quinta-feira, 12 de junho de 2008

Actualidade

Os portugueses são dos europeus que mais desvalorizam as questões políticas, segundo um estudo que aponta um profundo desconhecimento dos nossos jovens face à vida política do país. A este assunto se referiu o Presidente da republica Prof. Cavaco e Silva na cerimonia de comemoração do 25 de Abril, que referiu que existe um forte desinteresse dos jovens portugueses sobre as questões politicas do pais e o que levou o Chefe de Estado a pedir uma “reflexão séria” sobre o assunto.
A fraca participação política poderá estar associada à insatisfação do regime político, ao sentimento geral de insatisfação pelo estado da politica em Portugal e da exigência de reformas radicais. Segundo o estudo há jovens portugueses que desconhecem que o governo goza de maioria absoluta.
Os jovens estão mais virados para as participações em actividades que lhes diga mais respeito no dia-a-dia, como os problemas de protecção do meio ambiente. Segundo a avaliação em causa os jovens não se identificam com nas categorias de esquerda e direita, apesar de tenderem para a direita.
A justificação para este fenómeno, poderá estar associada ao fraco grau de instrução, descrença na classe política, baixa confiança interpessoal, condicionalismos impostos pelas ideologias dos partidos políticos.
Com este estado de coisas, não existirá em Portugal um défice de democraticidade?

1 comentário:

Anónimo disse...

O desinteresse dos portugueses pela vida politica do país, deve-se ao facto da vida difícil que todos nós vivemos. A crise do desemprego, más condições de vida, baixos salários, a falta de distribuição da riqueza, o elitismo da classe politica, etc...

As pessoas já não acreditam em milagres, cada dia que passa isto fica pior...