domingo, 3 de fevereiro de 2008

Curiosidades

Origem do Carnaval
O Carnaval originário tem início nos cultos agrários da Grécia, de 605 a 527 A.C. Com o surgimento da agricultura, os homens passaram a comemorar a fertilidade e produtividade do solo. O Carnaval Pagão começa quando Pisistráto oficializa o culto a Dioniso na Grécia, no século VII A.C. e, termina, quando a Igreja Católica adopta a festa em 590 D.C. O primeiro foco de concentração carnavalesca localizava-se no Egipto. A festa era nada mais que dança e cantoria em volta de fogueiras.
Os foliões usavam máscaras e disfarces simbolizando a inexistência de classes sociais. Depois, a tradição espalhou-se por Grécia e Roma, entre o século VII A.C. e VI D.C.A separação da sociedade em classes fazia com que houvesse a necessidade de válvulas de escape. É nessa época que sexo e bebidas se fazem presentes na festa. Em seguida, o Carnaval chega a Veneza para, então, se espalhar pelo mundo. Diz-se que foi lá que a festa tomou as características actuais: máscaras, fantasias, carros alegóricos, desfiles... O Carnaval Cristão passa a existir quando a Igreja Católica oficializa a festa, em 590 D.C. Antes, a instituição condenava a festa por seu caráter "pecaminoso". No entanto, as autoridades eclesiásticas da época se viram num beco sem saída. Não era mais possível proibir o Carnaval. Foi então que houve a imposição de cerimónias oficiais sérias para conter a libertinagem. Mas esse tipo de festa batia de frente com a principal característica do Carnaval: o riso, abrincadeira... É só em 1545, no Concílio de Trento, que o Carnaval é reconhecido como uma manifestação popular de rua. Em 1582, o Papa Gregório XIII transforma o Calendário Juliano em Gregoriano e estabelece as datas do Carnaval.
O motivo da mobilidade da data é não coincidir com a Páscoa Católica, que não pode ter data fixa para não coincidir com a Páscoa dos judeus. O cálculo é um pouco complexo. Determina-se o equinócio da primavera, que ocorre entra os dias 21 e 22 de Março no hemisfério norte. Observando a lua nova que antecede o equinócio, o primeiro domingo após o 14º dia de lua nova é o domingo de Páscoa.
Como o primeiro dia da lua nova, antes de 21 de Março, é entre 08 de Março e 05 de Abril, a Páscoa só pode ser entre 22 de Março e 25 de Abril. O domingo de Carnaval é sempre no 7º domingo que antecede ao domingo de Páscoa.
O Carnaval brasileiro surge em 1723, com a chegada de portugueses das Ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. A principal diversão dos foliões era jogar água nos outros. O primeiro registro de baile é de 1840. Em 1855 surgiram os primeiros grandes clubes carnavalescos, precursores das actuais escolas de samba.
No início século XX, já havia diversos cordões e blocos, que desfilavam pela cidade durante o Carnaval. A primeira Escola de samba foi fundada em 1928 no bairro do Estácio que se chamava Deixa Falar. A partir de então, outras foram surgindo até chegarmos à grande festa que vemos hoje. Fonte: Celolinha´s stuff

1 comentário:

Anónimo disse...

Pensamento do Dia!!!

Sabias que uma cuequinha fio dental é como uma vedação de arame farpado?·
" Protege a propriedade sem tapar as maravilhas da paisagem!!!"