sábado, 17 de janeiro de 2009

Nota à Comunicação Social

Nota à comunicação socialAs propostas da Oposição para fazer face à crise económica e social no Vale do Ave e Cávado foram chumbadas, na passada 6ª feira, pela maioria parlamentar, nomeadamente o projecto de lei do Bloco de Esquerda que previa a criação de um Programa de Intervenção para o Ave e o Cávado.
O governo diz que está a preparar medidas nacionais no âmbito do anunciado Orçamento suplementar. Porém, a situação no Ave e Cávado é particularmente complexa e não se compadece com medidas gerais. Exige propostas específicas porque o que se está a viver nestas regiões, conforme referiu a deputada bloquista Alda Macedo no debate parlamentar, é "uma situação de verdadeira calamidade social".
Mas a maioria PS no parlamento não foi sensível a estes argumentos, nem aos da restante Oposição que apresentou iniciativas semelhantes para chamar a atenção para um problema que se tem agravado e que tende a agravar-se ainda mais nos próximos anos: a exclusão e o desemprego numa das zonas mais carenciadas do país.
Lamentavelmente, nesta votação os deputados do PS pelo distrito de Braga viraram as costas às pessoas que os elegeram.
O chumbo do PS surge no dia em que se soube que as falências dispararam em 2008 e que, só no distrito de Braga esse aumento foi de 46%, com 422 empresas a serem declaradas insolventes ou falidas, um número que naturalmente não engloba as empresas que fecharam honrando os seus compromissos com os credores. Por outro lado, a associação nacional de PME's diz que as linhas de crédito que o governo anunciou não resolvem a situação dos pequenos empresários, dado que exigem garantias que a maioria das empresas não pode dar.
O BE-Braga não se conforma com este abandono a que o governo está a deixar a região e as suas famílias, precisamente no momento em que a solidariedade dos poderes públicos mais era precisa. O Bloco prosseguirá com este combate pela exigência de medidas de apoio social para enfrentar o desemprego e de iniciativas para revitalizar o tecido económico do distrito de Braga.
*
O Secretariado Distrital de Braga do Bloco de Esquerda

Sem comentários: