segunda-feira, 25 de maio de 2009

Nota à Comunicação Social

Reabilitação de habitações: muita parra e pouca uva.
O anúncio pela Câmara de Braga de que vai proceder à reabilitação de 97 fogos mereceria todo o apoio do Bloco de Esquerda, não fosse o caso de uma segunda leitura revelar o eleitoralismo de mais esta medida em fim de mandato.
Com efeito, o que vai acontecer em Junho próximo, é apenas a assinatura de um protocolo, ficando a reabilitação dos fogos por concluir até 2012, ou seja, por um longo período de três anos, o que é obviamente demasiado tempo para quem vive, como a Câmara reconhece, “em situação de grave carência habitacional”.
Por outro lado, as carências dos bairros sociais não se resolvem apenas com investimento na reabilitação das habitações, sendo necessária uma intervenção global e que responda às diferentes necessidades dos cidadãos. Com essa perspectiva, o Bloco de Esquerda propôs a inclusão no último PIDDAC (Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) de verbas para a promoção de uma operação integrada de reabilitação dos bairros sociais de Braga, fomentando a inclusão dos seus habitantes, através da educação, formação profissional e emprego, com a colaboração de mediadores culturais e outros profissionais da área social.
Para o Bloco, a reabilitação arquitectónica e urbanística, que vá além da pintura superficial, deveria também ser considerada, a par do estudo da hipótese de demolição dos bairros sociais e do realojamento dos seus residentes pela cidade, de forma não concentrada, prevenindo a formação de novos guetos exclusivos. PS, PSD e CDS votaram na Assembleia da República contra estas propostas do Bloco, sem apresentarem alternativas para a resolução do problema do avançado estado de degradação dos bairros sociais.
E é por estas razões que se exige menos hipocrisia e mais coerência ao PS e à direita, e se exige à Câmara mais ambição e determinação no que toca a políticas de índole social, como a requalificação agora anunciada e que é, afinal, “muita parra e pouca uva”.
João Delgado
Candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Braga

Sem comentários: