segunda-feira, 10 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
MARCOS DE UM PERCURSO
EM PORTUGAL
1822 - Primeira Constituição Liberal. Tanto esta Constituição como as seguintes afirmam. que a lei é igual para todos, sem referência especial às mulheres.
NO MUNDO
1691 -Estados Unidos As mulheres votam no Estado do Massachussetts. Perdem este direito em 1789.
1788 - França Condorcet, filósofo e homem político francês, reclama para as mulheres o direito à educação, à participação na vida política e ao acesso ao emprego.
1792 - Reino UnidoMary Wollstpnecraft pioneira da acção feminista, publica uma vindicta das Mulheres.
1840 - Estados Unidos - Lucrécia Mott lança as bases de Equal Rights Association pedindo a igualdade de direitos para as mulheres e para os negros.
1857 - Estados Unidos No dia 8 de Março, em Nova Iorque, greve das opcrárias têxteis para obter a igualdade de salários e a redução das horas dc trabalho, para 10 horas por dia.
1859 - Rússia Aparecimento de um movimento feminino em St. Pctersburgo para a emancipação da mulher.
1862 - Suécia As mulheres votam nas eleições municipais.
1865 - Alemanha Louise Otto funda a Associação Geral das Mulheres AIemãs.
1866 - Reino Unido John Stuart MIII, filósofo e economista inglês, reclama o direito de voto para as mulheres.
1868 - Reino Unido Criação da Sociedade Nacional para o Sufrágio Feminino.
1869 - Estados Unidos Nascimento da Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres. O estado dc Wyoming concede o direito de voto às mulheres para atingir o número de eleitores necessário para entrar na União.
1870 - França e Suécia As mulheres têm acesso aos estudos médicos. - Turquia Inauguração de urna Escola Normal destinada a formar professoras para as escolas prirnárias e secundárias para raparigas.
1874 - Japão Abertura da primeira Escola Normal para raparigas.
1878 - Rússia Abertura da primeira Universidade feminina em St. Petersburgo.
1882 -. Estados Unidos Susan B. Anthony funda o Conselho Nacional de Mulheres, tendo como patrono Victor Hugo; o célebre escritor era então um dos chefes do Partido Republicano.
1893 - Nova Zelândia Concedido o direito de voto às mulheres.
1901.- França O deputado socialista René Viviani, sustenta pela primeira vez um debate sobre o direito de voto das mulheres.

17 comentários:

AgenteAlves disse...

Quero felicitar todas as mulheres. muitos parabens atrasados.
So lamento que Eva tenha feito o que fez, senao ainda hoje todos viviamos no paraiso, mas pior esta a fazer o socrates que nos esta a mandar para as profundezas do inferno.
Pronto, Foi so um desabafo. eheheh

Parabens mais uma vez as mulheres.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

lá vem a politica à baila, deixem-se de politicas, este não é o blog indicado, ainda por cima vindo de quem....é lamentavel que num artigo do dia da mulher venham falar de politica.

AgenteAlves disse...

Que falta de sentido de humor caro gdc forever.

Cumprimentos.

AgenteAlves disse...

Já agora também me pode acusar de anti-cristo pela referência a Eva neste comentário. Enfim. Felicitei duas vezes as mulheres no meu comentário enquanto o senhor nao o fez uma unica vez. Se tem alguma frustração relativamente a minha pessoa, disponha. Como sabe quem sou não é dificil encontrar-me.

Cumprimentos.

AgenteAlves disse...

citando o sr gdc forever: "Este blog tem imensas coisas interessantes e inclusive perguntas que fazem para ver a opinião pública em relação a iniciativas ou tomada de decisôes, mas o acontece é que estão em brnaco e ninguém se interessa, o mais importante é a intriga e ataques passoais e depois o outro tem que ripostar e andamos nisto...."
Agora diga-me quem está a ser intriguista.

E tenho dito.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Sr. agentealves ainda não se deu conta de que o Sr. GDC forever só o estava a tentar chamar à realidade? Política aqui não...a sério...não baixem o nível do blog...e isto não é estar a tentar provocá-lo ou coisa parecida, apenas é a tentar dizer-lhe que n tem que, em cada comentário que faz, falar d politíca(se o Eng. Socrates vinha ao nosso blog... aiaiaiai lol)...que comente sim, porque o blog foi criado para isso mesmo, para todos participarem, dando a sua opinião, e até mesmo para verem aqui publicados os seus artigos...

E claro está que não podia deixar de dar um bem haja a todas as MULHERES, não apenas no dia 8 de Março(até porque já venho com uns dias de atraso), mas a cada dia que passa...porque as Mulheres merecem muito mais que um simples dia...todos os dias são poucos para as valorizar...

Saudações a todos os que se orgulham de ser desta linda Terrinha que é a nossa...

Codeçoso Sempre

GDC continuem assim, e felicitações a todos por todo o trabalho e grande esforço para conseguirem levar o clube para a frente...

Anónimo disse...

PS-esqueci-me de relembrar aos visitantes que o blog tem um endereço email para todos os que gostassem de ver os seus artigos publicados...va la participem, mostrem que também têm assuntos interessantes para falar, e não só para criticarem...

o endereço para quem não o sabe é:

jornalcodessoso@gmail.com

aguardo as boas ideias de quem tanto critica, construtivamente, claro...


até sempre...


GDC olé...GDC olé...GDC olé...GDC olé olé

AgenteAlves disse...

Caro "eu" já reparou que partiu dos criadores do blog a inclusao de artigos politicos no mesmo?
Nao percebo tanto alarido por causa de um comentario sobre o socrates.
Pode ver quantos comentarios meus falam de politica... ;)

Cumprimentos.

AgenteAlves disse...

Desculpem mais esta nota, mas agora fiquei na dúvida relativamente ao endereço.
Qual dos dois é o "verdadeiro"? jornalcodessoso@gmail.com ou jornalocodessoso@gmail.com?

Cumprimentos.

Anónimo disse...

agentealves escreva para os dois, que enquanto faz isso está "ocupado"...e além disso, mais vale para os dois do que para nenhum...

AgenteAlves disse...

Isto torna-se uma risada.
Tanto custa mandar para um como para outro, ou até mesmo para os dois. Mas para o bem de todos era bom que se soubesse qual é o endereço verdadeiro.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

agentealves n�o leve as coisas para o pessoal e n�o precisa de me responder e mencionar tr�s vezes, eu s� me referi que aqui ao conteudo politico e n�o a si, em vez de concordar comigo que s� lhe ficava bem, o agentealves fica chateado? porque se calhar n�o est� habituado a reconhecer que por vezes as pessoas falham � s� ver o seu comportamento com o "eu" que por lapso se esqueceu de colocar um letra no e-mail e logo se aproveitou para fazer ai um grande filme, quando sabe que o e-mail do jornal est� mencionado do lado direito do blog. Em rela�o �s suas palavras.
"Se tem alguma frustra�o relativamente a minha pessoa, disponha. Como sabe quem sou n�o � dificil encontrar-me".
Nem vou comentar, porque se � uma intimida�o... s� me d� � para rir.

AgenteAlves disse...

So quis tirar uma duvida. Nao implicar com ninguem.. ;)
Ja agora disse "ainda por cima vindo de quem" estava a referir-se a mim, nao era? Eu nao estou a colocar palavras na boca de ninguem. Foi mesmo o Sr.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

agentealves sabe porque disse vindo de quêm? adivinhe lá.....
estava a referir-me ás suas posições politicas e dai á sua falta de exenção para fazer criticas desse genero.
Porque toda a gente sabe que a politica é como o futebol, a opinião muda conforme a camisola que se veste....

Anónimo disse...

correcção...queria escrever falta de isenção

AgenteAlves disse...

Fique o sr sabendo que eu não sou contra todas as politicas do sr socrates, ate porque muitas delas são políticas(mais a direita). Por exemplo relativamente a educação(avaliação dos professores) tenho uma opinião formada e coincidente com a da actual ministra. Se toda a classe trabalhadora é avaliada, porque não o devem ser os professores?
Já relativamente a políticas como o TGV e afins sou contra. Os países nórdicos que tanto admiramos não tem TGV, no entanto evoluíram e de que maneira. o TGV é uma necessidade em países de dimensão continental, não num pais pequeno como o nosso.
Não sonho viver num pais em que se fecham maternidades, hospitais, e serviços de saúde públicos, onde não temos incentivos para a Natalidade para servir meia dúzia de poderes económicos instalados na classe politica. Estão a pensar a muito curto prazo.. ;)

Cumprimentos.

Anónimo disse...

tinha aqui que escrever algumas horas para enumerar o que est� bem ou o que est� mal, como eu n�o acredito em politicos porque quem paga a factura � sempre a classe mais baixa, porque eles n�o precisam, protegem-se uns aos outros e t�m bons tachos, churudos ordenados e reformas e para n�o falar nos extras...