sexta-feira, 3 de abril de 2009

Nota à Comunicação Social

Limitação da pesca desportiva na albufeira do Alto Rabagão
A propósito da publicação da Portaria nº 308/2009, de 25 de Março, relativa à limitação da pesca desportiva na albufeira do Alto Rabagão (Pisões), o Núcleo de Vieira do Minho do Bloco de Esquerda manifesta o seu veemente repúdio com o conteúdo desse diploma legal, por considerar que tal limitação visa proteger exclusivamente os interesses da empresa Quinta do Salmão. Com esta portaria ficam, por outro lado, prejudicados o interesse público e a biodiversidade da albufeira, os interesses de milhares de pescadores e os interesses do comércio local.
A portaria agora publicada visa apenas e tão só acautelar e defender "os direitos legítimos do proprietário da truticultura" como refere o texto. Contudo, o Secretário de Estado deste governo PS esqueceu que, ao permitir a captura com redes ao proprietário da truticultura e proibir os pescadores de pescarem ao currico com pequenas embarcações, obrigando todos a disputa de espaço nas margens, optou pelo facilitismo e comprou a revolta de inúmeros pescadores, que escolhem as margens da albufeira para gozar momentos inesquecíveis de desporto e lazer.
Criar legislação visando permitir a um comerciante privado capturar peixe, que supostamente lhe pertence, lesando o interesse público, só lembra a quem se move por interesses obscuros. Convém referir que a truta arco-íris existe há muitos anos na albufeira, não sendo possível destrinçar entre uma cujo habitat é a albufeira e outra cuja proveniência são as redes de uma qualquer truticultura. O Bloco de Esquerda assegura que não desistirá enquanto não for clarificada esta questão, tendo intenção de solicitar com urgência esclarecimentos ao Ministério da Agricultura e Pescas.
Núcleo de Vieira do Minho do Bloco de Esquerda
31 de Março de 2009

Sem comentários: