segunda-feira, 10 de março de 2008

Pontos de interesse

Ponte do Lourido


A actual ponte, construída por volta de 1926/27, não é a primitiva. Tem um comprimento de 55 metros e 2,5 metros de largura. A anterior era mais estreita e terá sido construída nos finais do séc. XIX e foi cortada numa das margens pelos “Galinhas” de Codessoso a mando da tropa de Amarante… por receio que os de Vila Real por ali passassem.

Em Portugal estão identificadas seis pontes de arame situadas no norte do País, incluindo uma no concelho vizinho de Ribeira de Pena, que se tornou num ex-libris, depois de uma profunda intervenção de reabilitação e reforço.Naturalmente e devido às características dos materiais que a constituem, é uma estrutura particularmente sensível à acção dos agentes atmosféricos, pelo que na ausência de uma manutenção adequada a sua degradação evolui rapidamente, pondo em causa a segurança de pessoas e bens.
Sabemos que o Município de Celorico de Basto está preocupado com o estado de conservação da Ponte de Arame de Lourido, pelo que a sua recuperação é uma obra mencionada no Orçamento e no Plano Plurianual de Investimentos de 2007, no sentido de continuar firme e permitir o intercâmbio entre as duas margens do rio Tâmega.
In celoricodigital.blogspot.com

6 comentários:

AgenteAlves disse...

É a Ponte de arame de Lourido.
Esperemos que tenha obras em breve, pois da ultima vez que la fui estava bastante degradada.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Espero é que as entidades públicas com responsabilidade pela preservação e conservação do património, nomeadamente, as Câmaras Municipais de Celorico de basto e Amarante, estejam suficientemente sensibilizadas para a necessidade de proteger este legado deixado pelos nossos antepassados.

Anónimo disse...

Penso que as instituições locais (Juntas de Freguesia) devem fazer pressão nas Câmaras para proceder ás obras de conservação, porque este patromónio é único na região de Basto e Amarante. E o povo de Lourido também deve ter uma palavra da dizer sobre isto...

Anónimo disse...

somos nós os de codessoso que temos que falar da ponte de arame o pessoal de lourido apesar de pouco nunca se pronuncia porquê?

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente com o último comentário, as pessoas de Lourido mantém um silêncio inexplicável. O encerramento da Linha Vale do Tâmega, prejudicou muito as pessoas deste lugar, pois ficaram sem qualquer tipo de transportes ferroviários à porta. Quando as pessoas de Codessoso se manifestaram contra o encerramento da linha juntaram-se a nós na luta contra a CP, Câmaras Municipais e Empresa Mondinense. Agora essa vitalidade e capacidade reivindicativa está a esvanecer não sei porquê, pois se a ponte não for recuperada acabará por ruir deixando ainda mais aquela gente isolada, pois continua a manter laços de proximidade muito importantes, inclusivamente há pessoas que casaram em Rebordelo.

Deixo aqui um alerta...

Anónimo disse...

Infelizmente o eleitorado em lourido é pequeno se assim nao fosse o nosso querido presidente da camara ja tinha restaurado a ponte. E assim são estes os que mandam no concelho.