sábado, 14 de março de 2009

Nota à Comunicação Social

Camélias em destaque em Celorico de Basto
Celorico de Basto recebe esta semana a sexta edição da Festa Internacional das Camélias. Organizada pela Qualidade de Basto, EEM, em parceria com a Câmara Municipal de Celorico de Basto, esta festa envolve um conjunto de actividades direccionadas para a flor camélia que proporciona a todos os visitantes um fim-de-semana voltado para o património natural.
A festa tem início sexta-feira, dia 13, com dois workshops, sendo a parte da manhã direccionada para As Camélias dinamizadoras de empreendedorismo, tendo como oradores convidados Margarida Gomes, Coordenadora da Probasto, Carlos Oliveira, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, e ainda Isabel Teixeira, produtora de produtos derivados de camélias. Na parte da tarde vai ser abordado O Produto Turístico: Camélias de Basto, por Catarina Mota, Técnica Superior de Turismo, e Isabel Vieira e Didiana Branco, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, do Instituto Politécnico de Viseu. No sábado, por sua vez, tem lugar a Exposição, Concurso e Mercado de Camélias que conta com a participação de trinta expositores, que vão apresentar ao público as mais variadas espécies de camélias, arranjos florais artísticos elaborados com a flor anfitriã, e ainda produtos derivados desta flor, como pétalas de camélias glaciadas, geleia de camélias, biscoitos com camélias, e lenços de namorados direccionados para os amantes desta flor. Ainda no mercado podem ser adquiridos inúmeros exemplares de cameleiras, apresentados pelos hortos presentes.
Durante a tarde de sábado tem ainda lugar a Tertúlia das Camélias, espaço dedicado à conversa moderado pelo Professor Fernando Mangas Catarino, e que conta com a presença de Isaura Allen, da Quinta de Villar d’Allen no Porto, e Manuel Sousa, Arquitecto Paisagista. No último dia de festa, tem lugar a Visita Guiada aos Jardins de Camélias, momento este que permite apreciar a beleza de vários jardins de Celorico de Basto, cuja topiária adoptada lhes confere características únicas. Fazem parte do percurso da visita o Jardim da Casa do Prado, Jardim da Casa do Outeiro, Jardim da Casa de Mosqueiros, Jardim da Casa do Campo, Jardim da Casa da Cruz, Jardim do Solar do Souto e o Jardim da Casa da Gandarela.
A encerrar este certame teremos a actuação do Grupo Coral da Justiça do Porto.
Com a duração de três dias, a Festa Internacional das Camélias assume-se já como um evento de referência, contando com centenas de visitantes, oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro.
* Celorico de Basto, 11 de Março de 2009

Sem comentários: