quinta-feira, 17 de junho de 2010

Comunicado da Direcção - Grupo Desportivo de Codessoso

Em Celorico de Basto, há equipas de futsal de primeira e segunda…

A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva denominada de Grupo Desportivo de Codessoso festejou no passado dia 8 e 9 de Maio o seu 30º aniversário da sua fundação. É uma das colectividades mais dinâmicas de Celorico de Basto, já participou na festa das colectividades organizada pelo município, organiza actividades culturais como exposições de fotografia, antiguidades, e mais recentemente o Dance Festival que tem sido uma das iniciativas de Verão com maior sucesso na região. Organiza actividades recreativas, como torneios de pesca desportiva, passeios turísticos, desfolhadas e a tradicional “caminha do GDC” que já vai na VI edição, evento este, com muito sucesso, onde participam anualmente cerca de setenta a oitenta pessoas.
Em termos desportivos, ganhou vários torneios de futebol de 11, no concelho de Amarante e participou em todos os eventos desportivos organizados em Celorico de Basto, desde o Torneio Luís de Carvalho, torneios de futebol de praia nos vários escalões até à participação no Torneio de Veteranos para + 35 anos.

Com a criação da Liga de Futsal de Celorico de Basto, o GDC tem participado em todos os campeonatos, nos primeiros dois anos com duas equipas e nos dois últimos anos com uma equipa masculina e uma feminina, tendo sempre como preocupação fundamental a promoção e prática desportiva na freguesia de Codessoso, apesar das imensas dificuldades para suportar os encargos com a organização e participação nos eventos desportivos.

Actualmente o clube ainda está a viver a época desportiva mais gloriosa da sua longa história, com a conquista da Liga de Futsal e da 1ª edição da Taça da Liga de 2009 e já na época desportiva de 2010, com a vitória da 1ª edição da Supertaça de Futsal de Celorico de Basto.

Para que a Liga de Futsal tenha cada vez mais sucesso e seja um êxito desportivo no concelho, é necessária a conjugação de diversos factores, desde logo, haver público a assistir aos jogos, boas equipas, bons treinadores, bons árbitros e bons Dirigentes Desportivos na Associação de Futsal, que cumpram e façam cumprir os regulamentos da competição. Mas, a comunicação social também desempenha um papel fundamental, na promoção e divulgação da competição, mas para tal, exige-se independência e isenção no cumprimento da sua nobre função que é informar.
O povo de Codessoso, lamenta profundamente o tratamento jornalístico que os meios de comunicação social de Celorico de Basto têm dispensado ao GDC, que ignoram por completo as suas vitórias na Liga de Futsal, revelando um total desprezo informativo pelo clube e pela freguesia, ao contrário das manchetes e destaques que deram e dão a outras equipas, nomeadamente, à equipa que venceu as duas primeiras edições na competição. 

A reforçar esta ideia, está o facto dos meios de comunicação de Celorico de Basto, terem noticiado a apresentação da equipa de Futsal do Molares (que merece todo os respeito) e a vitória do GDC na Supertaça da Liga frente à equipa da Arcar ter sido secundarizada e ignorada, numa manifesta violação dos deveres deontológicos de isenção, imparcialidade e independência que devem pautar o livre exercício da actividade jornalística.

Que a freguesia de Codessoso é periférica em relação ao centro do concelho, por estar longe das grandes decisões todos já sabiam ou pelo menos não o deveriam ignorar, agora discriminação, indiferença e quase xenofobia é muito grave. O GDC não quer ser tratado de forma privilegiada, mas defende a igualdade de tratamento, quando a situação o exige, como é o caso das suas vitórias no maior evento desportivo do concelho. Convém ainda referir, que a Liga de Futsal só tem a ganhar com a divulgação da competição e das suas equipas, uma vez que o GDC é o clube que mais assistência tem nos jogos em casa e que mais adeptos arrasta nos jogos fora.

Por outro lado, sempre se dirá que para bem da democracia e do povo da freguesia, não há discriminação no acesso e uso das novas tecnologias (internet), pois estão ao alcance de um clic. A pensar nesta situação, os Dirigentes do GDC criaram um site oficial do clube, para divulgar as suas iniciativas e promover os seus eventos que podem serve vistos no www.gdcodessoso.org, ou ainda no blogue que existe na freguesia denominado codessoso on-line.

Fazendo jus ao velho provérbio “quem não se sente não é filho de boa gente” e, é inadmissível os jornais do concelho ignorar as notícias do clube e da freguesia de Codessoso, e haver meios de comunicação social nos concelhos limítrofes a manifestar disponibilidade para divulgar as notícias relacionadas com as vitórias do GDC, com é o caso do Jornal de referência denominado “O Basto” que tem sede em Cabeceiras de Basto.

Nota de imprensa enviada à comunicação social da região.

11 comentários:

Atrético disse...

Quereis protagonismo em Celorico de Basto?

Força Codessoso disse...

Tem toda a razão os Dirigentes do Codessoso, os jornais de Celorico e Basto não querem saber da freguesia só lhes interessa os clubes lá da zona...é o centralismo a funcionar...

Nós por cá... disse...

É nisto que o povo de Codessoso se havia de juntar para combater esta discriminação, e não andarem a gastar energia com questões menores com a divergência entre associação da freguesia...

Anónimo disse...

ja agora em que jornal foi isso?

Anónimo disse...

Participação na liga 35+ com elementos -35. nao eskecer

psicologo disse...

isso acontce qquando estamos carentes,na quetao de trazer muitas pessoas só se for nos jogos com o canedense?

Anónimo disse...

Há seguramente coisas bem mais importantes do que a treta de um torneio de futsal.

um torneio que serviria so para entreter a gente da freguesia, sendo uma associaçao com o nome de codessoso.

Guerras entre pessoas da mesma freguesia, equipas patricionadas pela mesma direccao com tratamento totalmente diferente.

TRiste Terra e tudo isso, culpa de quem quis protagonismo, sabemos todos quem é. já que nao o consegue de maneira diferente.Arranja vida propria!!!!

enfim!!!!

e é aqui que entre o prestigio, nem a freguesia está convosco, quanto mais quererem reconhecimento de orgãos sociais.

Esta mensagem nao vai ser publicada(como muitas outras) mas era bom que fosse.

Anónimo disse...

Continua a falar o justo para o pecador, protagonismo e mais protagonismo, não acredito que haja alguém que não queira ser reconhecido e nem me atrevo a falar da direcção e se quer ou não protagonismo, isso pode ser uma falsa quetão.

Aparecem fotos e mais fotos de alguns que posam para a imagem e nada ganham, estou me a lembrar do presidente da junta no final do campeonato 2009 que até arranjou uma maneira de aparecer mais vezes que alguns elementos da direcção.

Outros há que vão apanhar lixo para aparecer no Jornal.

E este ultimo interveniente deve ser mais um que quer protagonismo, porque está preocupado com o protagonismo dos outros.

E há algum mal em querer protagonismo? se for merecido e se for bom para Codessoso, venham dai os protagonistas que náos agradecemos...

Anónimo disse...

É uma questão de fotogenia. Uns ficam ainda mais lindos nas fotos. e isso tem de ser publicado.
LOL

Anónimo disse...

loool...enfim...prestigio e protagonismo....Boas Palavras.Mas de todo nao indicadas...

SEguramente esse comentario nao vem de quem assegura as vitorias, mas de kem festeja com os que conseguem a vitoria.

Anónimo disse...

OS ADEPTOS NÃO SERÃO IMPORTANTES NAS VITORIAS? SÓ OS MENINOS QUE JOGAM É QUE MERECEM AS VITÓRIAS.
SE NÃO FOSSEM ALGUNS QUE NÃO JOGAM, MAS QUE TÊM MAIS TRABALHO QUE AQUELES QUE JOGAM CERTOS ATLETAS DE CODESSOSO NUNCA GANHARIAM A LIGA E TAÇA, MAS ESPEREMOS PARA VER SE O TEMPO ME DÁ RAZÃO.