sexta-feira, 27 de junho de 2008

Algumas curiosidades

ÓSCAR
Prémio atribuído anualmente pela Academia de Artes e Ciências do Cinema de Hollywood para galardoar os melhores filmeS, actores, realizadores, etc. É representado por uma estatueta de metal dourado, com 34 cms de altura, desenhada por Cedric Gibbons e executada pelo escultor George Stanley em 1929.
Os Óscares foram concebidos pela 1ª vez em 1929. A estatueta que ainda não tinha nome, passou assim a ser denominada porque a bibliotecária a Academia, Margaret Herrick, quando a viu, disse: «Parece mesmo o meu tio Óscar».
POR QUE É QUE AS GALINHAS PÕEM OVOS BRANCOS E BEJES?
O que determina a cor dos ovos é a raça da galinha. Branco puro, beje claro ou beje escuro são determinados por um pigmento na parte externa da casca e não interfere no sabor, nem no valor nutricional do alimento.
OS SALTOS ALTOS
Os saltos de calçado apareceram na Pérsia. Eram, a princípio, pedaços de madeira destinados a levantar o pé, a fim de o furtar ao calor dos areais. Os primeiros saltos, iguais para homens e mulheres, não passavam de 4 centímetros. Com o rodar do tempo chegaram a atingir alturas desconformes. Da Pérsia passaram a Veneza, tornando-se então mais luxuosos. E adornavam-nos por vezes, com pedras preciosas. A altura indicava a condição dos que os usavam.
COR DAS JOANINHAS INDICA CUIDADO!
A coloração vermelha com pintinhas pretas carregadas nas “costas” das joaninhas, que tanto agrada à visão humana, é na verdade um aviso aos pássaros, seus inimigos naturais, que diz “mantenha distância, temos um gosto muito ruim”. Esses insectos, chamados de Coleópteros coccinelídeos, além de bonitinhos, são extremamente benéficos ao homem, pois se alimentam de pulgões, bichos que sugam a seiva das plantas podendo causar sérios prejuízos a elas.

Sem comentários: