quinta-feira, 3 de abril de 2008

Linha do Tâmega - Resenha Histórica

Com início na Livrarão, a Linha do Tâmega só começou a ser construída em Março de 1905 pelos aminhos-de-ferro do Estado – Companhia do Minho e Douro (CFE-MD).Após grande polémica quanto à definição do traçado e a quantidade de empresas interessadas na sua construção, só em 1908, quando começam os estudos de organização do Plano das linhas a norte do Mondego, aprovado em 1900, se classificou definitivamente esta linha como complementar da Linha do Douro:-em via reduzida (1,00 m), entre Livração, Amarante e Cavez, pela margem direita do rio Tâmega, entroncando naquela última localidade com a Linha de Guimarães a Chaves (a linha de Guimarães chegou apenas a Fafe).O primeiro troço, entre Livração e Amarante, é inaugurado em 20 de Março de 1909. Só mais tarde, na Lei de 03-04-1913, o Fundo Especial dos CFE previu satisfazer a construção da linha, para além de Amarante o que nada resolveu.Em 1916 novo impulso é dado, mas os trabalhos de construção dos 5 km de linha, entre Amarante e Gatão só terminaram com a inauguração a 23-10-1921.Mais cinco anos se gastaram para construir o troço entre Gatão e Chapa (5km) aberto à exploração em 22-11-1926.Em 1927 a CP toma de arrendamento as linhas do CFE e subarrenda a do Tâmega à Companhia de Caminhos de Ferro do Norte de Portugal (NP).De Chapa a Celorico de Basto demorou o comboio a chegar seis anos (20-03-1932), de nada valendo o empenho de Elvino de Brito e Paçô Vieira.Em 21-12-1933 era aprovado o projecto entre Celorico de Basto e Arco de Baúlhe. Mas em 15-05-1941 a Comissão Administrativa da NP nomeada pelo Governo em 05-08-1933 devido à grave crise ferroviária desta década, mandava suspender a exploração em todo o percurso, apesar de estarem feitos trabalhos de terraplanagem e quase construído o viaduto de Matamá. Em 1947 esta linha passa a fazer parte da rede ferroviária nacional explorada apenas pela CP. O comboio chega finalmente a Arco de Baúlhe em 15 de Janeiro de 1949.Em 01-01-1990 o troço Amarante a Arco de Baúlhe foi encerrado.

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