sexta-feira, 2 de julho de 2010

Correio do leitor

INFORMAÇÕES BASE
 
Nome: Iº Rego BTT – Villa Boa de Montelongo

Tipo: Passeio (não cronometrado)

Data: 17 de Julho

Hora da Concentração: 8h00

Hora da Partida: 9h00

Localização: S. Bartolomeu do Rego – Celorico de Basto

Local: Largo da Igreja (Secretariado / Estacionamento de Viaturas / Partida / Chegada / Banhos / Lavagem Bikes)
Almoço - Praia Fluvial de Rego

PERCURSO ÚNICO - 30 KM
USO OBRIGATÓRIO DE CAPACETE

INSCRIÇÕES

Fecho de inscrições: 10 de Julho

Limite de Inscrições: 100 bttistas

Preços:
Participante: 10 pedaladas
Acompanhantes: 8 pedaladas

Acompanhantes: visita-guiada pelo centro da freguesia, incluindo visita ao núcleo museológico e circuito pedestre, durante a prova.
Inscrição Inclui:
- Seguro
- Almoço – Churrascada (opção)
- 2 abastecimentos
- Banhos
- Lavagem Bike
- Ambulância
- Enfermeiros
- Dorsal
- Campismo
____________________________________________________________________________
O percurso desenvolve-se exclusivamente dentro dos limites da freguesia de Rêgo (Celorico de Basto), no planalto de Montelongo, entre vales e cumes das serras do planalto, num traçado variado e distinto, numa zona rural de montanha com uma paisagem de características singulares.
Inicia-se numa zona com pisos variados, desde asfalto, empedrado, escadaria, terra, num traçado muitíssimo sinuoso entre prados e pinhal, em direcção ao ponto mais alto da freguesia e do concelho de Celorico de Basto – o alto do Viso – onde esta situado o 1º ponto de controlo e abastecimento com vista privilegiada para toda a região de Basto.
Segue-se a descida do ponto mais alto do passeio em direcção ao centro do planalto em zonas muito contorcidas e com bastantes caminhos asfaltados, até ao Núcleo Museológico da freguesia – zona de abastecimento 2 - antecedendo a etapa mais complicada do passeio.
A subida ao Monte de Vila Boa segue-se, numa subida sempre em trilhos de piso difícil antecipando uma descida delicada circundando todo o alto. Depois de cruzar o lugar de Lameira, os participantes descerão, numa descida de grande beleza natural, pelos trilhos contorcidos que acompanham a ribeira de África. Antecipando o final do passeio, uma curta visita aos dois últimos lugares da freguesia, por caminhos estreitos pavimentados mas sempre difíceis. Mesmo em cima da linha de chegada a subida do lugar de Vila Boa por quelhos estreitos com bastante lama até à passagem pela Estela de Vila Boa – o símbolo do património arqueológico da freguesia – a escassos metros do final.
__________________________________________
 
 
VISITA para mais informações
 
 

Sem comentários: