terça-feira, 16 de setembro de 2008

Recorte

Alimentos podem proteger Homens do Cancro da Próstata
Filipe Henriques
"Uma alimentação equilibrada é um factor importante no combate ao cancro e a ingestão de alguns alimentos podem efectivamente evitar que o nosso organismo produza células cancerígenas", afirma Francisco Rolo, presidente da Associação Portuguesa de Urologia.
Neste âmbito têm sido realizados vários estudos junto de doentes oncológicos utilizando algumas substâncias como o Selénio, Licopeno, Isoflavonas, Vitamina E e as catequinas do chá verde. Os resultados têm sido surpreendentes. Em todos os doentes registou-se uma redução significativa do cancro da Próstata.Estas substâncias estão presentes em alimentos tão simples como o tomate, o chá verde, a melancia, a soja, legumes, cereais. Estes alimentos, para além do forte poder anticancerígeno, permitem a regeneração das células através do seu efeito antioxidante, prevenindo para outras eventuais doenças.
O Licopeno
Este é um dos mais poderosos antioxidantes que se conhecem e está presente em alimentos como o tomate e a melancia. Tem uma capacidade de proteger as nossas células dos radicais livres, evitando a sua degeneração.
O Selénio
É um mineral que protege o organismo de lesões celulares e está presente nos vegetais, carne, alho e cebola.
A Vitamina E
Substância que, tal como o Selénio, tem uma forte capacidade de protecção celular e está presente essencialmente na soja e nos legumes.
As catequinas
Presentes no chá verde, a acção destes antioxidantes, reconhecida pela comunidade científica, pode ajudar a proteger as células e os órgãos vitais do efeito nocivo dos radicais livres. Por outro lado, podem ajudar a reduzir, de forma natural, alguns factores de risco associados ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro, como por exemplo o Cancro da Próstata.
In Médicos de Portugal

Sem comentários: