domingo, 10 de fevereiro de 2008

Notícias da região

Barragem de Fridão

Está entre as dez mais prioritárias, e aparece mencionada no Programa Nacional de Barragens. Não se sabe porque motivo foi escolhido o nome de Fridão, podia muito bem, ser a barragem de Codessoso por ser o nome da freguesia onde se situa, e fazer parte da outra margem. Ou ainda, á imagem de Crestuma/Lever podiam também ter dividido o nome e ficar, Barragem Fridão/Codessoso que seria a denominação mais justa.

Mas o que é certo é que, o nome é Fridão e não há mais nada a fazer, mesmo assim, o Presidente da Câmara Amarante está contra a barragem este projecto, que será construída a 12 quilómetros a montante da cidade e que, na sua opinião, vai deixar a cidade no meio de duas barragens e de um lago de águas paradas.

Ouvido pela TSF, Armindo Abreu lembrou que a cidade ficaria no meio das barragens de Torrão e do Fridão e que a qualidade de água que chegaria a Amarante seria bastante pior que a actual, uma vez que as barragens degradam a qualidade da água. «Se tivéssemos a cota 65 na barragem do Fridão e se ela a jusante já está muito má com os fenómenos conhecidos de atrofização então ficaríamos no centro da cidade com um lago pestilento, isto para além do desequilíbrio estético e da harmonia que temos e que terminaria» acrescentou.

Em relação aos números adiantados a Barragem terá uma bacia com cerca 2.630 Km2 área, a capacidade da albufeira será 195 HM3, e a energia produzida de 299 GWH/ano, portanto entre as dez Barragens que estão para ser construídas esta será a segunda que vai produzir mais energia por ano, á frente desta só a do Tua com 340 GWH/ano.

Em relação aos autarcas que ficam a montante da Barragem, ainda não se conhece nenhuma declaração á comunicação social, ou uma posição pública definida. Em Codessoso a opinião pública é unânime; desvantagens conhecem-se poucas, a não ser o nome da Barragem que desagrada á população.

Relativamente às vantagens, são ainda indefinidas embora se saiba que a construírem a referida Barragem, poderá ser positivo, pelo facto de criar trabalho na sua construção. Após a construção atrairá certamente mais gente a esta Freguesia, que sofre um pouco com o fenómeno da desertificação do interior.

Sem comentários: