segunda-feira, 18 de maio de 2009

Comunicado - GDC

GRUPO DESPORTIVO DE CODESSOSO
Na sequência dos acontecimentos que se verificaram na Taça de Seniores +, de Celorico de Basto, e que levaram à desistência da competição do Grupo Desportivo de Codessoso, a Direcção reuniu de emergência e decidiu emitir uma nota à comunicação social, como forma de esclarecer toda a situação:
O Codessoso jogou 8 jogos no segundo período, sempre com cerca de 30 minutos de atraso, com alguns dos encontros a terminar perto da meia-noite, o que levava a que as pessoas da freguesia não fossem apoiar a sua equipa, pois não queriam estar expostas ao frio durante todo o jogo. O encontro ao ser marcado para o ultimo período, tinha como consequência directa o facto de encontrar os balneários sempre sujos, e ser apitado pelo árbitro mais fraco da equipa da arbitragem, uma vez que, o sistema era rotativo, com o adiantar da hora muitas vezes nem o tempo regulamentar respeitavam, pois nunca deram qualquer minuto de desconto nos jogos da nossa equipa.
Outra situação no mínimo estranha, era o excesso de zelo dos elementos da organização nos jogos do Codessoso, pois eram extremamente rigorosos com a identificação dos atletas, por vezes pediam a identificação ao nosso jogador mais velho da equipa Sr. Alfredinho que tem mais de cinquenta anos. O curioso é que este comportamento não se verificava com as outras equipas, onde muitos jogadores nem identificação levavam e jogavam sempre sem qualquer problema.
Como é do conhecimento público todas as equipas da competição inscreveram jogadores de outras freguesias, tal como o Codessoso. Sendo certo que, há jogadores que foram convidados pessoalmente e outros por interposta pessoa, isto é, através de outros jogadores, amigos ou conhecidos, a quem foi explicado o limite mínimo da idade dos 35 anos.
Como toda a gente sabe, o Bilhete de Identidade é um documento pessoal e intransmissível, logo os Directores do clube apenas pediram a fotocópia do BI, documento aceite na inscrição dos jogadores pela Organização da Taça dos Veteranos. Acontece que, após análise dos documentos de identificação, todos os atletas inscritos pelo Codessoso, têm mais de 35 anos, aliás, é a equipa mais veterana da prova, com alguns jogadores a rondar os 60 anos, informação que a Organização pode confirmar pelos documentos entregues.
Perante estas circunstâncias, é com enorme surpresa que a Organização da Taça Seniores levanta o problema da hipotética “irregularidade” na inscrição de um atleta do GDC, um jogador que apenas jogou uns minutos, porque nunca mais apareceu aos jogos, desconhecendo-se o seu paradeiro. Por outro lado, o clube não lhe pode exigir nada, porque os jogadores apenas jogam por lazer e não ganham dinheiro, não tendo o clube qualquer legitimidade para exigir a sua presença ou para duvidar da sua boa-fé.
O argumento que poderá estar relacionado com tudo que foi despoletado, se deve ao facto do GDC ter permanecido durante alguns jogos na liderança da competição, o que gerou um mau estar em algumas das outras equipas que estavam habituadas a ter as coisas mais facilitadas, o que levaram a fazer denúncias gratuitas à Organização.
Mais, houve outras denúncias de situações muito mais graves de irregularidades, onde jogaram jogadores sem a idade (inclusivamente na 1ª edição da competição), atestados por documentos autenticados que não correspondem à informação vertida nos documentos oficiais.
Pergunta-se, onde está o rigor, transparência e isenção da actuação dos membros da Organização?
Alguém conhece alguma decisão, quem foi punido?
A decisão de punir o GDC com três derrotas e consequente perda de ponto, sem nunca ter ouvido os seus Dirigentes, vai abrir um grave precedente para o futuro, pois a reboque duma simples denuncia a entidade responsável pela organização do evento pode punir uma equipa, sem esta ter a possibilidade de apresentar a sua defesa e/ou esclarecer a situação, numa clara violação do principio do contraditório, coarctando desta forma ao “infractor” a sua defesa, principio estruturante num estado de direito democrático.
A Direcção do GDC, sempre esteve empenhada em colaborar com a Organização, para que a competição decorresse num ambiente de correcção, fair-play, desportivismo e no estrito cumprimento dos Regulamentos de Taça, mas ficou bem evidente a falta de isenção e imparcialidade da entidade organizadora.
Face a estas circunstâncias que consideram graves e atentatórias à honestidade, honorabilidade e bom nome dos seus Dirigentes, a Direcção do G. d. Codessoso, deliberou que o clube não vai participar na próxima edição da Taça dos Seniores + de Celorico de Basto.
O Presidente da Direcção

2 comentários:

In adepto de futebol disse...

Afinal a montanha pariu um rato, tanta poeira no ar e os Dirigentes do GDC, não tem qualquer responsabilidade nesta matéria.
É pena os Srs. do Pelouro do Desporto na terem a dignidade de receber as pessoas para esclarecer a situação no momento e local próprios...

amigos da onça disse...

Pior, foi que parece que um dirigente do GDC depois de saber da denuncia dos "Amigos de Moreira" que em campo não ganharam diga-se de passagem. informou a organização que não tinha qualquer contacto com o visado e nem sabia a sua idade e morada, porque o mesmo tal como mais tres atletas deixaram de aparecer por motivos pessoais e por lesões.
A organização disse que o problema acabava ali e que devido ao afastamento do atleta ainda era melhor para evitar mais confusão, foi então questionado pelo dirigento GDC que se a organização tivesse duvidas para averiguar logo e se tivesse que haver castigos que os fizesse de imediato quer em relação ao GDC ou outras equipas (Gandarela), para vem da verdade desportiva, foi dito novamente por eles que não iam andar armados em policias e que estava tudo esclarecido.
Deixaram andar para ver o que dava e na ultima jornada fizeram esta palhaçada que já todos sabem, andaram os atetas e direcção do GDC a gastar dinheiro desnecessário, perder tempo e apanhar frio para esta falta de respeito e ainda pior é a situação do Guarda redes -35 do Gandarela que fez os jogos todos e nada apanharam e questionada a organização a mesma informou que a situação do gandarela era um caso de policia, porque um suposto advogado atestou a fotocopia de um BI falsificada,isto é obra por ser crime passaram impunes e a rirem-se da cara da patos dos meninos do pelouro da cultura....