terça-feira, 1 de junho de 2010

Recorte - comunicação social



É necessário silêncio dentro dos estádios

FIFA e organização impõem-se contra vuvuzelas

O director executivo do comité organizador do Mundial, Danny Jordaan, e o Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke, pediram mais silêncio durante o campeonato, numa alusão às vuvuzelas.

O barulho provocado pelas cornetas já provocou a reclamação dos canais de televisão que consideram atrapalhar a transmissão televisiva e o trabalho dos comentadores.

Danny Jordaan anunciou que era preciso diminuir o volume e “mudar a cultura” dos habitantes, visto que aquele objecto é um símbolo dos adeptos sul-africanos. “Há muito barulho no estádio, e isso é um problema. Isso é um assunto a ser discutido e queremos ver hoje (quinta) à noite. Quando há anúncios importantes, quando o presidente fala, todos devem ser capazes de ouvir. Pedimos essa disciplina. Quando os hinos nacionais são tocados, as pessoas devem respeitar. Não podemos ter barulho nos hinos, referiu.

Esta quinta-feira realiza-se um jogo amigável, em Joanesburgo, entre a África do Sul e a Colômbia, que será um teste à reacção dos adeptos.

Jérôme Valcke também espera mais silêncio da parte dos adeptos mas não se referiu especificamente às vuvuzelas. Questionado se já tinha havido alguma reclamação, referiu que “houve na Taça das Confederações” e que é preciso “trabalhar nisso”.

Os organizadores pedem também aos espectadores que se desloquem ao estádio com antecedência para evitar a confusão em cima da hora.

in Correio da manhã

Sem comentários: