domingo, 28 de setembro de 2008

Sinais dos tempos

Com os dias que passam a criminalidade em Portugal, vai disparando para números preocupantes. Há quem pense que este fenómeno está associado ao que se passa um pouco pela Europa fora, e que não pode ser combatido isoladamente, exige um esforço de cooperação entre os vários órgãos de polícia criminal entre os países europeus.
O mais preocupante é a criminalidade cada vez mais violenta e sofisticada, o que exige uma intervenção adequada, que passa pelo reforço de meios para quem trabalha com a investigação. O sistema de segurança bancário que é bastante revolucionário não tem sido poupado e os assaltos, sucedem-se a caixas de multibanco e supermercados de grandes superfícies, bombas de gasolina, etc.
É legitimo perguntar que medidas estão a ser tomadas pelo Governo para combater esta criminalidade, duas medidas foram anunciadas, desde logo a alteração da Lei das Armas, e a instalação de câmaras de vigilância ligadas a sistemas de segurança em algumas bombas de gasolina.
O que parece é que estas medidas são ineficazes e insuficientes e a crise social e a segurança dos cidadãos deveria merecer toda a atenção do Governo. Muito se tem falado em colocar agentes das polícias fora das secretarias, pois a insegurança não é nas esquadras, mas na rua onde o cidadão precisa de protecção.
Esta situação vai gerar mais despesas, como o pagamento do subsídio de patrulha e de turno, e o Estado tem capacidade financeira para suportar o aumento das despesas ou vai cortar nas regalias/subsídio?
Seja como for é necessário fazer mais alguma coisa para devolver ao cidadão o sentimento de segurança…

Sem comentários: