segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A memória

Fonte do Freitas
Maciço de pedra e cimento, junto à estrada que dá para Celorico de Basto, foi erigido pelo já falecido José Freitas de Codessoso. Por sua iniciativa, canalizou um nascente de água que fica a montante e fez um fontenário, mais conhecido por fonte do Freitas, tendo dedicado os últimos anos da sua vida a esta obra, mantendo o local sempre limpo e asseado para que as pessoas pudessem beber e usufruir da sua frescura.
Depois de ter abandonado a freguesia de Codessoso para ir para o Lar de Arnóia, ainda se deslocou ali para matar saudades e reviver o tempo que dedicou à construção da fonte.
Porém, o proprietário do terreno onde se situa o nascente, destruiu a cano da água com receio que o proprietário do terreno onde se situa a fonte, viesse no futuro invocar a usucapião sobre a água.
Costuma-se dizer que a nossa passagem pelo mundo, é efémera se não deixarmos uma referência, uma obra, um marco, algo que possamos perpetuar a nossa memória, e este senhor, apesar de a sua “obra” ter pouco significado, ficará para sempre recordado “fonte do Freitas”.
.
Director

Sem comentários: