quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

SMS - actualidades

Truques para se abastecer de combustível – Importante
O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.
Siga os truques para aproveitar ao máximo o seu combustível e, portanto, poupar o seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.
*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo. * A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm os seus depósitos debaixo de terra. Ao estar a terra mais fria, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário acontece durante o dia, quando a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, se encher o tanque a meio do dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera, a gravidade específica e a temperatura do solo têm um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos camiões é cuidadosamente controlado no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do camião seja exacto.
*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo. Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito transforma-se em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Assim, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. Truque: Encher o tanque antes que este baixe de metade. * Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver a ser reabastecido e nem imediatamente depois. * Se chegar ao posto de serviço e vir um camião cisterna a repor os tanques subterrâneos da mesma, ou que acaba de os reabastecer, evite, se puder, abastecer nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim, você corre o risco de abastecer combustível sujo.

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