domingo, 18 de abril de 2010

Portugal - país das greves

Já repararam quem são as pessoas que fazem greve em Portugal?


Há quanto tempo não se vê greve nos trabalhadores da construção civil, nos trabalhadores da hotelaria, nos trabalhadores dos têxteis e calçado; será porque estes vivem bem, tem bons salários, boas regalias sociais, emprego seguro que lhes garante estabilidade profissional e familiar no futuro?

Por incrível que pareça, são estes os trabalhadores que nunca fazem greve e que têm os empregos mais precários em Portugal, com os salários mais baixos, onde impera a tudo o momento a ameaça de desemprego com o fecho ou falência das empresas. São os trabalhadores, onde as famílias têm de fazer uma ginástica orçamental para suportar as despesas e encargos decorrentes da vida familiar e muitas vezes o dinheiro não lhes chega para o essencial.

Ao contrário, o que se vê no país é greve nos Professores, Enfermeiros, CP, TAP, STCP e na função pública em geral, sempre a reivindicar melhores salários e melhores regalias sociais, para não falar do valor da reforma.

Mas, será que estes funcionários vivem assim tal mal em Portugal?

Quando se lançam concursos externos para lugares na função pública, concorrem aos milhares e milhares para meia dúzia de lugares, serão as pessoas que se candidatam inconscientes?

Já os antigos diziam “quem está mal muda-se”, mas não se vê nenhum dos funcionários públicos a despedir-se e procurar emprego no sector privado, porque motivo será?

Sem comentários: