quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sinal de alerta para Portugal

A agência de notação financeira Standard & Poor’s cortou no rating de Portugal


Esta situação, vem ainda agravar mais a situação económica no país, por ter cortado na classificação da dívida pública em Portugal, apontando como explicação a revisão em baixa das perspectivas de crescimento da economia nacional.

Esta situação já mereceu duras críticas em Portugal e Espanha, e começa a pôr-se em causa o papel das Agencias Internacionais de Rating. Esta conjuntura, só vai beneficiar os especuladores e criar instabilidade nos mercados internacionais, numa fase delicada para Portugal, que atravessa uma grave crise económica, quando o Governo se prepara para antecipar algumas medidas de austeridade incluídas no PEC, como forma de combater o défice e a ameaça de incumprimento da divida pública.

Esta instabilidade tem como consequência directa, o aumento da dívida pública externa, porque os juros vão aumentar inevitavelmente mercê do aumento do risco e da desconfiança, exigindo maiores garantias (juros) em futuros financiamentos estrangeiros, condicionando o acesso ao crédito.

Esta situação está a criar o receio de que a situação em Portugal seja contagiada pelo vírus grego (à beira da bancarrota) e que contamine toda a zona euro, pois a Espanha está numa situação muito delicada, com a taxa de desemprego as rondar os 20%.

Perante este cenário negro, pede-se ao Governo português maior responsabilidade para que seja capaz de conseguir acordos pontuais com a oposição para aprovar a legislação e medidas mais importantes para combater esta situação, como foi o caso do Orçamento de Estado e do Programa de Estabilidade e Crescimento.

Sem comentários: