sexta-feira, 13 de junho de 2008

Resenha histórica de Codessoso

Cont. do mês anterior
Ora, como vimos atrás, tal situação não se aplicava ao Couto de Codeçoso apesar de esta propriedade ter deixado de ser da família dos Sousãos e passado a pertencer, provavelmente por doação, ao Mosteiro de Telões. Por isso, apesar da inexistência de documentos que o confirmem, inclino-me a pensar para que este território teria havido uma carta de couto (o diploma régio que consagrava os privilégios e imunidades do couto) concedida pelo monarca ao próprio D. Gonçalo Mendes de Sousa ou então a um seu antepassado, porquanto esta família possuía, já anteriormente a meados do século XI, numerosíssimas propriedades nesta região. É este facto que determina o seu estatuto jurídico, que perdurou até aos anos trinta do século XIX, data em que, sendo um minúsculo município com apenas centena e meia de fogos, é extinto para dar lugar aos grandes e actuais concelhos de Amarante e de Celorico de Basto.
Apesar do que ficou dita até agora, constata-se historicamente que a posse e jurisdição do Couto de Codeçoso pelo Mosteiro de Telões não foi sempre uma questão de todo pacifica e, variadas vezes, os respectivos Abades tiveram de recorrer aos monarcas a fim de estes confirmarem a jurisdição e os privilégios do couto, os quais publicavam cartas de confirmação, como aconteceu com D. Duarte em 1434. Outras vezes, a solução foi o recurso à Justiça contra aqueles que lhes tentavam usurpar os seus direitos, como se verificará mais adiante.
Devo abrir aqui um parêntese para dizer que, a partir de agora, sempre que me referir a este couto o designarei pelo nome por que é mencionado, em cada época, nos documentos: umas vezes, Couto de Codeçoso, outras vezes, Couto de Codeçoso e Aboim ou Couto de Aboim e Codeçoso, e, por último, Concelho de Aboim e Codeçoso.
Couto das Tábuas Vermelhas de Nossa Senhora da Oliveira
Em 1474, reinava em Portugal D. Afonso V, o cónego João de Barros anexou a Igreja de Telões à Real Colegiada da Nossa Senhora da Oliveira, de Guimarães, autorizado por breve do Papa Sixto IV e confirmado pelo Arcebispo de Braga D. Luís, no ano seguinte. Desta maneira, a Igreja de Telões, as suas propriedades, incluindo o Couto de Codeçoso, e as suas capelas anexas de Aboim e Codeçoso, passaram a integrar o património da dita Colegiada, cujo Cabido passou a apresentar o reitor da paróquia de Telões (e, mais tarde, os curas das paroquias de Aboim e de Codeçoso) e a nomear o juiz e demais oficiais do Couto.5
Desde os alvores da Nacionalidade que a Colegiada de Guimarães, erigida entre as cinzas do anterior mosteiro duplex, fundado e dotado pela Condessa Mumadona (séc. X), concitou a protecção dos primeiros monarcas portugueses, sendo certo que D. Afonso Henriques foi padroeiro. Protector e benfeitor desta igreja, tendo-lhe concedido amplos privilégios, isenções e liberdades, os quais eram extensivos aos seus priores, cónegos e demais servidores. Sucessivos monarcas, reconhecendo à Colegiada o direito dela conceder os referidos privilégios aos caseiros das suas terras, publicaram cartas e alvarás advertindo todas as autoridades do reino que respeitassem cumprissem e fizessem cumprir os mesmos privilégios.
.
Cont. no próximo mês

3 comentários:

Anónimo disse...

A minha freguesia está sempre na mesma????????'''

Anónimo disse...

????

Anónimo disse...

Oi pessoal. ola a todos!
Fantastico receber surpresas com carga positiva e q deixam na face um sorriso e no coraçao a alegria... me explicando melhor;
A vida tem momentos diversos e atraves das experiencias vamos obtendo novas memorias pa relembrar, especialmente o q faz sorrir... e assim dessa mesma forma me volto para o passado recente com satisfaçao... em CODESSOSO tive uma das melhores fases de minha existencia. de tal modo q convivi com gente humilde. gente agradavel das quais retiro um balanço muito positivo com optimas vitorias, n apenas a nivel desportivo mas sim tambem pessoais pelas amizades criadas.
Adorei, mas ainda melhor e onde menos se espera e quando mais se precisa e essas pessoas confirmam suas presenças erguendo escritas afim de fazer perceber q n estamos eskecidos e nos apoiam com garra e alma mesmo n representando a mesma ekipa... devo dizer q isso motiva, levanta o ego, moraliza, incentiva e totalmente apreciavel... faz sentir q nada foi em vao, e se percebe q a distancia pode ser kebrada com um simples gesto subtil... gostei e manifesto meu agrado e contentamento, a força necessariia foi constituida por vos para ter no final somado uma vitoria importante numa nova etapa... obrigado a essas gentes q tenho em bem no peito, foram excepcionais ao estar presentes... apareçam mais vezes, porque alem de importantes tambem trazem ALEGRIAS... abraços do neguinho, bumbo, castanho, preto... etc etc!
kUkEs KuKeS lol