quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

112

UNIÃO EUROPEIA
Mais línguas para o 112
No Dia Europeu do 112, sondagem revela que só um quarto dos europeus o conhece.
Carla Marina Mendes cmendes@destak.pt
É, segundo Viviane Reding, comissária que tutela as Telecomunicações, «o segredo mais bem guardado na União Europeia».
O comentário, proferido em tom de crítica como resposta ao facto de apenas um quarto dos europeus saberem que existe, em todos os estados-membros, o número europeu de emergência - o 112 - serviu para alertar para a necessidade de melhor divulgar este número e, ainda, torná-lo multilingue.
Isto porque quase 30% dos que ligaram para o 112 no estrangeiro tiveram dificuldades linguísticas. Uma situação comum aos portugueses que, segundo avançou à Lusa o eurodeputado Carlos Coelho, se não ligarem de Portugal ou Espanha correm o risco de não ser entendidos por falta de operadores que falem português.
No primeiro dia europeu dedicado ao 112, a Comissão Europeia revelou que 94% dos cidadãos vêem utilidade na existência de um número único de emergência comunitário, sendo os problemas linguísticos uma das barreiras assinaladas no Eurobarómetro sobre o tema. Ao todo, 21 estados-membros dizem ter centros de emergências em condições de atender as chamadas em inglês, 12 garantem-no em alemão e 11 em francês.Ainda segundo a sondagem europeia, nos últimos cinco anos pelo menos um quarto dos europeus ligou para um número de emergência, tendo a maior parte das chamadas (53%) sido feita a partir de telefones fixos.
Mais de uma década de vida
O 112 foi adoptado a nível comunitário em 1991, como complemento dos números nacionais. Desde Dezembro passado que se pode contactar os serviços de emergência ligando gratuitamente para o 112 de qualquer ponto da União Europeia. * in destak

Sem comentários: