terça-feira, 29 de abril de 2008

A importância dos Parques Naturais

Parques Naturais
“Os parques naturais surgem como a exaltação do mundo rural, procurando promover valores locais, da natureza, da paisagem, da comunidade. Harmonia do prado, da mata, do campo, dos caminhos, harmonia também de casas, quintas, hortas; certas paisagens que justificam a criação dum parque ou reserva são e serão obra de gerações de camponeses.”
Objectivos dos Parques Naturais
Desenvolvimento rural
No âmbito do desenvolvimento rural os parques naturais podem constituir incentivo por excelência para as actividades económicas tradicionais, estreitamente dependentes do ecossistema que se formou de acordo com a acção secular do homem sobre os ecossistemas naturais, possam tornar-se mais rentáveis e competitivas com a economia das regiões facilmente mecanizáveis e industrializadas. A possibilidade de concorrência por parte de certos tipos de economias rurais e tradicionais está na produção em qualidade que beneficia cada vez mais do apreço de amplos sectores de consumo, por oposição à produção industrial em quantidade. Esta óptica não é evidentemente possível de estender-se igualmente a todo o território e, mesmo no âmbito dos parques naturais, varia de região para região com as potencialidades que cada um apresenta.
Artesanato, artes e tradições populares
O artesanato representa o engenho e a arte das populações na utilização dos materiais da região para a confecção de utensílios ou produtos de que necessita. O artesanato é trabalho, e trabalho criativo, na medida em que exige do artesão imaginação e sentido estético, fruto do conhecimento empírico transmitido de geração em geração e acrescido sucessivamente de novas contribuições. Os parques naturais são também dinamizadores do artesanato; criando escolas e fomentando novas oficinas, abrindo exposições -vendas para os produtos e incentivando a criação de novas formas dde imaginação dos artesãos terá que produzir. É preciso um intenso e contínuo trabalho de recuperação das diferentes formas de cultura, tradição e artes populares, e os parques naturais podem ser os domínios territoriais por excelência para iniciar essa actividade.
Protecção e recuperação do património arquitectónico
Os parques são estabelecidos no geral em regiões onde se mantêm bastantes características do habitat tradicional, nomeadamente quanto à arquitectura, que é um dos valores mais relevantes da cultura das comunidades, pois traduz não só a forma de utilização dos materiais como a adaptação do espaço habitado às condições de clima e à concepção tradicional da vida familiar. Protecção da natureza e do equilíbrio ecológico
Os objectivos dos parques naturais incluem também a protecção à natureza
Pois um parque só será estabelecido numa região onde os valores biológicos ainda justifiquem as medidas especiais de salva guarda. Embora a protecção da Natureza não adquira o carácter predominante que tem nos parques nacionais, ela é uma preocupação fundamental nos parques naturais. Os parques são locais privilegiados de estudo e investigação nos diferentes domínios da Natureza e da ecologia, competindo-lhes promover que esses estudos sirvam para apuramento de metodologia generalizada a todo o território. Assim a fauna e a flora, os recursos hídricos e termais, os fenómenos geológicos e pedológicos, a pré-história, devem ser conhecidos e divulgados, atraindo a colaboração dos organismos especializados e recorrendo aos especialistas e às Universidades que terão nos parques naturais as melhores possibilidades de ligação do ensino com a prática em campo. Consoante os valores mais característicos e importantes de cada parque, são de prever Centros de Acolhimento onde se possam albergar grupos de estudiosos, e centros de estudo e reflexão, onde as diversas especialidades se debruçam em diálogo. Mas é sobretudo da colaboração da população local que deverá resultar a acção positiva e eficaz da protecção da natureza.
Animação sócio-cultural e desportiva
Os parques naturais são, como se disse, instrumentos de revitalização de certas regiões particularmente importantes quanto ao equilíbrio homem-natureza, mas cuja economia, em muitos casos, entrou em regressão por dificuldades de concorrência com outras economias de mais fácil e rentável evolução, e que por consequência estagnaram também sob os aspectos social e cultural. Aos parques naturais cabe assim em colaboração com organismos culturais e de assistência social, dinamizar de novo a vida comunitária nessas regiões, o que se pretende com os problemas do artesanato e artes populares, já anteriormente focados. Sob o aspecto desportivo, os parques são áreas qualificadas por excelência para a promoção de recreio e desporto de ar livre: hipismo, montanhismo, marcha, campismo, canoagem, pesca, etc.
.
Por: Sandra Brás

Sem comentários: