sexta-feira, 1 de maio de 2009

Informação útil

Tem Asma ou Rinite Alérgica?
Então cuide do ambiente que o rodeia!
Cláudia Pinto
"Quem sofre de asma ou de rinite alérgica deve sobretudo cuidar do seu ambiente, em casa, no trabalho ou nos demais locais que frequenta. Deve evitar o contacto maciço com os desencadeantes das crises, que muitas das vezes serão ácaros do pó, pólenes de plantas ou alimentos específicos".
Quem o afirma é o Dr. José Ferreira, Chefe do Serviço de Pneumologia dos Hospitais de Lisboa, em entrevista ao Jornal do Centro de Saúde. Saiba o que deve fazer para lidar melhor com estas doenças.
Qual a principal diferença entre asma e rinite alérgica?
A asma e a rinite alérgica não são comparáveis porque são doenças de órgãos diferentes. A asma é uma doença das vias respiratórias bronco pulmonares e a rinite alérgica, uma afecção do nariz e seus anexos. Preferia antes dizer que se tratam, em ambos os casos, de doenças de base inflamatória, e que, em muitos dos casos, a asma é também de origem alérgica. Na asma constatam-se crises intermitentes de dispneia, ou dificuldade em respirar, enquanto na rinite alérgica, há sintomas diversos relacionados com o agente causador da alergia, que consistem em espirros repetidos, obstrução nasal, com limitação do olfacto e voz nasalada, pingo do nariz, etc.
Que conselhos dá aos leitores que sejam portadores destas doenças, de forma a viverem com melhor qualidade de vida?
Quem sofre de asma ou de rinite alérgica deve sobretudo cuidar do seu ambiente, em casa, no trabalho ou nos demais locais que frequenta. Deve evitar o contacto maciço com os desencadeantes das crises, que muitas das vezes serão ácaros do pó, pólenes de plantas ou alimentos específicos. Importa também levar um estilo de vida saudável, praticando desporto com regularidade, não fumando e praticando as regras de higiene alimentar O que devem os asmáticos fazer para lidar melhor com a doença crónica?
A asma é uma doença cujos sintomas aparecem intermitentemente, e pode ser suavizada evitando as condições que a desencadeiam, pela prática desportiva regular, e também pelo uso cuidadoso de medicação adequada. Para tal, o diagnóstico da asma tem de incluir a avaliação funcional da respiração, e o cálculo do grau de gravidade da mesma, pela espirometria.
É verdade que a asma não tem cura?
A asma é uma mistura de situações, de causa e evolução diversa. Pode ou não ser de origem alérgica. Pode também ter ou não cura definitiva. Em regra, a asma alérgica persiste, porque a alergia se mantém ao longo da vida.
Mas na grande maioria dos casos, a asma fica controlada, e assim desprovida de sintomas, caso o seu portador cumpra as normas adequadas na sua prevenção e tratamento. Portanto, vale a pena seguir os preceitos e recomendações que estão consensualmente aceites para a abordagem desta doença. * in médicos de portugal

Sem comentários: