segunda-feira, 22 de março de 2010

Sinal + - iniciativa Limpar Portugal


No passado dia 20 de Março, Sábado, decorreu a nível nacional um projecto de voluntariado designado “Limpar Portugal” a que também se associou um grupo de residentes nos Concelhos de Mondim de Basto e Celorico de Basto. Inspirados nos relatos de uma experiência bem-sucedida, ocorrida na Estónia no ano de 2008, um grupo de portugueses decidiu colocar “mãos à obra” propondo-se mobilizar pessoas e grupos sob o lema: “vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. E foi isso que aconteceu ...Apesar do tempo chuvoso, foram muitos os voluntários que dedicaram o seu dia à recolha de lixo. Nos dois Concelhos estiveram envolvidos cerca de 500 pessoas, recolhendo mais de 300 toneladas de lixo. Esta iniciativa em Celorico de basto, contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal celoricense, Joaquim Mota e Silva, como ilustra a foto.

In noticias de basto

13 comentários:

Anónimo disse...

Mais uam vez codeçosso associou-se a um grande evento... A equipa "liderada" pelo Luis Alves recolheu cerca de 27 toneladas de lixo, estao de parabens.
Para aqueles que dizeram que era so para a fotografia aqui ficou o registo 27 TONELADAS DE LIXO numa SÓ FREGUESIA!!!!!!
PARABENS LUIS, PARABENS CODEÇOSSO

AgenteAlves disse...

Eu dispenso a parte do "equipa liderada por.. "
Foi um grande trabalho de equipa no sababo! Envolveu entidades publicas e privadas... e as pessoas que se disponibilizaram!
27 das 64 toneladas recolhidas no concelho foram realmente obtidas em Codeçoso fruto de todos!
Infelizmente a estatistica poderá revelar que a mata da freguesia era das mais sujas do concelho, mesmo assim ainda há muita coisa para limpar!!
A lista de participantes foram:
Luís Alves
Fernando Pinheiro
Amancio Cardoso
José Silva
Cátia Pinheiro
Manuela Monteiro
Carla Saro
Albino Machado
Silva Carvalho
Ana Mota
Salomé Monteiro
Patricia Monteiro
Nuno Mota
As pequenas Rita Silva e Joana Silva.


Queria agradecer a disponibilidade por parte da empresa J. Monteiro Construções que contribuiu com uma carrinha para transporte do lixo.
Queria destacar a presença de Joaquim Mota e Silva, que fez questão de se juntar a esta causa colaborando directamente com a freguesia da qual é natural!

Obrigado a todos.
Luís Alves

Numeros duvidosos. disse...

Vão me desculpar mas isso dá quase duas toneladas a cada pessoa, das duas uma ou o lixo foi carregado com uma maquina ou então esses numeros são muito excessivos e nem sequer daria tempo para tal feito, ainda mais se em codessoso foram 15 e recolheram 27 toneladas, nas outras 21 freguesias só recolheram 37 toneladas. Isso dá para entender e deduzir que o evento foi um fracasso no resto do concelho onde praticamente ninguém aderiu e mesmo em Codessoso foi muito pouca gente, o que é que falhou? a divulgação elitista é claro...

Anónimo disse...

Este jornal online nao me parece elitista...e pode encontrar aqui muitos desafios para que as pessoas aderissem...

Atento disse...

"...Nos dois Concelhos estiveram envolvidos cerca de 500 pessoas, recolhendo mais de 300 toneladas de lixo...".

Isto é o que se lê no artigo que está em cima, mas o Sr. luis Alves diz que em Celorico só se recolheram 64 toneladas de lixo,isso quer dizer que o pessoal de Mondim recolheu 236 toneladas,e a maioria 500 pessoas também foram do concelho vizinho com certeza, é que me parece que Codessoso foi dos que teve mais pessoal e só eram 12/13.Cuidado com essas contas e não tentem enganar quem está atento ou é só para a fotografia?

Os caes ladram e a caravana passa disse...

Para quem participou foi um sucesso. para quem ficou de fora e que so sabe criticar se calhar queria era que lhe limpassem a casa não??
Nem que so se tivesse tirado 1kg de lixo ja teria sido bom para quem se voluntariou. é claro que tiveram ajuda de maquinas(uma pelos vistos)! se calhar o sr duvidoso queria que limpassem td a mão nao?? de vassourinha e tal!!
há cada personagem

AgenteAlves disse...

Eu tenho conhecimento do que se passou no concelho, grupo que integrei. Os dados fornecidos pela Resinorte para o nosso concelho foram:
2.140 Kg de vidro,
33.200 Kg de Mistura de Resíduos de construção e demolição
25 280 kg de monstros
Quanto aos valores de Codeçoso tenho eu os registos de pesagem e o valor é o que já foi referido.
Em Codeçoso começamos as 8h30 e terminamos depois das 18h, o mesmo não aconteceu na maioria das freguesias!
Foi o empenho de quem se envolveu nesta causa que gerou estes numeros!
Se para os senhores são numeros maus, lamento que tenham ficado a assistir da bancada!
Eu fiquei feliz pelo trabalho que o grupo fez, e tenho pena que a foto não nos apanhe a todos em grande plano!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Alguns comentários que aqui aparecem são lamentaveis...Quem participou nesta iniciativa, mostra sentido de solidariedade e empenhamento com o ambiente.Vamos lá reconhecer..não percam tempo a contar as toneladas....não participei mas não digo mal...para a próxima façam-se presentes..mostrem sentido de cidadania..deixem-se de conversa da treta...
Filipe Lima

Anónimo disse...

zzzzzzzzzzzzzzzzzzz que conversa de chacha com muitozzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Anónimo disse...

Eu acho que a iniciativa é de louvar, mas essa exposição á comunicação social é que era escusado, e esses numeros que divergem e tentam enganar tb eram desnecessários, apanharam o que apanharam e já foi bom.
Eu por exemplo faço o meu papel e coloco o meu lixo no devido lugar e não faço poluição, mas alguns dos que participaram têm o lixo bem visivel e não vi esse ser recolhido.

Nós por cá disse...

É louvável esta iniciativa da sociedade civil em promover a limpeza das lixeiras a céu aberto, que abundam um pouco por todo o lado, pois os materiais recolhidos são nocivos ao meio ambiente. Porém, lanço aqui um repto, há muitas outras iniciativas que deveriam ser desenvolvidas, como o combate aos fogos que desgrassam o país no Verão e a limpeza das florestas....

Márcia Moura disse...

Parabéns ao Luís e a toda a equipa que participou, os números não importam mas sim o voluntariado e a disponibilidade de todos vocês. A população de Codessoso deveria agradecer o vosso esforço pois desta forma ajudaram a contribuir para o melhor ambiente e qualidade de vida de todos nós.
Obrigada e Parabéns.
Márcia Moura.

Carlos Arberto disse...

Não atribuam méritos pessoais que só servem para promover certas pessoas e afinal o esforço foi de todos que participaram.