quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Acidente de trabalho vitima um operário 2008-08-30 CARLOS RUI ABREU
O desabamento da placa do tecto de uma casa provocou a morte a um trabalhador que procedia a arranjos no exterior de uma casa, em Arnóia, Celorico. Ainda recentemente um operário morreu em Fafe em idênticas circunstâncias.
Um homem de 35 anos faleceu esta sexta-feira ao início da tarde, em Celorico de Basto, vítima de um acidente de trabalho. O trabalhador estava a proceder a obras de reboco numa habitação do lugar da Cruz de Baixo, freguesia de Arnóia, quando a placa do tecto desabou.
"O trabalhador terá tirado a escora que suportava o tecto de forma indevida e nesse momento a placa desabou sobre ele", explicou ao JN Marinho Gomes, comandante dos Bombeiros Voluntários Celoricenses. Segundo o comandante apurou junto de testemunhas, o trabalhador foi atingido de forma violenta e abrupta por uma placa que continha cerca de 100 telhas.
Accionados de imediato, os bombeiros locais tentaram a reanimação e ainda transportaram a vítima para o Centro de Saúde celoricense que dista cerca de um quilómetro do local do acidente, mas o óbito acabou por se confirmar minutos depois. "A vítima estava sem capacete e a cabeça ficou bastante esfacelada o que levou a grande perda de sangue que se revelaria fatal", contou Marinho Gomes.
A acção dos bombeiros foi rápida, em poucos minutos chegaram ao local, e não houve, segundo Marinho Gomes, necessidade accionar os meios do INEM. "Normalmente a VMER (viatura médica de emergência e reanimação) é accionada através do Centro de Saúde onde as vítimas costumam ser estabilizadas antes de serem transferidas para unidades hospitalares", esclareceu.
Este homem de 35 anos trabalhava há pouco tempo para uma pequena empresa de construção civil de Celorico de Basto e, segundo publicou no seu sítio na internet o jornal Notícias de Basto, é natural do lugar da Várzea Seca, na freguesia de Britelo e deixa mulher e três filhos ainda muito jovens.
De salientar também que no curto espaço de um mês este é o segundo acidente de trabalho fatal em Celorico de Basto. A 6 de Agosto um electricista natural de Fafe faleceu na Vila de Gandarela após ter caído do balde de uma grua quando efectuava trabalhos num edifício em construção no centro daquela vila.
.
In Jornal de Notícias

Sem comentários: