quinta-feira, 18 de setembro de 2008

1ª feira do livro - Celorico de Basto

Bibloteca de Celorico destacada na Lusa pela 1ª Feira do Livro que se realiza de 20 a 29 de Setembro Escrito por Henrique Gomes (H.G) 16-Set-2008
A Biblioteca Municipal de Celorico de Basto, que tem como patrono Marcelo Rebelo de Sousa, dispõe de mais de 120 mil livros e tem seis mil inscritos, quase um terço dos residentes no concelho, em que que a maioria dos inscritos e frequentadores são jovens atraídos, quer pela riqueza do fundo bibliográfico disponibilizado à biblioteca pelo professor, quer pelo espaço Internet e de leitura de jornais diários e revistasA estrutura acolhe, de 20 a 29 de Setembro, a primeira Feira do Livro do concelho, evento que conta com a participação de Marcelo Rebelo de Sousa e dos escritores Alice Vieira e Inês Pedrosa - na abertura, e Lídia Jorge e Rodrigo Guedes de Carvalho, no encerramento.
O título de destaque da Agência Lusa, "Marcelo "fornece" Biblioteca de Celorico de Basto já com seis mil inscritos" evidencia o trabalho realizado pela autarquia. Em entrevista exclusiva à Lusa, Joaquim Mota e Silva anunciou que Marcelo Rebelo de Sousa - ex-presidente da Assembleia Municipal durante três mandatos - participa na organização do evento. O autarca adiantou que foi "pela sua mão" que se conseguiu a presença do grupo editorial Leya, um dos maiores e mais diversificados do panorama editorial português. "Montámos um espaço de 500 metros quadrados para as editoras e para a realização de debates e acções para o público, em especial para os jovens das escolas", salientou Mota e Silva. O responsável autárquico frisou que Marcelo Rebelo de Sousa é o consultor, não remunerado, e "a alma da biblioteca", que ostenta o seu nome. "É de um desvelo impressionante... Manda-nos livros mensalmente, às vezes até semanalmente", disse.
O conhecido professor universitário e comentador político, frisa o autarca, chega a adquirir obras ou documentos históricos "de grande importância" do seu próprio bolso, recebendo, também, ofertas literárias e espólios valiosos de amigos que doa à biblioteca. "Por este ritmo atingiremos, em breve, os 150 mil volumes, o que fará da Biblioteca Municipal de Celorico uma das maiores em Portugal, fora das capitais de distrito", sustentou. A biblioteca foi inaugurada em 2003, num edifício recuperado pela câmara no centro da vila, tendo recebido como doação inicial de Marcelo rebelo de Sousa 30 mil livros.
Actualizado em ( 16-Set-2008 )
.
Fonte: Notícias de Basto

Sem comentários: