sábado, 31 de janeiro de 2009

Notícias de Celorico de Basto

O concurso de Cantares das Janeiras de Celorico de Basto que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo de Celorico de Basto, no dia de ontem, 25 de Janeiro, reuniu cerca de 2 mil pessoas.
A Câmara Municipal Celorico de Basto promoveu pelo 9º ano consecutivo o concurso “Vamos Cantar as Janeiras”. Uma iniciativa que envolveu milhares de pessoas e tem com o objectivo dar continuidade a uma tradição muito popular no município. Foram 23 grupos que subiram ao palco e actuaram para cerca de 2 mil pessoas, com músicas e letras alusivas às tradições da sua freguesia referenciando o trabalho, a religião, ou sátiras o que enriqueceu o espectáculo e o tornou veículo promotor da cultura popular.
Os grupos concorrentes ostentavam trajes pouco utilizados actualmente, mas que em tempos eram muito usados para proteger as pessoas do frio, tais como mantos de trapos, sacos de serapilheira, croças de palha, entre outras relíquias. Os adereços e as iguarias típicas da região completavam toda a recriação. Lanternas, cestos recheados com nozes, figos secos, chouriço, cebolas, presunto, broa, entre outros, tornaram o espectáculo numa simulação tão perfeita, que por alguns momentos as centenas de pessoas lá presentes reviveram o passado.
O vereador da Cultura, Joaquim Mota e Silva, interveio no inicio do espectáculo salientando que é uma iniciativa para continuar. “A nossa identidade vem dos usos e costumes do nosso povo e a autarquia organiza este evento para envolver a população na recolha de informação e trajes, incentivar a recriação das tradições e costumes, estimular a defesa do património cultural, etnográfico e musical existente no nosso concelho”.
*
in noticias de basto

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Nota à Comunicação Social

MMS - Novo Partido Político lança blogue para o Distrito de Aveiro
*
*
visite e deixe o seu comentário, preocupação, reclamação ou pensamento que queira partilhar connosco.
*
Participe na mudança
* Vânia Moreira
MMS: Civismo, Justiça e Prosperidade
Rua João de Deus, 141, 1º andar, sala 6
3700 - 152 São João da Madeira
*
Tef. 256 388 395
*

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Personalidades de Portugal e do Mundo

D. MARIA I(1734-1816)
Primeira rainha reinante de Portugal, filha do rei D. José I e de Dona Mariana Vitória de Bourbon, de seu nome completo Maria da Glória Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana, foi a mais velha de quatro irmãs. Muito religiosa e pouco atractiva, teve uma infância despreocupada dado a mãe ser uma espanhola amante do ar livre, de música e de conviver. Maria Francisca casou com o tio D. Pedro e tiveram vários filhos tendo apenas sobrevivido D. José, D. João (mais tarde rei, com o título de D. João VI) e D. Mariana. O seu reinado, depois de vinte anos com o pai no trono e com a pesada influência do Marquês de Pombal, não foi fácil.
A nova rainha deu ordem para que se soltassem todos os presos políticos (mais de oitocentos) e com uma personalidade fraca e piedosa não teve uma acção governativa marcante. Porém, o seu reinado viu realizarem-se obras de vulto como a Academia das Ciências, a Real Academia da Marinha, a Real Biblioteca Pública de Lisboa (mais tarde Biblioteca Nacional, quando mudou para Entre Campos), entre outras. A rainha, muito ligada aos problemas dos mais desprotegidos, reabriu as audiências populares, interrompidas no tempo do pai. Era respeitada e amada e o marido esteve sempre do seu lado.
Foi ele que comprou o palácio de Queluz onde viveram e, quando este morreu, em 1786, logo seguido do filho e herdeiro do trono, D. José, em 1788, deixaram a rainha num estado que a levaria a manifestações de loucura. A ela se deve a edificação da Basílica da Estrela, riquíssima de esculturas e recheio, que merece uma demorada visita. Com a partida para o Brasil, em 1817, devido à invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão, as manifestações de loucura foram-se agudizando. Nem os mais famosos médicos do estrangeiro a curaram. De referir que a loucura era também hereditária em D. Maria I. Embarcou contrariada para o Brasil, onde faleceu aos oitenta e um anos.
Os brasileiros não souberam que D. Maria I quis diminuir a pena de morte para prisão perpétua a Tiradentes, que assim foi executado, como eram os usos do tempo. Hoje é, muito justamente, um herói nacional.
*
In leme

Ciência

Mulheres escolhem parceiros através do cheiro corporal
Segundo uma investigadora norte-americana o cheiro corporal dos homens é decisivo para seduzir uma mulher, que através do olfacto consegue identificar aqueles que são biologicamente compatíveis.
Rachel Herz, professora da Universidade de Brown que nos últimos 17 anos se dedicou a estudar os mecanismos do olfacto, esteve quinta-feira em Lisboa, onde foi uma das oradoras convidadas da conferência "As regras da Atracção" na Culturgest.«O odor corporal tem um grande efeito para as mulheres, que se sentem sexualmente atraídas por determinados cheiros. A mulher consegue reconhecer quem é biologicamente compatível e quando um homem cheira "mal" cria-se uma barreira que não permite intimidade», explicou a investigadora.A explicação prende-se com a reprodução:
«As mulheres são muito selectivas na hora de escolher o parceiro e futuro pai dos filhos. E por isso procuram o homem mais saudável».
Ao que parece, através do olfacto as mulheres conseguem perceber qual é a escolha acertada.Lembrando que actualmente os homens conseguem "esconder" os seus cheiros corporais com recurso a perfumes, Rachel Herz explica que depois de apaixonadas as mulheres passam a aceitar os cheiros, mesmo que desagradáveis.«Cada pessoa tem um cheiro.
Não existem duas pessoas com o mesmo cheiro, a não ser que sejam irmãos gémeos», lembrou a professora.Outra das novidades hoje apresentada por Rachel Herz prende-se com o facto de os homens gays preferirem o cheiro dos outros gays ao dos homens heterossexuais assim como estes também repudiarem o cheiro dos gays, sem nunca saber à partida qual a orientação sexual do cheiro que estão a sentir.
A conferência "As regras da atracção", que termina esta sexta-feira, pretende fazer um ponto da situação sobre as relações na sociedade actual.«É óbvio que não existem regras da atracção definidas. O que há é um conjunto de circunstâncias que fazem com que hoje se verifique um conjunto de comportamentos», lembrou Rui Andrade, comissário da conferência que vai abordar ainda temas como o desejo sexual feminino, as atracções entre prostitutas e clientes ou os brinquedos sexuais.
Com Lusa
Artigos Relacionados:
In ceberia

Só visto - Destak

Francês falou 124 horas sem parar
Lluis Colet, de 62 anos, bateu o recorde mundial do discurso mais longo, ao falar, sem interrupções, durante 124 horas, ou seja, mais de cinco dias. Durante este período, Colet não dormiu e alimentou-se com refeições rápidas, para que nunca deixasse de falar. Esta é a segunda vez que o francês alcança este feito. Em 2004, tinha batido o recorde ao falar 48 horas.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

GDC - lider da Taça Seniores + de Celorico de Basto

II EDIÇÃO DA TAÇA SENIORES +
Favoritos e mais Favoritos Mas o Líder é o G.D.Codessoso…
Afinal no torneio seniores + não se vislumbra até ao momento nenhuma equipa que se destaque assim tanto para se considerar o grande favorito á vitória final, os conjuntos são bastantes equilibrados e os jogos são disputados do 1º ao último minuto, pelo menos é o que se tem visto.
Quando se fala em competição desportiva aparecem sempre indivíduos a proclamar que têm uma equipa de vedetas e que são invencíveis, porque este ou aquele já jogou aqui ou ali, mas isso vale o que vale e dentro de campo os únicos que não perderam nenhum jogo foram os atletas da equipa do G.D. Codessoso e isto apesar de estarmos na 2ª jornada a equipa de Codessoso já leva 3 pontos de avanço sobre os mais directos perseguidores.
Depois de ter ganho na 1ª jornada ao G.D. Agilde por 3-1, este fim-de-semana na 2ª jornada venceu a equipa da Arcar de Arnoia por 1-0, num jogo disputado mas onde a equipa do GDC foi sempre mais objectiva, criando várias oportunidades flagrantes de golo principalmente na 1ª parte, ao intervalo o resultado era de 0-0, no inicio da 2ª parte o domínio de jogo pertenceu à equipa da Arcar que embora tivesse mais a bola não conseguia entrar na defesa contraria, o GDC era sempre muito perigoso no contra ataque e foi numa dessas jogadas que Júlio fez um centro remate que acabou por ir parar ao fundo das redes, não se sabe se queria fazer golo, mas o que é certo é que a bola entrou. Até ao fim a equipa do GDC controlou a partida e o adversário nunca criou real perigo, nunca se conseguiu libertar da teia que lhe foi armada e o seu jogo era até meio campo, depois não havia capacidades para entrar na zona de remate.
Vitória justa e só peca por escassa, o adversário fez 2 ou 3 rematas a baliza do G.D. Codessoso que esteve impecável na defesa e foi “matador” no ataque, a nossa equipa tem como objectivo o convívio, mas já somos lideres…
Ver mais *

Campeonato Distrital de Futsal Vila Real

Campeonato Distrital de Futsal A.F.Vila Real
17ª Jornada - 24 de Janeiro 2008, 21.00 horas.
Pavilhão Gimnodesportivo de Mondim de Basto
Assistiram ao Jogo cerca de 150 espectadores.
Futsal C. Mondim de Basto 9 Carrazedo Montenegro 1
Futsal Mondim: Brioso, Chumbadinha (2 golos), Miguel Ângelo (1 golo), Kukes (1 golo), Nuno (1 golo), Ruben (1 golo), Toni, Litos (1 golo), Luís (1 golo), Gijo, Victor. Treinador: Cassiano.
Carrazedo Montenegro: Jon, Renato, Afonso, João, Carlos, Luís, Renato Costa, Bruno, Cláudio (1 golo), José. – (1 auto golo). Treinador: Carlos Coelho.
Árbitro principal: Hugo Frade.
Intervalo: 6 - 0
Goleada em ritmo de treino…
A equipa de futsal de Mondim de Basto, recebeu e venceu o Carrazedo de Montenegro por 9-1, num jogo sem grande história, ao intervalo já o placard assinalava 6-0, a equipa da casa entrou disposta a resolver o jogo o mais rápido possível, o visitante entrou para defender mas a partir do terceiro golo sofrido tentou desesperadamente marcar o ponto de honra e ainda criou alguns lances de perigo, mas na hora de rematar faltou clarividência e talento aos seus jogadores, o Mondim em contrapartida foi mais eficaz e foi jogando a seu belo prazer e o resultado apareceu naturalmente.
Na 2ª parte assistiu-se a mais do mesmo e com a vitória garantida o visitado aproveitou para rodar todos os atletas e assim testar outras alternativas, o visitante viria a reduzir para 7-1 através da marcação de uma grande penalidade, que só existiu na cabeça do árbitro do lado da bancada que teve outras decisões contraditórias e polémicas durante toda a partida, até ao fim o líder ainda marcou por mais duas vezes e acabou por fixar o resultado final em 9-1. Nos últimos 12 minutos assistiu-se a uma série de oportunidades perdidas para a equipa da casa que poderia ter feito no seu reduto um resultado histórico, mas falhou no capítulo da finalização e neste período não se marcaram golos o que não é muito normal, mesmo assim vitória fácil e previsível do líder em ritmo de treino.
Melhores em Campo: Equipa vencedora foi homogénea, voto de confiança para Litos, Gijo e Luís, jovens promissores de Mondim, entraram bem no jogo e mostraram a sua importância na equipa.
Equipa de arbitragem: Árbitro do lado da bancada deu um espectáculo triste e foi o maior protagonista do jogo, marcando cerca 7 faltas contra o Mondim e a quase todas no ataque e quase sempre contra Miguel Ângelo, que sofria as faltas e algumas duras e ainda via este senhor marcar as mesmas a favor do infractor, como é possível esta sucessão de asneiras num jogo que não teve nada de complicado, a certa altura o treinador da equipa local tirou de campo os atletas mais visados pelo dito arbitro para salvaguardar os interesses futuros da equipa, é triste quando isto acontece…
* Texto: F. Machado

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Notícias da Região

Celorico de Basto apresenta investimentos de cerca de 35 milhões de euros ao PROVERE A Região do Baixo Tãmega, Douro Sul e Penafiel, associados em consórcio e através de candidatura promovida pela DOLMEN ao PROVERE, enunciaram a esse programa um conjunto diverso de investimentos públicos e privados que ascendem a cerca de 154 milhões de euros. Nesta candidatura, para além do município de Celorico de Basto, estão representados os municípios de Baião, Amarante, Marco de Canaveses, Cinfães, Resende e Penafiel.
Dos cerca de 70 projectos privados apresentados, 20 (28,6%) eram respeitantes ao concelho de Celorico de Basto, e representam um investimento de cerca de 15 milhões de euros (29,33%) do total do investimento (51 milhões de euros). Os projectos privados do concelho de Celorico de Basto estão intimamente ligados ao turismo, ambiente e energias renováveis. Segundo fonte ligada à autarquia celoricense, "esta candidatura, na sua vertente pública e privada é representativa de muito trabalho que está a ser desenvolvido e que nada fica atrás de municípios de dimensão superior". Quanto aos investimento públicos, Celorico de Basto, apresentou cerca de 20 milhões de euros, de um total de 103 milhões de euros.
*
In noticias de basto

Notícias de Celorico de Basto

Celorico de Basto espera a participação de milhares de pessoas no concurso que de ano para ano capta mais o interesse da população, não só para actuar, mas para assistir ao espectáculo. O IX Concurso “ Vamos Cantar as Janeiras”, realiza-se já no próximo dia 25 de Janeiro (Domingo), no pavilhão gimnodesportivo da EB2,3/S de Celorico de Basto. O concurso, promovido pela autarquia, contará com vozes e instrumentos bem afinados dos vários grupos do concelho que vão animar aquele espaço a partir das 15h00. O melhor grupo será elegido pelo júri, constituído por um membro de cada grupo e presidido pelo vereador do pelouro da Cultura, Joaquim Mota e Silva, que depois da avaliação irá atribuir os prémios, oferecidos pela Câmara Municipal.
Os prémios são monetários, de 500 euros, 350, 225, 175 e 150 para os cinco primeiros classificados respectivamente e todos os participantes serão distinguidos pela participação com uma quantia simbólica, no valor de 75 euros.
Organizado pelo Pelouro da Cultura e Desporto da autarquia celoricense, este concurso promete superar os sucessos anteriores.
*
in noticias de basto

Barragem de Fridão

Iberdrola investe 1.700 ME em quatro barragens
A construção do Complexo Hidroeléctrico do Alto Tâmega vai implicar um investimento total de 1.700 milhões de euros e terá um impacto económico de 5 mil milhões de euros, afirmou hoje o presidente da Iberdrola, Ignácio Galan, em Chaves.
"O investimento total será de 1.700 milhões de euros e vai criar 3.500 empregos directos e 10.000 empregos indirectos e terá um impacto económico, uma criação de riqueza, de 5.000 milhões de euros", afirmou Ignácio Galan na sessão pública de apresentação do projecto que contou com as presenças do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia.
A construção das quatro barragens - Gouvães, Padroselos, Alto Tâmega e Daivões - que deverá começar em 2012, estando prevista a sua entrada em funcionamento em 2018, foi considerada por Ignácio Galan como o "mais importante projecto hídrico da Europa nos últimos 25 anos". "Vai criar emprego e riqueza no Norte de Portugal", afirmou, sublinhando que a politica da Iberdrola é contratar como fornecedores as empresas do país onde tem os investimentos.
"A nossa politica é criar riqueza e emprego nos países onde estamos presentes", afirmou.
O projecto, atribuído ao Grupo Iberdrola por concurso público, consiste na construção de quatro barragens - com duas centrais de bombagem e duas de turbinação pura - num total de 1.135 megawatts (MW) de potência e uma produção eléctrica anual de 1.900 gigawatts/hora (GWh), equivalente ao consumo de um milhão de pessoas.
"Vai aumentar a potência hidroeléctrica de Portugal em 25 por cento", afirmou o presidente da Iberdrola.
"Será o maior projecto hídrico em Portugal", acrescentou, afirmando ainda que as quatro barragens vão evitar a emissão anual de 1,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.
A construção deste complexo hidroeléctrico faz parte do Programa Nacional de Barragens, lançado pelo Governo no final de 2007.
A Iberdrola pagou ao Estado, no dia 05 de Janeiro deste ano, um prémio de concessão no valor de 303 milhões de euros pela exploração das barragens durante 65 anos. * Destak/Lusa destak@destak.pt

Recortes - comunicação social

CRÉDITO
Malparado bate novo recorde e fica acima dos três mil milhões
Os portugueses têm cada vez mais dificuldades em cumprir as obrigações assumidas junto da banca. O mal parado não pára de aumentar e atingiu, em Novembro de 2008, o valor mais elevado de sempre, acima dos três mil milhões de euros. Segundo dados do Boletim Estatístico do Banco de Portugal, este valor representa 2,3% no total de crédito concedido e uma subidade 25% face a Novembro
de 2007. A maior fatiado crédito mal parado cabe ao crédito à habitação com 1,6 milhões de euros. Já para o consumo, a cobrança duvidos a atingiu os 799milhões e os depósitos alcançaram um valor recorde de 114,8 milhões. * In destak

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Comente - recorte comunicação social

Protocolo ibérico já chegou à FIFA
22 01 2009 16.59H
O protocolo assinado segunda-feira, em Lisboa, entre as federações portuguesa e espanhola de futebol que formaliza a intenção de uma candidatura conjunta ao Mundial2018 já foi entregue à FIFA e será agora encaminhado aos Governos de Portugal e Espanha.
Destak/Lusa destak@destak.pt
O director de comunicação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Onofre Costa, clarificou mesmo que o Governo português receberá esse documento "a muito breve prazo", tal como também esclareceu fonte da federação espanhola.
«Seguindo os trâmites formais, o Governo espanhol receberá o documento assinado na última segunda-feira na próxima semana, o mais tardar», assegurou fonte da Real Federação Espanhola de Futebol.
Onofre Costa explicou, porém, que o referido documento, que todas as candidaturas terão de enviar até 02 de Fevereiro, formaliza apenas a intenção de organizar o evento, seguindo-se, a formação de uma comissão conjunta que elaborará toda a documentação «consoante os requisitos que vierem a ser exigidos pela FIFA».
Na 24ª cimeira luso-espanhola, em Zamora (Espanha), os Governos de Portugal e Espanha, pelas vozes de José Sócrates e José Luiz Rodriguez Zapatero, garantiram não ter ainda recebido comunicações oficiais das respectivas federações sobre a candidatura, mas mostraram-se abertos ao diálogo.
José Sócrates frisou mesmo que o Governo português acolhe com as «melhores expectativas» este processo, embora não tenha ainda sido «informado em concreto e detalhadamente do projecto de candidatura».
«Se representar o aproveitamento das nossas infra-estruturas temos o maior interesse em apoiar essa candidatura. Mas ainda é cedo para assumir esse compromisso», afirmou José Sócrates em Zamora, prometendo que o executivo analisará o dossier das federações.
Para Onofre Costa, estas palavras do primeiro-ministro português «vêm exactamente ao encontro das expectativas que basearam a ideia original da candidatura, que é o reaproveitamento das infra-estruturas montadas para o Euro2004».
*
In destak

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Ciência

EUA: Jovem de 14 anos viveu 118 dias sem coração
Uma adolescente norte-americana sobreviveu durante quase quatro meses sem coração, tendo sido mantida viva por uma máquina de bombeamento de sangue feita à medida até que pudesse ser submetida a um transplante de coração.
Os médicos disseram conhecer um caso em que um adulto foi mantido vivo durante nove meses na Alemanha sem coração mas que acreditam que esta foi a primeira vez que uma criança sobreviveu tanto tempo desta forma, avança a Reuters.A paciente, D'Zhana Simmons, de 14 anos, descreveu como «assustadora» a experiência de viver tanto tempo com uma máquina a bombear o sangue no seu corpo.«Nunca se sabe quando é que [a máquina] poderia funcionar mal», afirmou Simmons numa conferência de imprensa no Centro Médico Jackson Memorial da Universidade de Miami.«Era como se fosse uma pessoa falsa, como se não existisse. Estava apenas ali», disse a jovem, que sofre de cardiomiopatia dilatada, uma doença em que o coração do paciente fica enfraquecido e dilatado e não bombeia o sangue de forma eficiente.Simmons foi submetida a um transplante de coração no dia 2 de Julho mas o novo coração não funcionou correctamente e foi retirado de imediato.
Duas bombas cardíacas fabricadas pela empresa californiana Thoratec foram-lhe implantadas para manter o seu sangue a circular enquanto ela combatia várias enfermidades e recuperava forças para um segundo transplante, que ocorreu no dia 29 de Outubro.Durante este tempo ela conseguia movimentar-se, mas permaneceu hospitalizada.Os médicos disseram que o prognóstico de Simmons é favorável, mas que existe uma probabilidade de 50% de que um paciente transplantado necessite de um novo coração 12 ou 13 anos após a primeira cirurgia.
Artigos Relacionados:
*
in ciberia

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Sinais da crise

77% dos lusos lutam para pagar contas no fim do mês
20 01 2009 07.37H
Eurobarómetro revela dificuldades dos portugueses, no dia em que Bruxelas divulga previsões mais negativas para a economia nacional.
Carla Marina Mendes cmendes@destak.pt
Pagar as contas no fim do mês é uma dor de cabeça que poucos portugueses se podem gabar de não ter, mais precisamente 23%. Os dados são do Relatório Nacional sobre Portugal, feito a partir de dados do Eurobarómetro, que revela que 77% dos portugueses têm dificuldade em cumprir os seus compromissos no final do mês, mais 31 pontos percentuais do que a média da União Europeia (UE).
A estes juntam-se 64% dos lusos que consideram que o seu poder de compra foi reduzido nos últimos tempos, situação que, segundo as previsões vindas de Bruxelas, pode piorar ainda mais. É que, segundo a Comissão Europeia, o PIB da UE vai diminuir 1,8% este ano, antes de registar uma retoma moderada de 0,5% no próximo. Números que reflectem o «impacto na economia real da grave crise financeira, traduzindo-se a consequente recessão global numa acentuada contracção do comércio e da produção industrial».
Por cá, o cenário não é melhor. À queda no investimento, na ordem dos 5,5%, a maior em seis anos, junta-se a descida do crescimento económico (menos 1,6%), do consumo privado (-0,2%) e das exportações (-3,8%). Quanto ao emprego, deve também recuar 0,9%, com a taxa de desemprego a subir para os 8,8%.
Alguns números da insatisfação geral
96% dizem que os preços da habitação não são acessíveis e apenas 6% defendem que os da energia o são.
95% dos portugueses consideram que a situação do emprego é má.
77% não confiam nos partidos políticos, 61% no Governo, 54% na Assembleia da República e 52% no sistema judicial.
54% referem estar insatisfeitos com a vida que levam.
39% consideram que a vida das crianças de hoje será mais difícil.
.
Destak

Campeonato Distrital de Futsal Vila Real

Campeonato Distrital de Futsal A.F.Vila Real
16ª Jornada – 17 de Janeiro 2009, 18.00 horas.
Pavilhão Gimnodesportivo de Valpaços
Assistiram ao Jogo cerca de 200 espectadores.
Valpaços Futsal 4 *** Futsal C. Mondim de Basto 5
Intervalo: 1 - 1
Líder Vence com dificuldade…
O Mondim líder do campeonato, venceu mais uma vez e num jogo empolgante do princípio ao fim, mas a equipa visitante nunca esteve a perder e apesar da vitória ter sido tangencial o Valpaços só conseguiu reduzir para a diferença mínima nos últimos minutos. Na 1ª parte a equipa do Mondim foi a primeira a marcar e falhou inúmeras oportunidades para ampliar o resultado, mas como quem não marca sofre, foi a equipa da casa empolgada pelo seu público a empatar numa jogada em que os visitantes ficaram a ver jogar, foi com este resultado que terminou a primeira parte. Na 2ª parte esperava-se um jogo com mais golos e que a equipa do Valpaços arrisca-se um pouco mais, pois não tinha nada a perder, mas foi a equipa do Mondim a puxar dos seus galões e no início do segundo tempo numa jogada rápida fez o 1 – 2, mas a equipa visitada pouco tempo depois e a papel químico empatou novamente (2-2), mas quem estava à espera da reviravolta e de um jogo de parada e resposta enganou-se, o visitante abriu o livro e mostrou porque é a equipa mais esclarecida deste campeonato, e num ápice ampliou a vantagem até aos 2-5, deixando o adversário sem reacção e agarrado a uma camisa-de-forças de onde só se conseguiu libertar nos últimos minutos, reduzindo para 3-5 e 4-5, aproveitando um período de desconcentração dos jogadores do Mondim que tiverem oportunidades para construir um resultado mais dilatado e acabaram por ter que defender a preciosa vantagem nos últimos minutos. O Valpaços arriscou muito tarde e quando já o adversário tinha uma vantagem confortável, mesmo assim assistiu-se a um espectáculo de grande nível onde ambas as equipas só se preocuparam em jogar Futsal e a equipa da casa terá sido das formações que deu mais luta ao líder, embora tenha perdido, mostrou alguma qualidade e lutou durante todo o encontro por um resultado positivo.
Equipa de arbitragem: Excelente trabalho, esteve a altura do espectáculo e não se deixou influenciar pelo ambiente hostil que o publico cria neste tipo de jogos.
* Texto: F. Machado
*
ver mais
*

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Em bom português!

Salve este site . Nele você escolhe o verbo, Por mais complicado que pareça, ele o conjuga em todos os tempos. Vale a pena. Faça bom proveito www.linguistica.insite.com.br/cgi-bin/conjugue

sábado, 17 de janeiro de 2009

Nota à Comunicação Social

Nota à comunicação socialAs propostas da Oposição para fazer face à crise económica e social no Vale do Ave e Cávado foram chumbadas, na passada 6ª feira, pela maioria parlamentar, nomeadamente o projecto de lei do Bloco de Esquerda que previa a criação de um Programa de Intervenção para o Ave e o Cávado.
O governo diz que está a preparar medidas nacionais no âmbito do anunciado Orçamento suplementar. Porém, a situação no Ave e Cávado é particularmente complexa e não se compadece com medidas gerais. Exige propostas específicas porque o que se está a viver nestas regiões, conforme referiu a deputada bloquista Alda Macedo no debate parlamentar, é "uma situação de verdadeira calamidade social".
Mas a maioria PS no parlamento não foi sensível a estes argumentos, nem aos da restante Oposição que apresentou iniciativas semelhantes para chamar a atenção para um problema que se tem agravado e que tende a agravar-se ainda mais nos próximos anos: a exclusão e o desemprego numa das zonas mais carenciadas do país.
Lamentavelmente, nesta votação os deputados do PS pelo distrito de Braga viraram as costas às pessoas que os elegeram.
O chumbo do PS surge no dia em que se soube que as falências dispararam em 2008 e que, só no distrito de Braga esse aumento foi de 46%, com 422 empresas a serem declaradas insolventes ou falidas, um número que naturalmente não engloba as empresas que fecharam honrando os seus compromissos com os credores. Por outro lado, a associação nacional de PME's diz que as linhas de crédito que o governo anunciou não resolvem a situação dos pequenos empresários, dado que exigem garantias que a maioria das empresas não pode dar.
O BE-Braga não se conforma com este abandono a que o governo está a deixar a região e as suas famílias, precisamente no momento em que a solidariedade dos poderes públicos mais era precisa. O Bloco prosseguirá com este combate pela exigência de medidas de apoio social para enfrentar o desemprego e de iniciativas para revitalizar o tecido económico do distrito de Braga.
*
O Secretariado Distrital de Braga do Bloco de Esquerda

SMS

POR FAVOR, ISTO DIZ RESPEITO A TODOS NÓS! REENCAMINHE PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL!
É preciso ultrapassar o 1.000.000
Levantamentos nas caixas ATM vai custar 1,50 €
Os bancos preparam-se para nos cobrarem 1,50 Eur por cada levantamento nas caixas ATM.
Isto é, de cada vez que levantar o seu dinheiro com o seu cartão, o banco vai almoçar à sua conta. Este 'imposto' (é mesmo uma imposição, e unilateral) aumenta exponencialmente os lucros dos bancos, que continuam a subir na razão directa da perda de poder de compra dos Portugueses. Este é um assunto que interessa a todos os que não são banqueiros e não têm pais ricos.
Quem não estiver de acordo e quiser protestar, assine a petição e reencaminhe a mensagem para o maior número de pessoas conhecidas.
DIVULGUE ESTE EMAIL/MENSAGEM, P. F.
JÁ CHEGA DE SERMOS ROUBADOS PELA BANCA AO COBRO DA LEI.
JÁ SÓ FALTA UMA PETIÇÃO PARA MUDAR A LEI.
POR FAVOR, ISTO DIZ RESPEITO A TODOS NÓS! REENCAMINHE PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL!

Notícias de Celorico de Basto

O novo Arcipreste de Celorico de Basto, Armandino Lopes, que conduzirá os destinos da igreja celoricense até ao ano de 2013 já constituiu o Conselho Arciprestal, que integra os delegados para a Catequese, Liturgia, Acção Sócio-Caritativa, Jovens, Famílias e Vocações.
Ao mesmo tempo foram também designados pelo Arcipreste celoricense o Secretário que será o Padre Rui Manuel Pereira (Pároco de Borba, Carvalho Sta Tecla) e o Tesoureiro que será o ex. Arcipreste, Padre Albano Costa. Os Delegados do Conselho Arciprestal para as áreas já referidas são os seguintes:
Padre Francisco Medeiros: Catequese; Padre José Carlos Macedo: Liturgia e Comunicação Social; Padre António Gonçalves: Familias; Padre Rui Manuel Pereira:Jovens e Vocações e Padre Parcidio Rodrigues: Acção Sócio-Caritativa.
Refira-se que além da nomeação do Arcipreste celoricense, aguarda-se ainda com alguma expectativa que o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga anuncie o nome do Vice-Arcipreste de Celorico de Basto que será também o Delegado do IDAC/Fraternidade/Fundo Diocesano. . In Noticias de Basto

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Taça Municipal Seniores + Celorico de Basto

Devido ao intenso nevão que se abateu sobre Celorico de Basto foi impossível realizar a primeira Jornada da Taça Municipal Seniores + de Celorico de Basto. Assim os jogos respeitantes à primeira Jornada ficam desde já marcados para o próximo Sábado, dia 17 de Janeiro mantendo-se os horários inicialmente previstos.
Jornada 1
17/01/2009Os Bons Amigos - Veteranos de Gandarela – 17h15m
G.D. Codessoso - G.D. Agilde – 18h45m
Bar Lúdico - Arcar – 20h15m
Folga: Os Amigos de Moreira
*
*
Ver mais
*
*

Utilidades

Um poeta disse em tempos: "... dormir, dormir, talvez sonhar...". Quando cada pessoa se deita para dormir, não imagina a importância fundamental que o sono tem para o organismo. Ele é responsável pela manutenção do nosso estado físico e mental.
O desgaste da vida, em especial no quotidiano diário actual, provoca uma sobrecarga em todos os nossos órgãos; acumulações de electrólitos, produtos de metabolismo, alterações hormonais diversas que entre outras, são responsáveis cada vez mais por uma necessidade reparadora do nosso corpo e organismo.
Essa reparação faz-se durante o sono. Quando não acontece ou é de curta e fraca duração, o corpo começa, com o tempo, a sentir efeitos negativos como; perturbação da arquitectura do sono, alteração do ritmo cardíaco, aumento da pressão arterial, diminuição do interesse sexual, aumento da frequência urinária nocturna, incremento potencial de acidente vascular cerebral, etc.
Quantas pessoas conhece que chegando a casa para jantar, adormecem ao fim de cinco minutos no sofá? E de quantas se lembra de ver adormecer em locais públicos? E quanto a si, tem dificuldade em estar desperto no seu emprego, no trânsito, em dia de congestionamento? Quando acorda pela manhã sente-se como se não tivesse dormido nada? Sente dores de cabeça ao acordar? Dificuldade em concentrar-se? Cansaço e sonolência diurna?
Já pensou que pode não estar a dormir o suficiente para restaurar o seu organismo em cada dia? O número de horas necessárias de sono varia de pessoa para pessoa bem como durante a vida de cada uma, no entanto, em média, os bebés precisam de 17 horas, os adolescentes de 10 horas e os adultos de 8 horas.
O sono, desencadeamento deliberado de uma alteração ou redução do estado consciente, tem inicio sensivelmente à mesma hora, cada 24 horas. Resultará, quando cumpridas as horas médias referidas, numa sensação de energia física, psíquica e intelectual restabelecida, tendo ajudado à regeneração celular assim como à total recuperação da função imunitária.
Um ciclo do sono é formado por cinco estágios, que duram cerca de 90 minutos (podendo chegar aos 120) e durante o sono, um ciclo pode repetir-se quatro a cinco vezes.
Existem três grupos distintos de distúrbios do sono: as insónias, a sonolência e as apneias.As insónias no adulto são normalmente provocadas por depressão, ansiedade, abuso de álcool e drogas, maus hábitos alimentares e de comportamento, como TV no quarto, ingestão de café e refeições pesadas antes de deitar, luminosidade excessiva e diferença de temperaturas, entre outras.
A sonolência, durante o dia também comporta várias causas como o uso de medicamentos, a vida sedentária, doenças psiquiátricas e neurológicas, obesidade, etc.
As apneias são paragens respiratórias, geralmente seguidas por ligeiros despertares, que alteram profundamente a estrutura do sono. Esta suspensão de respiração sendo por períodos até 10 segundos é considerada normal. No entanto, a ocorrência de muitas apneias, por períodos superiores àquele, configura um estado grave.
A apneia atinge geralmente homens acima dos 40 anos e mulheres após a menopausa, estando bastante associada à obesidade. De entre os portadores deste distúrbio, 20 a 40 % dos homens sofrem de impotência sexual, além dos riscos de acidente de trânsito e trabalho, devido ao cansaço e sonolência diurna. As crianças com palato rebaixado ou obstrução na laringe (adenóides ou amígdalas muito grandes), que dificultem a passagem do ar, podem também padecer deste distúrbio. Assim hoje a S.A.O.S. (síndroma da apneia obstrutiva do sono) é considerada uma doença com alta taxa de morbidade e mortalidade, apresentando um conjunto sintomático múltiplo que vai desde o ronco até à sonolência excessiva diurna, com repercussões gerais hemodinâmicas, neurológicas e comportamentais.
O ronco, vulgo ressonar, é o principal dos sintomas da apneia de sono (30%). Dores de cabeça, dificuldade de concentração, irritabilidade, depressão e esquecimento, são outros a ter em conta, mas jamais se deve menosprezar a sonolência diurna e o cansaço excessivo. * In Médicos de Portugal * Fonte: Jornal do Centro de Saúde

Ciência

EUA: Jovem de 14 anos viveu 118 dias sem coração Uma adolescente norte-americana sobreviveu durante quase quatro meses sem coração, tendo sido mantida viva por uma máquina de bombeamento de sangue feita à medida até que pudesse ser submetida a um transplante de coração. Os médicos disseram conhecer um caso em que um adulto foi mantido vivo durante nove meses na Alemanha sem coração mas que acreditam que esta foi a primeira vez que uma criança sobreviveu tanto tempo desta forma, avança a Reuters. A paciente, D'Zhana Simmons, de 14 anos, descreveu como «assustadora» a experiência de viver tanto tempo com uma máquina a bombear o sangue no seu corpo. «Nunca se sabe quando é que [a máquina] poderia funcionar mal», afirmou Simmons numa conferência de imprensa no Centro Médico Jackson Memorial da Universidade de Miami. «Era como se fosse uma pessoa falsa, como se não existisse. Estava apenas ali», disse a jovem, que sofre de cardiomiopatia dilatada, uma doença em que o coração do paciente fica enfraquecido e dilatado e não bombeia o sangue de forma eficiente. Simmons foi submetida a um transplante de coração no dia 2 de Julho mas o novo coração não funcionou correctamente e foi retirado de imediato. Duas bombas cardíacas fabricadas pela empresa californiana Thoratec foram-lhe implantadas para manter o seu sangue a circular enquanto ela combatia várias enfermidades e recuperava forças para um segundo transplante, que ocorreu no dia 29 de Outubro. Durante este tempo ela conseguia movimentar-se, mas permaneceu hospitalizada. Os médicos disseram que o prognóstico de Simmons é favorável, mas que existe uma probabilidade de 50% de que um paciente transplantado necessite de um novo coração 12 ou 13 anos após a primeira cirurgia. * In ciberia

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Neve em Codessoso

O país tem sido afectado pelas temperaturas negativas o rondar valores históricos (10º graus abaixo de zero), que têm provocado gelo e queda de neve, tendo isolado muitas povoações do interior de Portugal, com cortes das principais vias de comunicação, impedindo a prática das rotinas diárias dos seus habitantes.
A este fenómeno não ficou alheio o concelho de Celorico de Basto, pois foi um dos vários municípios efectados, com cortes das auto-estradas (A3 e A7) e principais itenerários.
Codessoso vestiu-se com um manto branco, sendo um acontecimento que há mais de duas décadas não se via, estas fotos ilustram bem o nevão que se fez abater sobre a freguesia.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Desporto da região

Resultados futebolísticos do fim-de-semana 11/01/09
Equipas de Celorico de Basto e de Concelhos limítrofes.
1ª Divisão Distrital da A. F. Braga (serie B). Não houve jogos.
* 2º Divisão Distrital da A. F. Braga (serie D). Travassós vs F.C. Gandarela – 2 / 0
* Campeonato Distrital de Futsal da A. F. Braga Não houve jogos.
* Campeonato Distrital de Futsal da A. F. Vila Real Não houve jogos.
* Campeonato Nacional da 2ª Divisão (serie B) Sanjoanense vs Amarante F.C. – 2 / 3
* Campeonato da 2ª Divisão “FADA” Amarante. Não houve jogos.
* Campeonato Nacional da 3ª Divisão (serie A) Mondinense F. C. vs Joane – 0 / 3
* Texto: F. Machado

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Memórias de um passado recente

A ponte que vemos (na foto), situa-se na freguesia de Viade, mas está associada ao concelho de Mondim de Basto. Esta ponte ferroviária situa-se perto da estação da mesma localidade, uma de entre várias que tem o troço ferroviário entre Livração e Arco de Baulhe, desactivada há cerca de duas décadas.
As palavras que escrevo, são simplesmente para recordar às pessoas e principalmente as entidades competentes o estado de degradação das estações, da via e da burocracia existente em entregar as estações para as reabilitar e, aproveitar para fins que dignifique a história de tão belos edifícios que estão ao abandono, simplesmente, porque não existe ninguém que veja como se está a perder a história de décadas, com um valor incalculável, a que não se dá o devido e merecido valor histórico-cultural.
A via-férrea em si, tem bastante história, construída no início do século vinte, todo o seu traçado marcado por enormes trincheiras, que foram abertas com os poucos meios que existiam na época, onde o esforço humano era o mais usado, devido ao facto de não haver máquinas que simplificassem o trabalho e os riscos para quem fez a via-férrea.
Relembrava-se às entidades responsáveis que, hajam enquanto edifícios e via-férrea não chegam a um estado de degradação total, sem possíbilidade de recuperação, principalmente, os edifícios, visto que os comboios já não voltarão a passar, para pena de quem estava habituado a andar neles e a ouvir o seu barulho característico, a serpentear montanha acima.
Seria um gesto de respeito, para quem contribuiu para que essa obra fizesse parte da história e pudesse servir populações, cujo único meio de transporte era o comboio o qual, as tirava do isolamento a que estavam sujeitas. * A.P.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Curiosidades

A HORA E A TEMPERATURA DIÁRIA EM TODO O MUNDO...
ABSOLUTAMENTE FANTÁSTICO!!!

A HORA E A TEMPERATURA DIÁRIA EM TODO O MUNDO

* A hora e a temperatura em todas as capitais do mundo e em mais algumas cidades importantes.

*

Interessante para quem deseja viajar ou comunicar com pessoas de outros países e continentes.

* Clique aqui . http://www.jabo-net.com/heure.html

Sugestão de leitura

O Eu profundo e os outros Eus . .
. Fernando Pessoa . . .

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Nota à Comunicação Social

Prosseguindo a apresentação a diferentes entidades do “Programa de Intervenção para o Ave e o Cávado”, que será debatido na Assembleia da República no próximo dia 9, uma delegação do Bloco de Esquerda reúne-se amanhã, quinta-feira, a partir das 17h00, com a direcção da União dos Sindicatos de Braga.
Nota - No final da reunião Custódio Braga, do Secretariado Distrital, estará disponível para declarações à comunicação social.
O Secretariado Distrital de Braga do Bloco de Esquerda

Nota à Comunicação Social

Pedro Soares, membro da Comissão Política do Bloco de Esquerda, integra a delegação do partido que vai apresentar na próxima quarta-feira ao Arcebispo Primaz de Braga o “Programa de Intervenção para o Ave e o Cávado”.
*
Este projecto-lei do BE, com o objectivo de melhorar as prestações sociais destinadas aos desempregados, combater o encerramento fraudulento e a deslocalização de empresas e fornecer incentivos à iniciativa local de criação de emprego, será debatido na Assembleia da República no dia 9 do corrente mês de Janeiro.
*
O encontro, solicitado pelo BE, tem também como propósito conhecer a posição da Arquidiocese sobre o agudizar da crise económica e social na região, com o aumento do desemprego e da pobreza. Nota – Pedro Soares está disponível para contacto com a comunicação social no final da reunião, que tem início pelas 10 horas.
O Secretariado Distrital de Braga do Bloco de Esquerda

Campeonato de Futsal - A.F.Braga

Futsal de Celorico entrou com "pé esquerdo" no campeonato em 2009
A equipa do Futsal de Celorico, entrou com o "pé esquerdo" no novo ano de 2009, ao permitir mais uma derrota em casa (6ª derrota no campeonato), por 2-5 frente ao Mouquim, actual 2º classificado do campeonato distrital de Futsal da AF de Braga, derrota esta que não serve para desanimar os atletas celoricenses já que se tratava de um jogo frente a uma equipa com outras ambições neste campeonato. Com esta derrota, a turma de Celorico de Basto desceu uma posição e ocupa agora o 8º lugar com 7 pontos e menos um jogo. Refira-se que o último classificado, o Pinheiro Torto (10º) tem apenas 6 pontos, enquanto o líder do Campeonato, o Guimarães futsal destaca-se com 25 pontos e com menos 1 jogo.
.
Fonte: noticias de basto

Desporto da região

Resultados futebolísticos do fim-de-semana 04/01/09
Equipas de Celorico de Basto e de Concelhos limítrofes.
1ª Divisão Distrital da A. F. Braga (serie B). C.D. Celoricense vs S.C. Fermilense - 2 / 0
2º Divisão Distrital da A. F. Braga (serie D). F.C. Gandarela vs A.C.R. Guilhofrei – 1 / 1
Campeonato Distrital de Futsal da A. F. Braga
Futsal Celorico de Basto vs Mouquim – 2 / 5
Ver comentário neste blogue
Campeonato Distrital de Futsal da A. F. Vila Real
A.D. Flaviense vs Futsal Mondim de Basto – 0 / 6
Ver comentário neste blogue
Campeonato Nacional da 2ª Divisão (serie B) Amarante F.C. vs Esmoriz – 2 / 2
Campeonato da 2ª Divisão “FADA” Amarante. Fridão vs ARCA – 4 / 1
Campeonato Nacional da 3ª Divisão (serie A) Vilaverdense vs Mondinense F. C. – 1 / 0
Texto: F. Machado

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Recortes - comunicação social

Crise: Boletim de Inverno do Banco de Portugal
Portugal perde 3,5 milhões por diaA projecção do Banco de Portugal que aponta para uma quebra no PIB de 0,8% significa que a economia portuguesa vai gerar menos 3,5 milhões de euros por dia em relação ao ano passado. A dimensão da perda de riqueza é de 1,3 mil milhões de euros em 2009 mas, face à complexidade e dimensão da crise, o cenário poderá, aliás, piorar.
O Banco de Portugal (BdP) revelou ontem as perspectivas económica para 2009 e 2010 – 'as mais negativas até agora publicadas sobre a economia portuguesa' – e antecipou uma contracção da actividade económica do País em 0,8%.
Segundo o Boletim de Inverno, a crise vai afectar todos as áreas, registando-se quebras no investimento, consumo público, importações e exportações. Em 2009, só o consumo privado escapará a valores negativos (0,4%), impulsionado pela descida da inflação e dos juros.
Resumindo os últimos meses de 2008, o governador do BdP, Vítor Constâncio, confirmou que o País entrou em recessão técnica em 2008, pois houve um 'crescimento negativo para o terceiro e quarto trimestres'. Constâncio confirmou também que os números para 2009 podem evoluir num sentido ainda mais negativo: 'A análise de riscos feita aponta para que, em relação ao cenário traçado, existam 60 por cento de probabilidade de ser pior.'
Apesar de concordar com as medidas adoptadas para controlar a desaceleração da economia, o governador deixou o alerta ao Executivo: 'Não se deve praticar políticas orçamentais que levem o défice acima dos 3%.' E rejeitou descidas de impostos gerais, como o IVA e o IRS: 'Há outras medidas de redistribuição dos rendimentos mais eficazes.'
GOVERNO APOSTA NA DEFESA DO EMPREGO
'Confrontamo-nos, cada vez mais, com um cenário de recessão mundial e europeia. Portugal não é uma excepção. Portugal é, neste aspecto, um país igual aos outros e, por isso, a nossa preocupação deve ser a de reagir, actuar, para minimizarmos os efeitos que a recessão da actividade económica possa ter sobre o emprego'.
As afirmações foram feitas pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, depois de o governador do Banco de Portugal ter confirmado o cenário de recessão para 2009 no País. O ministro, que recusou comentar as declarações de Vítor Constâncio, fez questão de garantir que o emprego 'é uma preocupação central' do Governo para este ano, referindo uma série de medidas que vão ser postas em prática para estimular a economia portuguesa.
As iniciativas repetem as que já foram anunciadas por José Sócrates em conselho de ministros, nomeadamente a aposta no 'investimento público e privado', 'facilitar o crédito às pequenas e médias empresas' e 'garantir a criação e manutenção do emprego'. Segundo Teixeira dos Santos, esta iniciativa de combate à crise 'será, sem dúvida, mais eficaz e capaz de surtir os efeitos desejados'.
FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SAEM BENEFICIADOS
Com a inflação a cair para um terço do valor de 2008 (1%), os funcionários públicos vão ver o poder de compra subir em 2009 pois o Governo decidiu aumentá-los em 2,9%. O Executivo estimava uma inflação de 2,5%. Outro dado positivo é a subida dos orçamentos das famílias. 'Neste ano, os que conservarem os seus empregos, e são a grande maioria, verão os seus rendimentos aumentar e poderão expandir ligeiramente os seus níveis de consumo.'n
ATRASOS NAS GRANDES OBRAS
Para Vítor Constâncio, os investimentos anticrise devem concentrar-se 'em despesas de investimento de imediata realização e rápido acabamento', dando como exemplo a construção de escolas. Questionado sobre a pertinência de grandes obras como o novo aeroporto de Lisboa e o TGV, no actual cenário, o governador assumiu que, 'se se mantiver a dificuldade de financiamento, alguns grandes projectos em Portugal e na Europa poderão conhecer atrasos'.
DISCURSO DIRECTO
'EXISTE UM RISCO DE DEFLAÇÃO EM 2009' (Nogueira Leite, Economista )
Correio da Manhã – O cenário é realista ou pode piorar?
Nogueira Leite – São números consensuais, que coincidem com as perspectivas que tinha. Estamos a viver uma situação sem precedentes.
– Os números dão razão ao alerta do PR sobre o endividamento do País? – O endividamento é resultado de uma situação estrutural que vem de trás. É o reflexo da baixa competitividade da nossa economia.
– As medidas anticrise do Governo são suficientes? – Penso que se tem de passar a dar mais atenção às empresas em dificuldades.
– A descida da inflação vai ser positiva? – É positiva, esperamos é que não se transforme em deflação.
– Julga que existe esse risco para Portugal? – Penso que existe risco de deflação.
REACÇÕES
'RECESSÃO PROFUNDA E DURADOURA' (António Borges, PSD)
Para 2009 prevê-se uma recessão profunda e duradoura, que marca mais um ano de divergência em relação à União Europeia. As medidas radicais que o Governo vem anunciando não têm efeito algum.'
'É POSSÍVEL UMA POLÍTICA DIFERENTE' (Jerónimo de Sousa PCP)
Penso que é possível uma política diferente, desde que se deixe de apoiar apenas o sector financeiro e os grandes grupos. Não basta desculparmo-nos com a crise mundial.'
'RAZÕES DE SOBRA PARA BAIXAR OS IMPOSTOS' (Paulo Portas CDS-PP)
Há razões de sobra para que um primeiro-ministro responsável, para que um Governo firme, tente perceber porque é que outros países já começaram a tomar decisões de redução de impostos.'
'DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS' (Mariana Aiveca BE)
Só o primeiro- -ministro não queria reconhecer e chegou a insultar os portugueses perante uma crise de dimensão económica e social; o Governo (...) mostrou que tem dois pesos e duas medidas.'
NOTAS
SUBSÍDIO: PROCURA DE TRABALHO
O Boletim de Inverno do Banco de Portugal refere que o subsídio de emprego tem prolongado a procura de emprego dos portugueses, permitindo-lhes fazer uma melhor escolha S. SOCIAL: DEVOLUÇÃO SUGERIDA
O governador do BdP acredita que a devolução, em 2009, das contribuições para a Segurança Social é uma medida 'mais eficaz' do que a descida de impostos gerais como o IVA, IRC e IRS
JUROS: BCE VOLTARÁ A BAIXAR
Vítor Constâncio reiterou a possibilidade de o Banco Central Europeu (BCE) baixar mais uma vez a taxa de juro directora, tendo em conta a conjuntura de queda da inflação
PROJECÇÕES ANUAIS
PESOS 2007 / 2008 (E) / 2009 (P) / 2010 (P) Produto Interno Bruto / 100 / 0,3 / -0,8 / 0,3 Consumo privado / 65 / 1,4 / 0,4 / 0,6 Consumo público / 20,3 / 0,2 / -0,1 / -0,2 Formação bruta de capital fixo / 21,8 / -0,8 / -1,7 / -0,3 Procura interna / 107,6 / 1,0 / 0,0 / 0,3 Exportações / 32,6 / 0,6 / -3,6 / 1,8 Importações / 40,1 / 2,4 / -1,0 / 1,5
CONTRIBUTO PARA O CRESCIMENTO DO PIB (EM P.P.)
Exportações líquidas / -0,8 / -0,8 / 0,0 Procura interna / 1,1 / 0,0 / 0,3 Balança corrente e de capital (em % do PIB) / -9,0 / -7,9 / -9,4 Balança de bens e serviços (em % do PIB) / -8,0 / -7,0 / -7,5 Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) / 2,7 / 1,0 / 2,0 Fonte: Banco de Portugal Diana Ramos / P.H.G.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Nota à Comunicação Social

Boa Tarde,
* Tendo sido notificado do seu interesse no Movimento, Mérito e Sociedade, tenho o prazer de informar que a região do Porto possui desde de ontem um Blogue Oficial no endereço
*
*
*
*
Assim espero poder contar que surjam substanciais contributos de qualidade para este novo espaço de entre todos os interessados no MMS em principal, mas sem exclusão, os residentes no distrito do Porto.
*
Informo também que no Sábado dia 10 de Janeiro de 2009 pelas 14 horas em frente ao Via Catarina, na rua de Sta. Catarina no Porto, irá ser realizada uma Acção de Rua para dar a conhecer o MMS a todos os interessados, espero poder contar com a sua presença.Para qualquer exclarecimento adicional não hesite em contactar-me.
*
Os meus melhores cumprimentos,
*
O Gestor do Blogue do MMS da Região do Porto,
*
Nuno Cravino

Utilidades

Uma Nota importante sobre os ataques cardíacos:
Fique sabendo que há outros sintomas de ataques cardíacos, para além da dor no braço esquerdo. Deve também prestar atenção a uma dor intensa no queixo, assim como às náuseas e aos suores abundantes, pois estes também não são sintomas vulgares.
Detalhe: Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, já não se levantaram.
Porém... a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo. Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um pouco de água. Em seguida, ligue para o 112 e diga 'ataque cardíaco' e que tomou 2 Aspirinas.
Sente-se numa cadeira ou sofá e espere pela chegada dos atendentes da Emergência do 112 e ... ...NÃO SE DEITE!!!! Um cardiologista afirmou que, se cada pessoa que ao receber este mail o enviar para 10 outras pessoas, com certeza pelo menos uma vida poderá ser salva! .....
Eu já fiz o meu trabalho!!!!!!!
Espero que faças o teu......

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Campeonato Distrital de Futsal Vila Real

Campeonato Distrital de Futsal A.F.Vila Real
15ª Jornada – 03 de Janeiro 2009, 18.00 horas.
Pavilhão Gimnodesportivo de Chaves
Assistiram ao Jogo cerca de 250 espectadores.
D. Flaviense 0 F. C. Mondim de Basto 6
A.D. Flaviense: Bruno Costa, Bruno Figueiredo, António, Nuno, Paulo, André, Marco, José, Tiago, Hugo, Toni, Sérgio. Treinador: Marinho.
F.C. Mondim de Basto: Brioso, Chumbadinha (2 golos), Miguel Ângelo (1 golo), Kukes (3 golos), Nuno, Ruben, Toni, Litos, Niko, Luís, Gijo, Victor. Treinador: Cassiano.
Árbitros: José Pinto, Diogo Mesquita.
Intervalo: 0 - 1
Chaves Cidade Talismã para Equipa de Mondim…
O líder deslocou-se mais uma vez á Cidade de Chaves, desta vez para defrontar a A.D. Flaviense equipa que ocupava a terceira posição na tabela classificativa, o Mondim que já tinha defrontado o Ervededo e o Hóquei Flaviense no mesmo recinto, tinha agora de medir forças com a única equipa de Chaves com quem ainda faltava jogar, no tira teimas este ciclo foi fechado com mais uma vitória, sendo feita a despedida esta época da cidade Flaviense em beleza, 3 jogos, 3 vitórias, 22 golos marcados e 0 sofridos, impressionante sem dúvida.
Em relação jogo, os números não espelham as dificuldades iniciais dos visitantes, que tardavam em arranjar um formula para parar os ataques perigosos e constantes do adversário, o poste da baliza do Mondim devolveu por três vezes o esférico, quando os da casa já gritavam golo, a equipa Flaviense foi muito perigosa e impôs um ritmo elevado, principalmente no aspecto físico, mas falhou redondamente na finalização onde se mostrou algo precipitada e sem soluções, Brioso rubricou uma excelente exibição e esteve intransponível, mas isso não é a unica explicação para o desacerto da equipa visitada. O Mondim com mais experiência ia pautando o seu jogo e criando oportunidades flagrantes principalmente no contra-ataque e numa dessas jogadas viria a marcar o único golo na 1ª parte, ao intervalo o resultado era de 0-1, favorável aos forasteiros.
Na 2ªparte a equipa Flaviense foi-se abaixo fisicamente e isso foi evidente a partir dos cinco minutos, tentou ainda mudar o rumo dos acontecimentos mas nunca mostrou a capacidade evidenciada na 1ª parte, o meio campo do adversário era quase como uma barreira intransponível. O Mondim passou a ter o domínio completo do jogo e os golos começaram a aparecer com a naturalidade do costume, mercê de uma capacidade física e técnica muito superior á do adversário, a equipa da casa nunca mais se conseguiu encontrar e foi presenteada com um “banho” de Futsal até ao final do encontro, de qualquer forma foi das equipas que deu mais luta ao líder, o Mondim mostrou mais uma vez em campo, que os adversários mais directos são meros figurantes neste campeonato.
Melhores em Campo: Brioso excelente exibição, segurou no jogo quando estava complicado. Chumbadinha marcou e foi 100% eficaz, KuKes acabou com a resistência do adversário.
Equipa de arbitragem: Exibição segura, das melhores que já se viu esta época.
Texto: F. Machado
ver mais

sábado, 3 de janeiro de 2009

Humor

Os 10 Mandamentos do Alentejo * 1 - Viva para descansar. *

*

2 - Ame a sua cama, ela é o seu templo. * * 3 - Se vir alguém descansando, ajude-o. *

*

4 - Descanse de dia para poder dormir à noite. * * 5 - O trabalho é sagrado, não toque nele. *

*

6 - Nunca faça amanhã, o que você pode fazer depois de amanhã. *

*

7 - Trabalhe o menos possível; o que tiver para ser feito, deixe que outra pessoa faça. * * 8 - Calma, nunca ninguém morreu por descansar, mas você pode se machucar trabalhando... *

*

9 - Quando sentir desejo de trabalhar, sente-se e espere que ele passe. *

*

10 - Não se esqueça, trabalho é saúde. Deixe o seu para os doentes. *

Nota à Comunicação Social

Caros amigos e simpatizantes
*
*
Informo-vos de algumas acções que o MMS vai realizar a Norte do País:
*
*
Dia 5 Janeiro (segunda-feira) 15h30 - Conferência de Imprensa no Café Guarany no Porto, onde será lançado oficialmente o blog do MMS para a região do Porto (mmsporto.blogspot.com).
*
Dia 10 Janeiro (Sábado) 15h00 – Acção de Rua (entrega simbólica de caixas de medicamentos) na Rua Santa Catarina, em frente ao Shopping Via Catarina.
*
Dia 24 Janeiro (Sábado) 20h00 – Jantar do MMS, no Distrito de Aveiro.
*
A vossa presença é fundamental.
*
Se Nada Fizermos,
*
Nada Acontece
*
Abraço
Marcelo Pinho

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Curiosidades

Vídeo feito pela NASA com o monitoramento de todo o tráfego aéreocomercial do mundo em um período de 24 horas.
Observem a variação do tráfego em função da hora local em cadacontinente e pense na riqueza que isso representa. Veja as diferençasdo periodo noturno e diurno, acompanhando o "cone da noite" semovendo.
Parece que o hemisfério sul ainda não sabe o que é tráfego aéreo pesado...
Tudo que se move são aeronaves!

Terceiro anel - fórum

Aproveite esta oportunidade para dar a sua opinião e/ou comentário sobre o futebol e outros desportos.

Recortes - comunicação social

02 Janeiro 2009 - 00h30 Liga dos Campeões: Prémios de 17 anos de presenças
Clubes portugueses ganham 193 milhões
O FC Porto é o clube português que mais dinheiro amealhou na Liga dos Campeões desde a criação da prova em 1992. Em 17 edições – a actual está ainda em curso –, os dragões embolsaram 109 milhões de euros, mais 25 milhões, aproximadamente, do que o somatório de Sporting, Benfica e Boavista, as outras três equipas portuguesas com passagens pela milionária competição.
A equipa azul-e-branca, de resto, é uma das duas recordistas de presenças: 14 participações em 17 edições. A outra é o Manchester United, que lidera o ranking europeu de ganhos por clubes, na Champions, com proveitos na ordem dos 272 milhões de euros. Mas, ao contrário do emblema de Cristiano Ronaldo, a assiduidade dos portistas não tem correspondência na listagem dos clubes que mais dinheiro receberam desde 1992, onde ocupam somente o 16º lugar.
Desde a sua criação, a Liga dos Campeões já distribuiu 5,065 mil milhões de euros por 105 clubes. Uma cifra impressionante e que ajuda a compreender a magnitude do que representa, nos nossos dias, a chamada indústria do futebol. Para termo de comparação, este é quase o valor (5,2 mil milhões) do défice para Portugal previsto pelo Governo para 2009. Números à escala de uma pequena economia de estado.
Em termos de países, o pelotão da frente – no que respeita a ganhos financeiros – é composto, sem surpresa, pelos que têm as cinco ligas mais fortes da Europa: Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França. Os clubes ingleses já encaixaram um total de 868,9 milhões de euros, bem à frente do total português, 193,7 milhões. Apesar de tudo, neste particular, Portugal ocupa o sétimo lugar, atrás dos ‘cinco magníficos’ e da Holanda.
DIREITOS TELEVISIVOS PENALIZADOS
As receitas da Champions, além dos prémios desportivos e das receitas de bilheteira, incluem ainda os direitos de transmissão televisiva. Neste campo, todavia, os clubes portugueses são aquilo que se pode considerar ‘parentes pobres’.
As contas finais da época passada, neste aspecto, são reveladoras. A UEFA distribuiu 277 milhões de euros por 32 clubes. Porém, os clubes portugueses receberam finas fatias desse bolo: 1,6 milhões (FC Porto), 1,2 (Sporting) e 0,9 (Benfica). A razão é simples:
Portugal tem um baixo valor de market pool share, índice que tem em conta o número de representantes e o valor pago pelos detentores de direitos TV de cada país.
Que em Portugal é baixo.
PRÉMIOS POR CLUBES (Valores em milhões de euros)
1. Manchester United (Ing): 272,0
2. Bayern Munique (Ale): 243,8
3. Real Madrid (Esp): 239,2
4. AC Milan (Ita): 218,8
5. Arsenal (Ing): 217,8
6. FC Barcelona (Esp): 197,2
7. Lyon (Fra): 182,6
8. Chelsea (Ing): 178,8
9. Juventus (Ita): 176,2
10. Liverpool (Ing): 152,6
11. PSV Eindhoven (Hol): 142,8
12. Inter Milão (Ita): 137,4
13. AS Roma (Ita): 126,6
14. Valência (Esp): 121,5
15. Bayer Leverkusen (Ale): 111,3
16. FC Porto (Por): 109,0
39. Sporting (Por): 36,7
41. Benfica (Por): 33,9
63. Boavista (Por): 14,1 Mário Pereira com Lusa