Que ao tocar numa caixinha Faz luz na escuridão. 9ª Tenho camisa e casaco Sem remendo e buraco Estoiro como um foguete Se alguém no lume me mete. 10ª Não tem pernas mesmo assim Não há maior andarilho Não tem braços mas onde mexe Deixa tudo num sarilho

Sem comentários: