sexta-feira, 10 de abril de 2009

Recortes - comunicação social

Estudo
Internet bate televisão em Junho de 2010
por MARINA MARQUES Os europeus vão gastar 14,2 horas por semana na Internet, um aumento de três horas em relação ao previsto para este ano. Pela primeira vez a televisão passa para segundo plano, mantendo as mesmas 11,5 horas de consumo atingidas em 2007.
ááNinguém tem dúvidas de que a Internet veio alterar de forma significativa muitos dos hábitos da sociedade europeia. Mas o que se calhar poucos esperariam é que, já a partir de Junho do próximo ano, a Internet venha a ultrapassar a televisão como o meio de comunicação mais utilizado na Europa. Mas é essa a previsão revelada na quarta-feira pela Microsoft, caso se mantenha a tendência de consumo dos últimos cinco anos.
Com o título Europe Logs on: Internet Trends of Today and Tomorrow, o documento estima que o consumo médio de Internet atinja as 14,2 horas por semana, ou seja, cerca de 2,5 dias por mês, enquanto que o tempo passado em frente à televisão seja de 11,5 horas por semana, cerca de dois dias por mês.No entanto, o estudo realça o facto de esta tendência não significar o declínio da televisão. A expansão da banda larga fez com que as emissões de televisão chegassem também aos computadores e aos telemóveis, permitindo que cada um escolha o seu ecrã.Aliás, o relatório refere que o computador é cada vez mais o ecrã favorito dos europeus, tanto para aceder a conteúdos como para ver televisão em directo ou programas gravados. De acordo com o estudo, na faixa etária dos 18 aos 24 anos, 42% utilizam o computador como único ecrã e um em cada sete jovens não vê qualquer programa em directo na televisão.
Mas o reinado do computador deverá ser breve, anuncia o documento. "Nos próximos cinco anos, o uso da Internet nos computadores vai descer dos actuais 95% para apenas 50% à medida que outras possibilidades, como a IPTV, as consolas dos jogos e os telemóveis, se tornem mais populares".Apesar de apenas 6% dos europeus acederem a vídeos através do telemóvel, em 2008, a Microsoft prevê que este negócio represente mais de 521 milhões de euros dentro de cinco anos.
Em média, cerca de metade dos europeus tem ligação à Internet, mas a diferença varia bastante entre os países nórdicos e o Sul da Europa. Portugal é um dos países onde a penetração é mais baixa, mas conta já com cerca de quatro milhões de internautas que passam 34% do seu tempo na Internet, mais do que a ler material impresso, a jogar ou a ver filmes offline.
Tags: TV & Media, media * in dn tv & media

Sem comentários: