segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Memórias de um passado recente

A ponte que vemos (na foto), situa-se na freguesia de Viade, mas está associada ao concelho de Mondim de Basto. Esta ponte ferroviária situa-se perto da estação da mesma localidade, uma de entre várias que tem o troço ferroviário entre Livração e Arco de Baulhe, desactivada há cerca de duas décadas.
As palavras que escrevo, são simplesmente para recordar às pessoas e principalmente as entidades competentes o estado de degradação das estações, da via e da burocracia existente em entregar as estações para as reabilitar e, aproveitar para fins que dignifique a história de tão belos edifícios que estão ao abandono, simplesmente, porque não existe ninguém que veja como se está a perder a história de décadas, com um valor incalculável, a que não se dá o devido e merecido valor histórico-cultural.
A via-férrea em si, tem bastante história, construída no início do século vinte, todo o seu traçado marcado por enormes trincheiras, que foram abertas com os poucos meios que existiam na época, onde o esforço humano era o mais usado, devido ao facto de não haver máquinas que simplificassem o trabalho e os riscos para quem fez a via-férrea.
Relembrava-se às entidades responsáveis que, hajam enquanto edifícios e via-férrea não chegam a um estado de degradação total, sem possíbilidade de recuperação, principalmente, os edifícios, visto que os comboios já não voltarão a passar, para pena de quem estava habituado a andar neles e a ouvir o seu barulho característico, a serpentear montanha acima.
Seria um gesto de respeito, para quem contribuiu para que essa obra fizesse parte da história e pudesse servir populações, cujo único meio de transporte era o comboio o qual, as tirava do isolamento a que estavam sujeitas. * A.P.

Sem comentários: