quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sugestão de leitura

Feitos Heróicos dos Portugueses nos Descobrimentos narrados no livro "Homens, Espadas e Tomates"

Palestra e Exposição de Armas Antigas com o autor Rainer Daehnhardt no próximo Domingo em Belas

CMOLTerá lugar no próximo Domingo, 27 Junho, pelas 16h na Quinta Wimmer em Belas, o lançamento da obra "Homens, Espadas e Tomates", da autoria do pesquisar luso-alemão Rainer Daehnhardt, com entrada livre.

O lançamento será acompanhado de uma palestra e exposição de diversas armas originais dos sécs. XV, XVI e XVII dos portugueses e dos seus adversários, provenientes da colecção do autor.

A obra, editada pela Zéfiro, dá a conhecer impressionantes feitos heróicos dos portugueses nos Descobrimentos, bem como as armas então utilizadas por ambos os lados em combate.

Rainer Daehnhardt diz-nos: «A História de Portugal encontra-se repleta de actos de bravura e heroísmo que são demonstrados em situações que desafiam a lógica. O que tornou isso possível e com que armas se confrontou um tão escasso número de portugueses contra exércitos substancialmente superiores?»

«O estudo comparativo do armamento utilizado esclarece as razões pelas quais foram assumidos certos riscos. Porém, a superioridade das armas lusas não explica tudo. Sem dúvida que a razão principal reside na coragem, qualidade, fé e convicção dos homens que defendiam as suas vidas, bem como a sua lusa identidade.»

«Não houve outra nação a par da portuguesa que, com tão poucos homens, tivesse escrito páginas tão significativas na História da Humanidade.»

Alguns dos feitos históricos surpreendentes relatados neste livro:

• 600 portugueses defenderam a fortaleza de Diu num cerco de vários meses contra 70 galés turcas e um exército de terra de 23.000 homens. Após a perda de milhares de homens os turcos desistiram, considerando os portugueses invencíveis. No final do confronto restavam apenas 40 guerreiros portugueses capazes de lutar.

• Um piloto português veio da Índia para Portugal num pequeno barco a remos com uma só vela, tendo o Rei D. João III mandado queimar a minúscula embarcação para não constar que uma viagem destas fosse possível.

• Um português desafiou sozinho um exército turco de milhares de guerreiros para recuperar um capacete perdido que lhe tinha
sido emprestado.

• Cinco portugueses tomaram uma galé turca de 150 guerreiros.

• Dois portugueses defenderam um baluarte em ruínas contra 700 turcos, impedindo a sua tomada.

• 120 portugueses conquistaram uma fortaleza defendida por um exército de 50.000 guerreiros.

Sobre o Autor:
Rainer Daehnhardt é um reconhecido pesquisador, nascido a 7 de Dezembro de 1941 e é descendente de uma família de diplomatas e militares alemães radicados em Portugal desde 1706. Estudou na Alemanha e em Portugal, especializando-se no “estudo da evolução do Homem através da arma e sua utilização”. Presidente da Sociedade Portuguesa de Armas Antigas – Portuguese Academy of Antique Arms – desde 1972, representa Portugal em congressos internacionais. É membro da Rowland Society, da Gesellschaft für Historische Waffen und Kostümkunde de Berlim e da Arms and Armour Society de Londres. É membro honorário da ASAC (American Society of Arms Collectors), entidade máxima americana do género que em 25 anos de existência elegeu o autor como 3º membro honorário estrangeiro. Participou em dezenas de congressos internacionais de historiadores de armas antigas. Foi convidado por entidades governamentais norte-americanas para fazer uma série de conferências sobre a evolução da armaria, em diversos estados americanos, tendo discursado por exemplo no Smithsonian Institute de Washington, no Metropolitan Museum, Harvard, Nova Iorque e no Arizona Historical Society, Texas e Califórnia. É autor de dezenas de livros e centenas de artigos, na sua maioria ligados à armaria antiga, à História de Portugal ou à sua preocupação com a evolução da Humanidade. Na Zéfiro publicou as obras "Portugal Cristianíssimo – A Missão Templária nos Descobrimentos" e foi co-autor de "O Perdão dos Templários", "Portugal – A Missão que Falta Cumprir", "Segredos da Descoberta da Austrália pelos Portugueses" e "Codex Templi".

Nº de Páginas: 288
Formato: 16 x 23 cm
Capa: Semi-rígida
ISBN: 978-972-677-028-0
PVP: 19,90 €

Consultar o índice:
http://zefiro.pt/pdf/indice_homensespadasetomates2ed.pdf

Ler um excerto:
http://zefiro.pt/pdf/excerto_homensespadasetomates2ed.pdf

Para mais informações contacte: Alexandre Gabriel
Editor
tlm:(+351) 914 848 900
Email:agabriel@zefiro.p

Zéfiro - Edições e Actividades Culturais
Apartado 21 - 2711-953 Sintra
www.zefiro.pt

Sem comentários: