segunda-feira, 16 de março de 2009

Recortes - comunicação social

Maioria PS chumbou proposta
A maioria socialista chumbou o projecto do partido "Os Verdes" (PEV), que propunha a classificação da Linha do Tua como património de interesse nacional, contra os votos favoráveis do PEV, PCP e BE e abstenção do PSD e CDS-PP. Na apresentação do projecto do PEV, na passada quinta-feira, o Partido Socialista (PS) acusou o partido ecologista de querer impedir a construção da barragem da Foz do Tua.
O deputado socialista, eleito por Bragança, Mota Andrade, afirmou que a proposta de resolução tinha a intenção de ser “mais uma impossibilidade à construção da barragem da Foz do Tua, apoiada pelas populações e pela maioria das autarquias”. Na apresentação da proposta, o deputado ecologista, Francisco Madeira Lopes, justificou a classificação da linha com a “perda colectiva irreversível” que significaria o seu afundamento pelas águas da barragem projectada para a foz do rio Tua.
O Partido Social Democrata (PSD) considerou que a proposta é “prematura” antes de apuradas as responsabilidades dos acidentes. O deputado social-democrata, Santos Pereira, aproveitou o debate para anunciar que o PSD vai pedir a presença do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações no Parlamento para esclarecer “responsabilidades e motivos” dos acidentes ocorridos nos últimos meses na linha.
Pelo CDS-PP, Abel Baptista, afirmou que a linha do Tua “precisa é de obras, não de classificação” de maneira a ser “posta em boas condições de transporte”, alegando que a classificação poderia ser “mais uma razão para o governo não fazer obras”. Agostinho Lopes, do Partido Comunista (PCP), apoiou a proposta, enumerando iniciativas de encerramento de troços ferroviários desde o tempo da ditadura passando pelos sucessivos governos do PS e PSD. Finalmente, Helena Pinto, do Bloco de Esquerda, defendeu que o Governo “não dá resposta” a uma obra “com 120 anos de história”, que “não tem paralelo no país”, advogando mais investimentos na linha. * in mensageiro

Sem comentários: