terça-feira, 6 de julho de 2010

Recorte - comunicação social - Espírito Patriótico

Selecção: Dez por cento dos ganhos da Federação
Queiroz encaixa 800 mil € no Mundial

Carlos Queiroz vai encaixar mais de 800 mil euros pela campanha da selecção nacional no Mundial da África do Sul. O CM sabe que no contrato que vigora entre o seleccionador e a FPF, e que só expira em 2012, consta uma cláusula que atribui ao primeiro dez por cento dos prémios pagos pela FIFA à instituição dirigida por Gilberto Madaíl.

Contas feitas, Carlos Queiroz teve direito a receber 720 mil euros, dos 7,2 milhões de euros pagos pela FIFA à FPF pela presença da Selecção nos oitavos-de-final no grande evento do futebol mundial. A esses valores, há a acrescentar mais 800 mil de ajudas de custo (80 mil para Queiroz), quantia entregue a cada uma das 32 selecções presentes no Mundial.
Na sequência da eliminação da Selecção nos oitavos-de-final frente à Espanha, o seleccionador sofreu fortes críticas 'pela falta de ambição ofensiva' da equipa e pela 'má gestão' de algumas situações que eclodiram tendo por protagonistas alguns jogadores, entre os quais Cristiano Ronaldo e Deco, mas os altos valores que constam do seu contrato com a FPF dissuadiram Gilberto Madaíl a tomar posições drásticas.
Contudo, o CM sabe que o líder da FPF ficou desapontado, não só com a eliminação portuguesa nos oitavos-de-final mas também com o facto de, na prática, a presença no Mundial ter dado prejuízo. Embora Madaíl não fale em números, a campanha Mundial 2010 foi a mais cara de sempre, com valores superiores ao investimento no Euro’2004, 8,5 milhões de euros. A passagem aos quartos-de-final teria garantido à FPF 14,4 milhões de euros.
O campeão do Mundo vai encaixar 24,2 milhões e o finalista vencido recebe 19,4 milhões.

APONTAMENTOS
INDEMNIZAÇÃO
A Federação Portuguesa de Futebol terá de pagar 3,2 milhões de euros a Carlos Queiroz caso decida avançar para a rescisão de contrato com o actual seleccionador nacional.
CAVACO GANHA MENOS
Carlos Queiroz ganha 1,6 milhões de euros por ano. Dividindo por 14, dá 114 285 euros por mês, enquanto que Cavaco Silva, Presidente da República, tem um vencimento anual pouco acima dos 106 mil euros (7630 por mês).
CAPELLO NO TOPO
Entre os 32 técnicos que foram à África do Sul, Carlos Queiroz é 8.º na lista dos mais bem pagos. Fabio Capello (Inglaterra) ganha 8,8 milhões de euros por ano, seguido do italiano Marcello Lippi (3), já despedido, e do alemão Joachim Löw (2,5).
BENQUERENÇA DEIXA ÁFRICA DO SUL
O árbitro português Olegário Benquerença deu ontem por terminada a sua participação no Mundial, depois de ter dirigido três jogos (Japão-Camarões, Nigéria-Coreia do Sul e Uruguai-Gana). Yuichi Nishimura (Japão), Jerome Damon (África do Sul), Benito Armando Archundia Tellez (México), Marco Antonio Rodriguez Moreno (México), Pablo Antonio Pozo Quinteros (Chile), Oscar Ruiz Acosta (Colômbia), Frank de Bleeckere (Bélgica) e Howard Webb (Inglaterra) mantêm-se na África do Sul.
.
in correio da manhã

Sem comentários: