segunda-feira, 10 de março de 2008

Notícias do concelho

A Câmara de Celorico de Basto propõe ao governo que seja mantido o Serviço de Apoio Permanente até que seja construído o novo hospital de Amarante, executada a via rápida do Vale do Tâmega e concretizado o nó de ligação da Lameira à A7.A Câmara Municipal de Celorico de Basto vai apresentar uma nova proposta à Administração Regional de Saúde Norte para que se proceda à requalificação dos Serviços do Centro de Saúde de Celorico de Basto e a sua “consulta aberta” para dar resposta aos casos agudos não programáveis, das 08h00 às 24h00, todos os dias úteis, em regime de presença física com apoio de médico, enfermeiro, auxiliar e administrativo.
A proposta para a manutenção do Serviço de Atendimento Permanente foi levada a reunião de Câmara pelo presidente, Albertino Mota e Silva, que mantém a sua oposição ao encerramento do Serviço de Apoio Permanente. “Não está esta Câmara Municipal de acordo com o encerramento da urgência no Centro de Saúde enquanto se não verificar na prática a eficácia do sistema alternativo. Quaisquer acordos que se façam, deixam ficar a dúvida quanto ao seu cumprimento.
Nem sequer estamos de acordo com o encerramento dos internamentos no Centro de Saúde de Celorico de Basto, para o que não fomos tidos nem havidos”, sustenta o edil, acrescentando que a “Câmara Municipal propôs o pagamento dos valores necessários para manter a presença física do médico em vez do regime de chamada proposto pela ARS”.Albertino Mota e Silva lamenta, ainda, que o anterior protocolo proposto pela Câmara Municipal e as negociações havidas de boa fé não tenham conduzido a resultados satisfatórios e sublinha a falta de confiança nos agentes políticos. “A nossa experiência, até ao momento, tem sido negativa no que diz respeito à celebração de protocolos com o Estado.
Os protocolos ou acordos verbais ou escritos não têm sido cumpridos pelo Estado, como é o caso da construção da Via do Tâmega e do Nó de ligação à A7”, observou. A autarquia pretende também que o internamento do Centro de Saúde de Celorico de Basto seja destinado a doentes de Celorico e Mondim de Basto em regime de curta, média e longa duração, ficando para a rede de cuidados continuados exclusivamente as camas não necessárias à população.
.
In Expresso de Felgueiras

1 comentário:

AgenteAlves disse...

É de louvar esta posição do executivo de Camara Municipal, e julgo ser de acordo com a posição da população em geral.

Cumprimentos.