quinta-feira, 15 de abril de 2010

Codessoso com Fontes de qualidade reconhecida.





Presinha ou Copiosa, Fonte Nova e Fonte Limpa ou Penedo de Ouro.

Indicações:

Digestivas

Tratamentos/ caracterização de utentes:

Ingestão

Instalações/ património construído e ambiental:

Fonte Presinha – É um fontanário simples com tanque de lavagem, tudo coberto por um telheiro em placa de cimento, por detrás um enorme tanque deste conjunto, e serve para retenção das águas para rega. Este tanque é alimentando pelo caudal do ribeiro dos lavadouros, e embora tenha um percurso em levada paralelo ao da canalização da água da bica da Presinha, esta tem origem numa mina perto da nascente do ribeiro.

Fonte Nova – Encontrava-se num ponto mais alto da aldeia Em 2001 a junta de freguesia canalizou-a para um lugar junto da rua principal, formando um pequeno fontanário com a bica e tanque de lavagem coberto a telheiro, de decoração com painéis de azulejos representando a Ponte das Carvalhas, que servia a antiga linha do Vale do Tâmega.

Fonte Limpa – Encontra-se à entrada dos limites da freguesia, por essa razão é possível que se encontre no limite da freguesia de Arnoia. Na ocasião da visita todo o pinhal /eucaliptal tinha sido vítima do um incêndio (a 15 de Agosto de 2005) e alguns homens trabalhavam na represa da água entre pedras e na instalação de tubos de borracha, para captação provisória. Ao lado a antiga bica, vítima do incêndio, aguardava que se restaurasse a antiga captação, formada por um cubo compacto de onde sai o tubo metálico, adivinhando-se por trás uma pequena estrutura curva já enterrada na terra, que deverá servir de arca de água.

Natureza:

Hipossalina, alcalino-sódica

Fonte Presinha – Actualmente não considerada do agrado geral

Fonte Nova – “É muito leve”

Fonte Limpa – “Um pouco pesada”


Historial

A água que Almeida (1988) considerava a mais procurada na freguesia não tem hoje grande crédito: "Já disseram que ela estava imprópria para consumo, mas retiraram o aviso. Depois foi encontrado um raposo morto dentro da mina, deveria ser por isso que acusou."

Mas a Presinha não voltou a conquistar o seu antigo crédito, destronada pela Fonte Nova, que em 2001 mudou o seu lugar isolado no alto da povoação para a rua principal: "Esta é muito melhor que a da Presinha, é a água melhor que cá há nesta freguesia."

Quanto à Fonte Limpa, não parece ter grande procura pelos habitantes locais, por se encontra fora do perímetro urbano e porque "nunca analisaram, a água nasce além mas o incêndio arrebentou com os tubos aqui na frente e agora estivemos a pô-la a correr outra vez . Mas vêm aqui muita gente buscar água, nós também. Isto é o Penedo do Ouro, a nascente é a Fonte Limpa há muitos anos."

É possível que esta água seja um veio da nascente de Vermiães, que se encontra na outra vertente da colina.

Bibliografia:

Almeida 1988.
                                        
Zona geológica:

Maciço Hespérico – Zona Centro Ibérica

Fundo geológico (factor geo.)

Rochas Magmáticas (ácidas e intermediárias), granitóides e afins

Dureza águas subterrâneas:

0 a 50 mg/l CaCO3

Concessionária:

Uso popular

in:  http://www.aguas.ics.ul.pt/braga_presinha.html

Sem comentários: