terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Prática de exercício físico

Exercício físico, bom para todos
Crianças e adolescentes
O exercício físico é fundamental para as crianças e adolescentes, já que permite um desenvolvimento harmonioso do aparelho locomotor, fortalece a condição do sistema cardiorrespiratório e permite que as crianças e os jovens canalizem os seus impulsos agressivos e se integrem mais facilmente no meio social.
Embora os bebés e as crianças sejam, por natureza, muito activos e exercitem as suas capacidades psicomotoras de forma espontânea, a correcta estimulação pelos pais e professores, ao longo do seu período de auto-aprendizagem, constitui uma excelente ajuda. Por exemplo, a música rítmica costuma levá-los a praticar movimentos muito diversos e a explorar as várias possibilidades do seu corpo, constituindo uma excelente forma de se conhecerem melhor.
Dado que por volta dos 4 ou 5 anos, as crianças entram na etapa de sociabilização com outras crianças, enquanto que na puberdade começam a interessar-se pela sua imagem corporal e a sua relação com as pessoas do outro sexo, convém que a partir dos 4 ou 5 anos de idade, as crianças comecem a acostumar-se a desenvolver actividades físicas e desportos de grupo, embora respeitando, o máximo possível, os seus gostos e possibilidades.
Adultos
Como o sedentarismo é o problema característico dos adultos que vivem nas sociedades industrializadas, a partir dos 30 anos de idade começam a evidenciar-se as consequências da inactividade física, como por exemplo o excesso de peso, a diminuição da capacidade cardiorrespiratória, a falta de flexibilidade, as insónias, os problemas digestivos, as dores de cabeça e de costas...
Embora muitos destes inconvenientes possam ser solucionados através da prática de exercício físico, antes de se iniciar a prática de qualquer actividade que nunca se tenha realizado, por um lado, é extremamente conveniente seleccionar alguma que seja adequada às possibilidades da pessoa em causa e, por outro lado, é essencial submeter-se a uma consulta médica. Se a maioria das pessoas saudáveis não têm limitações, a prática de certos exercícios pode estar contra-indicada em determinadas doenças.
Idosos
A velhice caracteriza-se por uma deterioração progressiva dos vários tecidos e de todo o organismo, o que costuma provocar a diminuição da capacidade cardiorrespiratória, da força muscular, da resistência dos ossos e da flexibilidade das articulações.
Embora a prática regular de exercício físico ao longo da vida seja muito importante para atrasar a deterioração característica do envelhecimento, a prática deste tipo de actividade pelos idosos é igualmente benéfica, pois melhora a condição física, contribui para a prevenção e tratamento de inúmeros tipos de doenças, facilita a comunicação com outras pessoas e ajuda a preencher os momentos de inactividade e aborrecimento.
As actividades físicas mais recomendáveis para os idosos são os exercícios físicos aeróbios ou de resistência, como as caminhadas, a natação e o ciclismo, em especial quando são realizados ao ar livre e na companhia de outras pessoas. De qualquer forma, antes de se seleccionar alguma destas actividades e de se iniciar a sua prática, é essencial consultar o médico, na medida em que, enquanto algumas delas podem ser contra-indicadas, existem outras que podem ser altamente recomendáveis.
Mulheres
O exercício físico é tão benéfico para os homens como para as mulheres. A única diferença, entre ambos os sexos, é o facto de os homens estarem um pouco mais capacitados para algumas actividades, nomeadamente as que necessitam de uma maior força muscular, enquanto que as mulheres têm uma capacidade superior para desportos em que o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação sejam fundamentais.
Em qualquer dos casos, estas diferenças são mínimas e não devem ser consideradas quando o objectivo é simplesmente manter ou melhorar a condição física, visto que, nestes casos, os exercícios aeróbios ou de resistência, como as caminhadas, a natação, o jogging, o ciclismo ou todos os desportos de equipa, Ao os mais recomendados.
O exercício físico, durante a gravidez, é igualmente recomendável, tendo em conta que tem efeitos muito positivos sobre o próprio desenvolvimento da gestação e, até mesmo, durante o trabalho de parto. A realização de exercício físico, sempre sob recomendação médica, apenas deve ser evitada, caso exista o risco de aborto ou de parto prematuro ou caso as actividades sejam violentas e possam provocar traumatismos ou quedas.
*
In medipedia

Sem comentários: