quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Comunicado - GDC

COMUNICADO
A Direcção do GDC aproveita esta oportunidade para felicitar a Arcar Força Team, pela recente vitória na Liga Super Viva 2008 de Celorico de Basto, apesar de reconhecer que esta equipa beneficiou de um conjunto de circunstâncias que facilitaram muito o desfecho final da competição. .
Inicialmente, pensou-se que a Liga de Futsal de 2007 fosse um ano de aprendizagem, para A.F.C.B., Dirigentes Desportivos, Jogadores e Árbitros, mas infelizmente este ano foi mais do mesmo, continuou-se a assistir a situações no mínimo caricatas, sempre em prejuízo do Codessoso, conforme podemos descrever algumas das situações:
Primeira fase
O jogo entre a Arcar v/s GDC-A da primeira fase, foi adiado três vezes por motivos do mau tempo. O que é curioso é que os Dirigentes da Liga, não se lembraram de transferir o jogo para o Gimnodesportivo da Escola EB2, 3/S de Celorico de Basto.
Esta situação prejudicou muito o nosso clube, porque os jogos de acerto de calendário, foram disputados numa fase posterior da competição e sobrecarregaram fisicamente os jogadores da equipa.
Será que os sucessivos adiamentos se deveram ao facto da Arcar, não ter jogadores para formar a sua equipa?
Nos jogos, a equipa de arbitragem nunca se apresentou em campo à hora do encontro, iniciaram os jogos sempre com pelo menos 15 mts de atraso, sem motivo justificado, e nunca se prestaram a dar qualquer explicação aos jogadores e/ou Dirigentes que os aguardavam em campo. Inclusivamente, houve um jogo disputado fora, que os nossos jogadores chegaram a Codessoso, cerca da 1.30 hora da noite, motivado em parte pelo atraso dos árbitros, esta situação foi várias vezes objecto de denúncia na ficha de jogo.
Estes factos são susceptíveis de integrar infracção disciplinar nos termos do art.º 106º do Regulamento Disciplinar.
Alguém tem conhecimento de punição a algum árbitro?
A AFCB alguma vez tomou uma posição pública sobre esta matéria?
O futsal não é um jogo de contacto, mas os árbitros permitiram tudo e mais alguma coisa, sempre em prejuízo do nosso clube, como foi o caso do jogo da 1ª mão dos quartos de final GDC-A v/s Canedo, onde se assistiu a algumas entradas duras, que provocaram mazelas em alguns dos nossos jogadores que os impediram de jogar na 2ª mão em Canedo, como foi o caso do jogador Miguel Pires que não pôde dar o seu contributo.
Os árbitros revelaram sempre falta de autoridade para apitar os jogos que o GDC –A jogava fora, pois quando sujeitos a pressão e intimidação prejudicavam a nossa equipa, ao contrário do que acontecia nos jogos que fazíamos no Polidesportivo de Fiães, que lesavam a equipa da casa.
Por vezes assistiu-se a situações de falta de organização em alguns recintos desportivos, onde não havia água quente para os jogadores tomar banho, não tinham bancos para os jogadores suplentes, o interior dos balneários estavam sujos sem o mínimo de higiene.
Play-offs - meia-final
Sexta 5 - 1ª Mão – Arcar v/s GDC – A Gimnodesportivo da Arnóia – 21.00 horas
Por motivos de mau tempo, a Liga transferiu o jogo para o Gimnodesportivo da Escola Eb2,3/S de Celorico de Basto, alterando a hora do encontro para os 22.00 h, sem ter previamente consultado e/ou contactado com os clubes.
Apesar disso, à hora do jogo o GDC-A apresentou-se em campo, aguardando cerca de 20 minutos pela chegada da equipa da Arcar. O atraso não foi objecto de censura, tudo se passou como se nada fosse!
Será que foi por causa da apresentação do Fermil e pelo facto de haver jogadores dessa equipa a jogar pela Arcar?
Mesmo assim, os jogadores entraram a conta-gotas no jogo, tendo os árbitros de estar sucessivamente a identificar os jogadores que iam chegando. Depois, quando a Arcar se adiantou no marcador o seu guarda-redes passou o tempo a fazer anti-jogo para passar tempo, a lamentar-se com “queixas de falta de ar”, “que o campo tinha cola” com a total conivência da equipa de arbitragem, que nunca o advertiu e/ou admoestou.
Domingo 7 - 2ª mão – GDC-A v/s Arcar Gimnodesportivo da Codessoso – 21.00 horas
Na sexta-feira, a Liga afixou cartazes nos cafés da Vila e Codessoso, a anunciar o jogo no Gimnodesportivo de Fiães às 21.00 horas. Acontece que, a Liga reuniu de emergência no sábado à noite e sem motivo aparente resolveu de forma arbitrária alterar o jogo para o Gimnodesportivo da Escola Eb2,3/S de Celorico de Basto pelas 20.00 horas, comunicando a alteração ao Codessoso, no dia do jogo cerca das 10.horas da manhã.
Os Dirigentes do GDC, nunca entenderam a causa da súbita alteração do local e hora do jogo, pois estava bom tempo, e havia todas as condições para que o jogo fosse disputado em Codessoso, como a Liga previamente tinha anunciado.
Esta situação, constitui uma grave violação do Regulamento da Liga, pois nem sequer se trata de um caso omisso, pois a ser verdade tinha que ser interpretado e integrado dentro do espírito da competição, isto é, dentro dos princípios desportivos de lealdade, probidade, verdade e rectidão, Art. 4º do Regulamento Disciplinar.
O povo da freguesia acompanha sempre a equipa, e os jogos do Codessoso são previamente divulgados pelo clube, através da afixação de cartazes nos cafés. Acontece que, as pessoas da freguesia não tinham conhecimento da alteração de última hora do local e hora do jogo, e deslocaram-se por engano ao Gimnodesportivo de Fiães, outras ainda foram a Celorico de Basto, na convicção que o jogo fosse às 21.00h, mas foram surpreendidas com a antecipação do jogo para as 20.00h. O mais surpreendente, para não dizer caricato, foi o facto das pessoas de Codessoso, terem sido impedidas de entrar no Gimnodesportivo da Escola Eb2,3/S de Celorico de Basto, na parte superior das bancadas, pois recusaram abrir as portas de entrada.
Situação que não lembra a ninguém!
Nesse mesmo dia os Dirigentes do GDC pediram à Liga uma audiência, a qual apenas foi concedida com muito esforço às 19.30 horas, tendo o clube feito deslocar dois elementos ao referido organismo, que depois de 2.30 horas de espera, apareceram dois elementos que afirmaram que não os podiam atender por estarem ocupados, e só podiam ser recebidos, por volta das 24.00 horas.
É com estas atitudes que a Liga quer exteriorizar credibilidade?
Final
O cartaz do jogo da final entre o Molares v/s Arcar, foi afixado pelos elementos da Liga nos cafés do centro da Vila e Codessoso na segunda-feira, quando a Comissão Disciplinar reúne na terça-feira a partir das 19.00 horas, sem terem previamente apreciado os incidentes do jogo da outra meia-final entre o Molares v/s Unidos de Britelo.
Imaginem se as duas equipas eram impedidas de disputar a final em consequência da gravidade dos incidentes?
Como é possível a Liga criar um prémio de “jogador revelação”, quando não está previsto no Regulamento de Competição?
Para quando a realização da Taça da Liga, prevista na al. b) do art.º 1 do Regulamento da Liga?
De referir que,
Somos a única Associação que participou na Liga com duas equipas, mas fê-lo como forma de promover o desenvolvimento da prática do desporto na freguesia de Codessoso, foi esta a aposta que motivou os actuais Corpos Gerentes a fazer este grande investimento, mas perante este cenário, questionam-se se valeu a pena toda esta dedicação, quando não há tratamento igual para todas as equipas.
O GDC-A, apresentou-se esta época desportiva mais forte e chegou às mais finais da competição, e incomodou muitas pessoas, pois parece que a “estratégica” é ganhar sempre os mesmos, ficando bem evidente a falta de isenção e imparcialidade dos Dirigentes da Liga.
Agora que acabou a competição, é fácil argumentar que o GDC, tem mau perder, falta de desportivismo e fair-play, mas não é verdade, porque os seus Dirigentes, fizeram uma exposição à Liga, a meio da época desportiva de 2007, onde denunciaram um série de situações que consideraram muito graves, mas continuou tudo na mesma.
É bom referir que, o GDC não é um grupo de amigos que se juntaram ao final da tarde e decidiram participar na Liga de futsal, é uma colectividade com 28 anos de existência, com um vasto historial na participação de torneios e outros eventos, alguns dos quais disputados no concelho de Amarante, pelo que se exige isenção e respeito.
A Direcção do GDC, sempre esteve empenhada em colaborar com a A.F.C.B., para que a competição decorresse num ambiente de correcção, fair-play, desportivismo e no estrito cumprimento dos Regulamentos de Liga e Disciplinar, mas o exemplo tem de vir de cima.
O presente comunicado, vem na sequência de vários protestos de descontentamento manifestadas por Directores Técnicos, jogadores e pessoas da freguesia de Codessoso que se viram enxovalhados e espoliados, com todos estes incidentes, que lesaram muito o clube.
Face a estas circunstâncias, a Direcção do Grupo Desportivo de Codessoso, vai ponderar seriamente a sua participação na Liga de Futsal de 2009.
O Presidente da Direcção,

6 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com todo o conteúdo deste comunicado. A Direcção tem o dever de reagir quando o clube é prejudicado e as pessoas de freguesia mal tratadas...

Anónimo disse...

Porque será que o Codessoso não jogou sob protesto, no jogo da segunda mão dos quartos de final com a Arcar?

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentário e denota que o GDC está atento e ainda digo mais:

- Ficaram 20 equipas atrás do GDC-A
pagamos 720 euros + multas e inscrições de atletas o que dá cerca de 1.000 Euros, não chegara para dar um troféu a condizer com a classificação.

- Prémio revelação, qual foi o critério onde estiveram os observadores, só na Vila e o resto é paisagem?

- O GDC teve 2 equipas na liga, participaram em 34 jogos, nunca ninguém esperou por nós nos jogos fora, e nunca fizemos esperar ninguém nos jogos em casa, nunca tivemos problemas relacionados com violência entre atletas, adeptos ou arbitros ou quem quer que fosse.

- Então a boa organização não se premeia? mais que uma vez arbitros e dirigentes da liga em conversa concordaram que o GDC era exemplo a seguir, e agradeceram? com multas por motivos futeis onde os senhores que correm nas linhas eram os primeiros a dar o mau exemplo.

- Os dirigentes do GDC tinham que abrir os balneários uma hora antes e preecher a ficha dos atletas meia hora antes que é o que está no regulamento, para esses senhores chegarem para lá da hora?
por exemplo: se o jogo fosse ás 22 horas, normalmente acabava por volta das 23:45, e não foram poucos os jogos que tinha que se esperar ate á uma da manhã para fechar a porta dos balneários, agora contem das 20 horas até á 01:00 da manhã, são 5 horas e isto constantemente aqui não há assalariados e é tudo por carolice mas á gente a ganhar o seu ganha pão com esta liga e ainda quer brincar com homens e mulheres dignas desta terra?

-No jogo em casa do Ares de montelongo no Rêgo, que estava marcado para um domingo ás 21:30 no dia da meia final feminina, os arbitros chegaram ao recinto ás 22:15 e não porque foram vitimas de algum precalço mas sim porque tinham vindo de Gandarela da meia final feminina e o jogo teve prolongamento e penaltis e como eram os mesmos senhores e claro queriam esfolar mais uns euros tivemos que esperar e o jogo acabou para lá da 01:00 da manhã e depois ainda com a seca do sr. arbitro que tardava em dar as fichas de jogo e com a viagem de regresso a Codessoso, onde se chegou ás 02:00 da manhã.
È que á gente nesta terra que tem que trabalhar e o dia começa ás 08h00 da manhã, hora esses senhores dormem atá ao meio dia e ganham algum á nossa custa.

- O gdc que se vire para Amarante concelho onde pode aprender alguma coisa, em Celorico? não se aprende só se desaprende....

Anónimo disse...

Responsáveis do GDC a Liga de Futsal Super"....." (preencher o que falta para o ano), é uma competição limitada, dispendiosa e com falta de organização e o pior é que é tendenciosa e impede que o GDC participe em outros torneios que trariam mais troféus e outro tipo de experiências, agora estar agarado a esta liga que oferece prémios pela cara das pessoas e pela sua origem familiar, isso é grave e já não se usa em pleno seculo XXI.
Se criaram o premio revelação porque não criaram também o prémio organização ou outro tipo de prémio para incentivar quem é responsável pelos Clubes que todas as semanas trabalha por carolice e amor á sua terra e em prol das suas equipas e muitas vezes deixando descurada a sua familia e amigos, e onde está o reconhecimento? cuidado liga estes homens é que estão a segurar nisto sem eles nada feito, e vocês em vez de incentivar ainda os desprezam...

Anónimo disse...

Esta é a verdad q custa a Associação de Futsal de Celorico, e tou em condições d informar q o GDC A n jogou a meia final sob protesto pq a Associação exigiu o pagamento d 100€ p efectuar o protesto, dinheiro esse q n possuia nakele e q so seria devolvido s fosse dada razao ao protesto. E assim ganhavam + 100€, e esta direcção n pod andar a manter "pançudos". Um abraço

Anónimo disse...

Meus senhores os jogos ganham-se dentro do campo,nao na secretaria,joguem mais e reclamem menos,em relaçao aos pançudos cuidado com alguns elementos dos corpos gerentes do gdc,so estao no clube para comer e beber.