sábado, 31 de janeiro de 2009

Notícias de Celorico de Basto

O concurso de Cantares das Janeiras de Celorico de Basto que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo de Celorico de Basto, no dia de ontem, 25 de Janeiro, reuniu cerca de 2 mil pessoas.
A Câmara Municipal Celorico de Basto promoveu pelo 9º ano consecutivo o concurso “Vamos Cantar as Janeiras”. Uma iniciativa que envolveu milhares de pessoas e tem com o objectivo dar continuidade a uma tradição muito popular no município. Foram 23 grupos que subiram ao palco e actuaram para cerca de 2 mil pessoas, com músicas e letras alusivas às tradições da sua freguesia referenciando o trabalho, a religião, ou sátiras o que enriqueceu o espectáculo e o tornou veículo promotor da cultura popular.
Os grupos concorrentes ostentavam trajes pouco utilizados actualmente, mas que em tempos eram muito usados para proteger as pessoas do frio, tais como mantos de trapos, sacos de serapilheira, croças de palha, entre outras relíquias. Os adereços e as iguarias típicas da região completavam toda a recriação. Lanternas, cestos recheados com nozes, figos secos, chouriço, cebolas, presunto, broa, entre outros, tornaram o espectáculo numa simulação tão perfeita, que por alguns momentos as centenas de pessoas lá presentes reviveram o passado.
O vereador da Cultura, Joaquim Mota e Silva, interveio no inicio do espectáculo salientando que é uma iniciativa para continuar. “A nossa identidade vem dos usos e costumes do nosso povo e a autarquia organiza este evento para envolver a população na recolha de informação e trajes, incentivar a recriação das tradições e costumes, estimular a defesa do património cultural, etnográfico e musical existente no nosso concelho”.
*
in noticias de basto

Sem comentários: